O treinamento de força melhora a economia de corrida 0comentário CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE 11 h ·

O treinamento de força melhora a economia de corrida (EC), contudo, até o ano de 2015 não havia uma sumarização dos resultados encontrados por diferentes estudos. Para isso Balsalobre-Fernández et al., realizaram uma revisão sistemática com metanálise para determinar o efeito de programas de treinamento de força sobre a EC de atletas de meio-fundo e fundo.

A estratégia de busca incluiu as seguintes bases de dados: Pubmed, SPORTDiscus, MEDLINE e CINAHL. Inicialmente foram encontrados 699 estudos, entretanto devido os critérios de inclusão e exclusão restaram 5 estudos.

Os critérios de inclusão e exclusão foram:
1) a amostra ser composta por corredores de alto rendimento de média e/ou longa distância;
2) os participantes deveriam ter um VO2max > 60 mL/kg/min;
3) os estudos deveriam ser controlados e randomizados e publicados em revistas e jornais;
4) o programa de treinamento deveria ter mais de 4 semanas;
5) EC ser mensurada antes a após o programa de treinamento de força.

Quatro dos cinco estudos inclusos usaram intensidades de treinamento entre 40 e 70% de 1RM; todos os cinco estudos utilizaram de 2 a 4 exercícios para membros inferiores, 200 saltos e 5-10 sprints; 2-3 vezes por semana; 8-12 semanas.

Em suma, foi concluído que:
– O treinamento de força tem um grande efeito benéfico na EC de corredores de média e longa distância.
– O programa de treinamento de força que consiste em 2-4 exercícios, 40-70% de 1-RM, sem chegar a falha, além de exercícios pliométricos realizados 2-3 vezes por semana durante 8-12 semanas é uma estratégia segura para melhorar EC.

BALSALOBRE-FERNÁNDEZ, C.; SANTOS-CONCEJERO, J.; GRIVAS, G. V. THE EFFECTS OF STRENGTH TRAINING ON RUNNING ECONOMY IN HIGHLY TRAINED RUNNERS: A SYSTEMATIC REVIEW WITH META-ANALYSIS OF CONTROLLED TRIALS. Journal of strength and conditioning research/National Strength & Conditioning Association, 2015.

Foto de Paulo Eduardo Pereira. Curtir

Comentar

Compartilhar

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.