Replico aqui, do Blog do Oliveira Ramos… por ser de interesse dos Profisisonais de Educação Física nesse momento de Planejamento das atividades para o ano letivo que se incia.

Também há um debate rolando no CEV sobre a pertinencia de se ter como conteúdo da Educação Física unica e exclusivamente o esporte…

Menino e o esporte

Esporte 3

A rede americana de franquias My Gym Children´s Center Fitness – centro de atividades físicas infantil – (www.mygymbrasil.com.br) utiliza o esporte como base para o desenvolvimento global da criança. O método, criado por especialistas norte-americanos, como psicomotricistas, pedagogos, psicólogos e instrutores físicos estimula as habilidades físicas, cognitivas e emocionais de crianças a partir de seis semanas até os 13 anos de idade. Fundada há 26 anos pelo americano Cory Bertisch em Los Angeles, Califórnia, a My Gym já está presente em  mais de 27 países, com  mais 250 unidades e foi considerada líder mundial no segmento pela revista americana Entrpreneur Magazines. A primeira unidade brasileira foi aberta recentemente, na cidade de São Paulo, Moema.

Um dos diferenciais da My Gym é a divisão das turmas, que é feita com base na faixa de desenvolvimento das crianças. São nove classes onde os  professores, todos instrutores físicos ou pedagogos formados, se especializam em exercícios específicos para cada uma delas, que são: Fraldinha – 6 semanas a 6 meses, Pequeninos – 7 a 13 meses, Mini Pingüins – 14 a 22 meses, Ginastinhas – 23 meses a 2½ anos, Pequenos Fantásticos – 2½ a 3¼ anos, Super Formiguinhas – 3¼ a 4½ anos, Garotos Prodígios – 4½ a 6 anos, Campeões – 6 a 8 anos e Cardio Kids -  7 a 13 anos.

Para Thais Japequino, diretora executiva formada no método My Gym, a criança precisa ser estimulada por meio de atividades divertidas que ela reconheça para que haja interesse, sempre com um propósito para ajudar no desenvolvimento global.“É importante entender o limite e fazer com que eles se desenvolvam brincando com prazer. Quando colocamos uma criança na barra, por exemplo, observamos a idade para decidir sua espessura, e assim trabalhar a coordenação motora fina ou grosa, adequadamente”, explica. Para ela, uma criança pequena que não tenha sido estimulada em trabalhar a coordenação fina, terá dificuldades na hora que entrar na escola e tiver que pegar uma lápis para escrever. “Se a criança não refinou esta coordenação, terá dificuldade em manipular um lápis e, conseqüentemente, levará mais tempo para ter destreza no movimento e uma letra legível”, enfatiza.

À medida que crescem e mudam de turma, novas atividades são inseridas, o que faz a criança se sentir motivada e desafiada a aprender. O ambiente não-competitivo torna a convivência com outras crianças favorável para se desenvolverem socialmente. Os benefícios incluem  o aumento da resistência física, equilíbrio, coordenação e habilidades motoras que resultam na consciência corporal, trabalho em equipe e habilidades esportivas. O método contribui para que a criança tenha um alto nível de confiança e auto-estima e se torne um adolescente seguro.”Uma criança que se reconhece e se sente bem sobre ela mesma terá um grande salto em seu desenvolvimento físico e intelectual”, afirma Thais.

Todas as aulas têm duração de uma hora. Exceto as turmas Fraldinhas e Pequeninos, que possuem 45 minutos. As mãe acompanham as crianças até completarem três anos e três meses. A My Gym treina todos seus instrutores para que o método não seja utilizado de maneira equivocada em nenhuma parte do mundo. Outro fator de importância é o ambiente, que além de seguro, necessariamente tem que ser limpo três vezes ao dia. 

Outro diferencial é a estrutura diferenciada, em que os equipamentos são montados de acordo com a aula que será aplicada. E, a cada semana, as disposições dos aparelhos mudam. São mais de cinco mil itens, como barras, trampolins, balanços, fantoches, piscina de bolinha, cama elástica, entre outros, que vieram da sede da My Gym, localizada em Los Angeles, Califórnia. Segundo Thais Japequino, a unidade brasileira já possui diferentes montagens de aulas para os próximos cinco anos.  “Nossa intenção é fazer com que a criança não tenha a sensação de que está no mesmo lugar de sempre. Queremos que ela se surpreenda toda vez que chegar a My Gym”, enfatiza. Para o desenvolvimento ideal, a empresa aconselha a participação das crianças em pelo menos um semestre, com duas aulas semanais. O custo vai de R$ 159,00 a R$ 400,00, dependendo do plano escolhido pelo cliente.
Turmas:

Fraldinha (Little Bundles) – 6 semanas a 6 meses
O programa “Fraldinha” estreita a relação das mães com o bebê. Por meio de exercícios simples, canções, danças e um seguro sistema de balanços, aprendem novas habilidades que incentivam seu desenvolvimento físico, emocional, social e de progresso intelectual. Semanalmente é feito o “papo das mamães”, que proporciona a interação com outros pais.

Pequeninos (Tiny Tikes) – 7 a 13 meses
Com a presença dos pais, esta turma aprende a unir a variedade de movimentos básicos de alongamentos com exercícios leves. Com o tempo os bebês adquirem mobilidade e força nas mãos, braços e controle do tronco, então começam a compreender que a atividade física é cheia de diversão. Esta categoria destina-se a ajudar o bebê a descobrir as suas habilidades físicas naturais e simultaneamente reforçar o desenvolvimento cognitivo.

Mini Pingüins (Waddlers) – 14 a 22 meses
Neste programa as crianças começam a desenvolver uma ampla gama de habilidades. Os “Mini Pingüins” são introduzidos aos movimentos pré- acrobáticos e exercícios de agilidade. Canções interativas, danças, show de fantoches e uma variedade de brincadeiras e jogos são usados para ensinar e divertir. Balanços, aventuras e exploração nos brinquedos da My Gym acrescentam emoção ao exercício.

Ginastinhas (Gymsters) – 23 meses a 2½ anos
Nesta idade a atenção da criança se expande, o que permite que ela consiga focá-la por mais tempo. Os destaques do programa são os exercícios de equilíbrio, de segurar/agarrar, acrobacias e agilidades. A participação dos pais nas canções, danças e jogos encorajam uma atitude positiva de boa forma nos pequenos.

Pequenos Fantásticos (Terrific Tots) – 2½ a 3¼ anos
O programa consiste com pré-exercícios de ginástica de solo, jogos estruturados, exploração dos brinquedos da My Gym e introdução aos esportes. No aprendizado das habilidades esportivas, adquirem coordenação motora fina e grossa, competência e fortalecimento manipulatório. Como a participação dos pais é diminuída gradualmente, é ensinado, de forma positiva, a importância de se tornarem bons ouvintes, seguirem instruções e cooperar com o outro.

Super Formiguinhas (Mighty Mites) – 3¼ a 4½ anos
É neste programa que participam das aulas independentes dos pais. O foco é o revezamento nos exercícios, jogos mais complexos e as habilidades esportivas. A agilidade e a flexibilidade aumentam ao passo que os exercícios de ginástica de solo ficam mais avançados. Este programa aperfeiçoa o alongamento dos músculos, a coordenação motora fina, grossa e motora-visual. Na aula, é constante o elogio e incentivo à auto-suficiência dos pequenos. As metas aqui são: confiança e auto-estima.

Garotos Prodígios (Whiz Kids) – 4½ a 6 anos
O objetivo desta turma é o trabalho da coordenação motora grossa, que consiste em corrida, pulo, salto e jogo. Essa aula foi especialmente desenvolvida para construção da autoconfiança, desenvolvimento da perseverança, aumento do autocontrole, e a preparação para os esportes em grupo. A manutenção do apoio em uma atmosfera não competitiva é a chave para alcançar nosso objetivo. As crianças que aprendem a gostar de atividades físicas e esportes nesta idade, provavelmente irão se manter ativas e optarão por um estilo de vida saudável.

Campeões (Champions) – 6 a 8 anos
Auto-estima e o aprendizado em direção aos objetivos são as prioridades para os “Campeões”. Nas atividades esportivas e de ginástica de solo, os destaques são o esforço, a honestidade e o trabalho em equipe. Com mais de dois instrutores por aula, as crianças são incentivadas a alcançarem o máximo de seu potencial. São orientadas de acordo com os seus limites e habilidades em um ambiente que reforça suas capacidades e constrói auto- estima.

Cardio Kids -  7 a 13 anos
Com a atenção deste grupo voltado para o lado emocional, é o programa mais exigente. Combina exercícios cardio musculares com força e flexibilidade. A cada semana um grupo muscular é trabalhado em um circuito de exercícios. Há a pratica de jogos e dicas nutricionais em um papo descontraído com a criança. A “Cardio Kids” aumenta a força e o condicionamento físico, enquanto desenvolve um estilo de vida saudável. Nosso objetivo é ensinar saúde e boa forma.

Site: www.mygymbrasil.com.br

Comentários

Por Wanda Maria Costa Braga
em 18 de Outubro de 2012 às 17:05.

Gostei muito de saber que existem instituições que buscam o desenvolvimento de crianças por meio de exercícios físicos e não por direcionamento de uma única modalidade. Como já sabemos esse direcionamento pode levar a uma especialização precoce (que limita os movimentos e maneiras de tomadas de decisão de uma criança) e gerar desistência de crianças pelo esporte conhecido por drop out, por isso seria necessário trabalhar as diferentes áreas do desenvolvimento global (motor, afetivo, social e cognitivo) através de atividades que desenvolvam todas as fases do desenvolvimento motor (reflexiva, rudimentar, fundamental inicial, elementar e maduro). Por isso gostaria de conhecer mais a instituição, quais seus métodos utilizados e se há comprovações de eficácia da utilização destes métodos? Por que caso não tenha me interesso em realizar. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.