O TCU e o Esporte - Nota da Presidência da Confederação Brasileira de Atletismo 19|02|2011 - 12:18 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Manaus - Algum tempo atrás, a CBAt foi visitada por dois auditores do TCU. Daquela feita, ao invés das rotineiras inspeções de contas, tratava-se da análise do funcionamento da Entidade, o que estava sendo procedido em diversas outras Instituições, para apresentação de um relatório final com um diagnóstico sobre a realidade desportiva do País.

É um trabalho pioneiro. O TCU abre uma nova fronteira e cria uma perspectiva real de avanço para o segmento desportivo, que carece de uma política nacional unificada, que vem sendo postergada há décadas. É atitude a ser prestigiada e festejada por todos. O TCU parte na frente, vai ao âmago. Procura mostrar caminhos e evitar problemas futuros.

Tomei conhecimento de que há um relatório desse trabalho. Não o conheço. Li apenas um pequeno trecho publicado na imprensa. Mas deve servir de exemplo e suas orientações seguidas. Poderia haver um grande seminário com gestores esportivos e o TCU para amplos debates. É oportunidade preciosa demais para ser desperdiçada.

O Ministério do Esporte, em 2011, tem dado sinais claros de que pretende reformular suas ações. Tem realizado reuniões com todas as Entidades de direção esportiva. Deve ser elogiado por isso. Mas precisa de muito mais, como conectar-se com urgência com as Pastas da Saúde e da Educação, para dizer o mínimo. Voltar-se para a ESCOLA primordialmente, com programas orientados para a prática esportiva para todos os estudantes da rede pública. Não é tarefa fácil. No entanto, se continuar sendo adiada, jamais seremos uma nação olímpica.

Faz-se necessário sim reavaliar as atribuições dos diferentes organismos do sistema desportivo. O que compete a quem. Traçar prioridades e metas, não só de resultados técnicos, mas de mudança de estruturas.

Roberto Gesta de Melo,
Presidente

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.