Cevnautas, vamos bisbilhotecar as fontes e referências dessas novas tecnologias? Laercio  

01/04/2014 08h26 

Modelos inovadores de esteira ensinam movimentos aos corredores

Novos modelos de esteira proporcionam exercícios para cadeirantes, pessoas com sobrepeso e reeducação do padrão de caminhada e corrida. Por Turibio Barros São Paulo   As esteiras rolantes tornaram-se atualmente um recurso de grande valia para os praticantes de atividades físicas. Praticamente todos os centros de condicionamento físico possuem esteiras rolantes, e andar ou correr nestes equipamentos já se tornou um hábito.  

Curiosamente as esteiras surgiram na década de 70, quando o conceito de exercício aeróbico começou a ganhar adeptos. Naquela época as esteiras eram bastante rudimentares  e causavam até certo desconforto, pois suas dimensões eram acanhadas, causando insegurança nos usuários.

Com o passar dos anos houve uma grande evolução tecnológica e os equipamentos atuais não só proporcionam grande conforto para andar ou correr, como fornecem índices de quantificação da atividade como velocidade de corrida, distância percorrida,  gasto calórico e batimentos cardíacos.  

Esta evolução parece não ter limites, e  já encontramos esteiras com tecnologia capaz de contemplar até necessidades especiais. Já existem esteiras que permitem exercício para os cadeirantes, proporcionando inclusive a realização de testes com objetivo de diagnóstico e avaliação de aptidão física para estes indivíduos.  

Existem também já há algum tempo esteiras aquáticas, que permitem andar e correr dentro de uma piscina, com a mensuração dos mesmos parâmetros da esteira convencional, além de proporcionar maior gasto calórico e redução do impacto sobre as articulações.  

Recentemente surgiram dois outros equipamentos com características verdadeiramente únicas que chegam ao Brasil ainda este ano. Uma delas é uma esteira com plataforma curva e sem motor. Sua concepção é tão avançada que apesar de não ser motorizada, sua cinta responde ao movimento de forma fácil e suave. Sua plataforma curva  proporciona  uma reeducação do padrão de caminhada e corrida, uma vez que evita um impacto maior do calcanhar com  o solo, obrigando o indivíduo a usar os músculos para absorver o impacto da pisada.   

Outra esteira revolucionária foi desenvolvida pela NASA e se caracteriza por ter um efeito antigravitacional, podendo reduzir o peso do indivíduo em até 80%. Este benefício permite desde o caminhar e correr sem sobrecarga articular para pacientes com sobrepeso, até a chance de pacientes com determinado grau de comprometimento neurológico terem a experiência  incrível de voltar a caminhar com o menor déficit motor possível. Esta esteira pode também antecipar o exercício de caminhar e correr em situações de pós-operatórios de cirurgias ortopédicas e fraturas acelerando o processo de reabilitação. Para o atleta de elite, a  chance de reduzir o peso durante a corrida permite o refinamento do padrão de movimento melhorando a eficiência mecânica.  

As esteiras cada vez mais se tornam aliadas da reabilitação,  melhora da performance e da promoção de saúde.  

Colaboração: Dra.  Gerseli Angeli.

FONTE com fotos e links: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/04/modelos-inovadores-de-esteira-ensinam-movimentos-aos-corredores.html

Comentários

Por Mateus Augusto de Oliveira Machado
em 24 de Abril de 2014 às 11:20.

Interessante saber sobre a evolução das esteiras, e ter conhecimento de que está havendo uma maior preocupação com a inclusão de exercícios para indivíduos com necessidades especiais e com sobrepeso, percebe-se que a procura pela saúde e a busca de novos recursos para o mesmo está em alta.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.