a Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Jonathan comemora índice (Tânia Moura/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar

São Paulo - O mineiro Jonathan Henrique Silva venceu neste fim de semana a prova do salto triplo do Torneio FPA Juvenil e Adulto, realizado no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Conjunto Desportivo do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. Ele ganhou com a marca de 17,39 m, obtendo índice A para a Olimpíada de Londres exigido pela CBAt (17,20 m) e o segundo melhor resultado do ano no Ranking Mundial da IAAF (o líder é o cubano Osviel Hernandez, com 17,49 m).

Atleta da Orcampi/Unimed, de Campinas, Jonathan tinha 16,70 m como recorde pessoal, obtido no ano passado. "Vinha treinando bem e era esperado um bom resultado a qualquer momento", comentou o atleta nascido na cidade de Varginha no dia 21 de julho de 1991. "É muita alegria superar os 17 metros e mais ainda com índice para a Olimpíada. É um sonho."

O técnico Nélio Moura, da M&M Atletismo, também esperava um grande resultado do atleta treinado por Tânia Fernandes de Paula Moura. "Ele está numa progressão muito boa e a tendência é melhorar ainda mais este resultado", analisou o treinador da campeã olímpica do salto em distância Maurren Maggi. "Jonathan terminou 2010, com 16,07 m, e 2011, com 16,70 m como melhor marca."

Para chegar à final olímpica, Nélio acredita que o atleta precisa saltar por volta de 17,10 m. "Acho que ele estará saltando melhor ainda em Londres. Vamos apostar na consistência de seus resultados e quem sabe brigar por uma medalha", disse o sempre comedido técnico, sem esconder a sua empolgação.

Para conseguir o índice olímpico, Jonathan precisou acertar apenas um salto. Depois de queimar o primeiro, obteve 17,39 m na segunda tentativa. Depois disso, só assistiu à prova.

Outro bom resultado do fim de semana foi obtido pelo catarinense Darlan Romani, também de 20 anos, que quebrou o recorde brasileiro do arremesso do peso ao vencer a prova do Campeonato FPA de Arremessos e Lançamentos, com a marca de 18,84 m, também no Estádio Ícaro de Castro Melo. A melhor marca anterior era do paulista Ronald Julião, com 18,78 m, desde a Universíade de Shenzhen, em agosto de 2011, na China.

Salto triplo - adulto - masculino
1-Jonathan Henrique Silva (Orcampi/Unimed) - 17,39 m (1,8)*
2-Hilton da Silva (MB&FBovespa) - 16,38 m (1,0)
3-Henrique da Silva (ARPA-R.Preto) - 15,57 m (0,2)
*Índice olímpico

Arremesso do peso - adulto - masculino
1-Darlan Romani (SC) - 18,84 m*
2-William Braido (SP) - 18,22 m
3-Douglas Pires Ataíde (SP) - 17,57 m
*Recorde brasileiro

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 4 de Abril de 2012 às 02:59.

Quem sabe não estará surgindo aí um Ademar Ferreira, Nelson Prudêncio, João do Pulo, Joaquim Cruz, Zequinha, Aguiberto, Nakaya, etc. O atletismo é a principal competição em qualquer olimpíada. É você contra você mesmo.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.