Fonte: CBAt

Vanda Gomes e Thaissa Presti durante Camping em São Paulo (Marcelo Ferrelli/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar

O Camping Nacional Caixa de Revezamento 4x100 feminino terminou nesta quarta-feira 23, na pista Adhemar Ferreira da Silva, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. O Camping foi organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo e sua parceira Caixa, com apoio do COB.

O treinamento de 11 atletas foi comandado por Katsuhico Nakaya, do Conselho Técnico da CBAt, que está confiante: "O Brasil tem possibilidades de ganhar medalhas no Campeonato Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, em agosto, e no PAN de Guadalajara, no México, em outubro. Para isso, o quarteto precisa fazer um tempo entre 42.50 e 43.00", explicou.

A mulher mais rápida do País, Ana Cláudia Lemos Silva, concorda. Dona do recorde sul-americano dos 100 m com 11.15, ela afirmou: "Abaixo dos 43.00 é medalha." Para Nakaya e Ana Cláudia, as favoritas para o título são as equipes de Jamaica e Estados Unidos.

Sobre o Camping, o técnico considerou que o aproveitamento foi muito bom. "O primeiro dia (domingo 20) começou difícil, mas depois fluiu melhor. A ideia é implantar a metodologia do trabalho mais cedo nas categorias de base para não precisar trabalhar alguns fundamentos quando as atletas estiverem no juvenil ou no adulto", observou Nakaya, que também é técnico da BM&FBovespa.

Numa referência a algumas atletas que preferem serem as últimas do revezamento, Nakaya explica. "É preciso aprender não só receber o bastão, mas também passá-lo", lembrou.

No próximo sábado, quando termina torneio da Federação Paulista, ele deve anunciar as velocistas que viajarão em abril para os Estados Unidos, onde vai disputar provas na Califórnia e na Pensilvânia, e passará por período de aclimatação no Centro de Treinamento de San Diego, na Califórnia.

Em maio, Nakaya pretende inscrever duas equipes, uma adulta e outra juvenil, nos GPs da CBAt em Uberlândia (MG) e São Paulo, antes de definir o time para o Sul-Americano Adulto e para o Campeonato Pan-Americano Juvenil. Ele ainda faz mistério sobre a posição que vai encaixar Ana Cláudia, se como primeira ou como última corredora. "Se ela abrir o revezamento e conseguir boa vantagem, é possível que as outras equipes, especialmente Estados Unidos e Jamaica, menos acostumadas a ficarem para trás, acabem facilitando nosso trabalho", disse.

O Camping contou com duas atletas convidadas, a catarinense Tamires de Liz, da Corville, de Joinville, e a carioca Evelyn Carolina de Oliveira dos Santos, do Futuro Olímpico, do Rio. Tamires, de 15 anos, foi descoberta numa competição disputada em uma escola agrícola. Desde 2010, quando passou a treinar mais intensamente, vem obtendo ótimos resultados. É a primeira do ranking brasileiro dos 100 m na categoria menor, com 11.87, marca expressiva que lhe valeu o convite para vir a São Paulo. Moradora de um sítio num bairro afastado de Joinville, ficou "meio apavorada" ao conhecer a capital paulista.

A carioca Bárbara Leôncio, campeã mundial dos 200 m na categoria menor em 2007, esteve na pista, mas não participou do treinamento, pois ainda se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo. Mesmo assim, gostou do Camping. "Foi interessante, é bom o pessoal estar entrosado e melhorar cada vez mais as passagens do bastão", disse.

Ana Cláudia, que se prepara para a primeira viagem aos Estados Unidos, também ficou satisfeita. "Foi legal para aprender as técnicas. Todo mundo está comprometido, focado e com vontade", afirmou. "Gostei do companheirismo das meninas. Todas souberam acolher as mais novas", comentou a paulista Marli de Lima Pereira, sétima no ranking brasileiro dos 100 m.

As 11 atletas participantes foram: Ana Claudia Silva, Kauíza Venâncio, Thaíssa Presti, Rosemar Coelho Neto, Vanda Gomes, Jéssica dos Reis, Flávia Cândido, Bárbara Leôncio, Marli Pereira, Tamires de Liz e Evelyn dos Santos.

O Camping foi acompanhado pelos treinadores convidados pela CBAt Nélio Moura, Margit Weise, Gustavo dos Santos, Victor Fernandes, Tânia de Paula Moura, sargento Peruzzo (responsável pela equipe de atletismo que vai disputar os Jogos Mundiais Militares, em julho, no Rio) e Marcelo Lima.

Uma equipe da FPA, coordenada por Geraldo Carvalho, filmou o treinamento. Agora, as imagens vão permitir aos técnicos, através de um sofisticado programa, o Dart Fish, que os movimentos das atletas sejam analisados para uma posterior correção de eventuais erros.

Na semana que vem, também no Centro Olímpico da Prefeitura paulistana, acontecerá o Camping Nacional Caixa de Revezamento 4x100 m masculino.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.