Prezados Professores

        Gostaria de propor o início de um debate específico sobre a OCESP e JESP, especificadamente no Atletismo, é fácil observar que as Olímpíadas do Rio 2016, impulsionou vários projetos esportivos no país, e na realidade o esporte atualmente, vive uma transformação, diante do fenômeno economico no qual participa, o atletismo para acontecer dentro da escola é uma modalidade particular, principalmente no país do futebol, encontrar motivação das crianças é quase impossível se não for vinculado a um projeto de iniciação no qual o adolescente vivência uma certa frequencia de competições, pois é neste ambiente que é dada sua iniciação esportiva.

       Assim como citado no debate sobre Atletismo na escola, existe algumas diferenças entre a iniciação em um clube, e dentro da escola, qual a opinião de vcs sobre a forma como ocorre atualmente as competições escolares e o que elas estão contribuindo para a formação esportiva de nosso país????

Saudações

Comentários

Por Clayton Cesar de Oliveira Borges
em 19 de Outubro de 2010 às 22:29.

Prezado Professor Leandro,

Também sou Professor da rede publica estadual e participo a 5 anos do Olimpíada Colegial.

Percebo que o Atletismo é simplesmente abandonado...

Abaixo algumas situações:

1- Única modalidade esportiva em que não acontece a fase D.E.

2- Única modalidade que não premia os alunos com troféu ( de campeão por equipe por exemplo).

3- Aqui na minha região ( interior de SP) nem medalhas tem, na fase sub-regional, onde deveria ficar a cargo da SELT pela premiação de acordo c/ o regulamento , não é respeitado o regulamento que a própria SELT elabora!

4- Já enviei reclamação p/ ouvidoria, o resultado disso é que a delegacia regional me questionou sobre minha reclamação!

5- Aqui na minha região, para o aluno ganhar uma simples medalha ( mas que tem um valor simbólico muito grande p/ eles) tem que estar pelo menos entre os 3 primeiros colocados na final estadual...

6- Não se repeita professores e alunos, muitas vezes a fase regional ocorre apenas 1 dia após a fase DE, imagine o desgaste p/ os alunos, sem contar que algumas cidades ficam a 4/5 horas da sede da fase regional.

7- Das 3 vezes que fui a final estadual, em 2 quebrou o ônibus.

8- Percebe-se que nenhuma cidade quer ser sede da final estadual, em 2009 fomos p/ Dracena, uma cidade linda, mas infelizmente com uma pista de Atletismo péssima, não que aqui na minha cidade seja melhor, pois aqui nem pista tem, porém, para uma final estadual poderia ser bem melhor.

9- Na mesma cidad ede Dracena, vi um aluno que no salto em altura superou um federado, quando o mesmo iria superar o índice do federado, entrou na pista um representante da FPA, batendo nas costas do Professor e seu aluno, parabenizando-os e dizendo p/ não saltar mais, pois já tinha ganho. Na verdade, foi p/ não superar o índice do federado que já estava certo p/ ir a final brasileira!

10- Sou um apaixonado por Atletismo, na cidade que leciono, a prefeitura municipal realiza os Jogos Escolares, temos muito mais oportunidades e os alunos são muito mais felizes nessa competição, por isso, em relação a olimpíada, essas seguidas frustrações tem me feito pensar seriamente em não levar mais os alunos numa competição que prima pelo desrespeito ao ser humano.

Finalizando Leandro, não acredito que essa competição contribua p/ a formação de nossos alunos, porém, em cada região existe uma situação peculiar, e gostaria muito de saber qual sua opinião a respeito dessa competição.

Saudações

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 19 de Outubro de 2010 às 17:07.

Pessoal,

Eu "abandonei" as competições de atletismo em 1989... são já 20 anos... por esses problemas. Voltei-me para o ensino de esportes, dentro da metodologia do Listello, de formação de clubes de lazer.

Meus alunos praticam várias mdalidades durante o ano, e no final do ano, faço uma competição entre as minhas turmas, em que TODOS participam de TODAS as modalidades... e sempre começo, as aulas, pelo Atletismo, e as competições, pelo Atletismo...

Aos sábados, temos o nosso clube: abro as instalações esportivas para minhas turmas, e durante tres horas eles fazem o que querem, enderrando com a natação e lanche - que eles trazem de casa; depois, mais 40 minutos de ’banho’...

Quem não participa como ’atleta’, participa como árbitro ou dirigente... mas obrigatoriamente devem, TODOS, participar de pelos menos duas das oito modalidades, como Atleta... em duas, como árbitro, e em duas como ’dirigente’...

Atletismo, mesma coisa: rapazes, moças, e revezamentos mistos: sempre dois de cada sexo... mesma coisa na natação... somam-se os pontos de ambos representantes etemse o ’vencedor’ da prova....

Claro que a cada modalidade somanse os pontos, para se saber a equipe - sala, curso, - campeã; exemplo: resultado de pontos das modalidades de quadra, placar, somam-se aos demias resultados: tres sets, 25x20 + 25x15 + 25x23 = as equipes soma o totalde pontos que fizeram; se uma equipe ganha os tres sets, soma 75 pontos...; mesma coisa com o placar do basquete, do futebol, do handebol, do polo aquatico, do futsal; depois temos as provas individuais: Atletismo e Natação... claro que somam um maior numero de pontos, contra, por exemplo, um resultado de futebol, - que pode ser 0x0 - soma 0... então quando percebem que os esportes individuais podem ter um maior numero de pobtos, há um interesse natural em se esforçarem em fazer as provas.

Como a competição ocorre no final do ano, e o atletismo foi dado no inicio do ano, no segundo semestre, começam, aos sábados, já pensar no treinamento do atletismo e da natação... e aos sábados, temos vários alunos treinando, por conta ´própria’ para os Jogos do Leopoldo... alguns até se aventuram pelos Jogos Escolares... mas é 0utro professor que os acompanha, pois eu, esporte de competição, não mais...

E o prazer em ver ex-alunos, na praia, aos sabados e domingos correndo... professor, ñão esqueci, ainda faço atletismo...

Pois é...

Leopoldo

desde o Maranhão

Por Leandro Batista de Sousa
em 24 de Outubro de 2010 às 22:52.

Olá prof Leopoldo,

Certa vez em BH, em um congresso que pude estar presente, tive contato com professores que defendiam a iniciação esportiva universal, eles até publicaram dois livros, que ainda hoje não tive oportunidade de lê-los, porem pelo que pude perceber é exatamente o que vc realiza em seu clube, meu sonho é um dia conseguir algo semelhante aqui em Franca, imagino que vc tenha uma experiência muito positiva com este projeto, aqui na prefeitura, houve uma tentativa semelhante, que ainda não foi possível se expandir, vc tem muitas crianças envolvidas???? e qual a idade de seus alunos/atletas???

Olá prof. Clayton,

Eu também estava presente em Dracena, onde a prova do 2º. Dia teve de ocorrer no período da tarde, proporcionando uma série de desajustes e desconfortos, não sei se vc esteve presente no congresso técnico, mas o coordenador geral destes Jogos estaduais esteve presente, e ele já havia falado a todos que por questões de data de inscrição para os Jogos nacionais, hoje Olimpíadas Escolares, eles já haviam selecionados os representantes, da delegação paulista, inclusive um amigo meu que trabalha com o basquete teve naquele ano sua equipe pré selecionada, mas até então ninguém havia o avisado, só ja tinham antecipados alguns documentos que nenhuma equipe teve de realizar, mas neste caso acertaram,  esta equipe foi campeã nos Jogos nacionais, e convidados p representar o Brasil em uma competição sul-americana, que também se sagraram campeões, no entanto aqui em franca graças a história bem particular temos um trabalho bem estruturado com a formação de base de basquete, e este amigo trabalha nas duas instâncias, no caso em uma escola particular, que ele consegue uma parceria que lhe dá algumas bolsas de estudos a alguns alunos que treinam na associação de formação destes alunos (ASPA), idéia esta que outros professores daqui começaram a estruturar em outras escolas, e também conseguiram bons resultados.

Vejo estas parcerias como algo interessante, pois permite a alguns atletas que se empenhem com mais dedicação, não deixa de ser um benefício ao seu esforço e dedicação de aprimoramento técnico na modalidade, tanto que isto está se expandindo aqui para outras modalidades, como o handebol e vôlei, em uma escola interessada em associar estas bolsas em seu marketing, associando com o resultado esportivo, no atletismo temos algumas idéias mas infelizmente, nenhuma escola iniciou esta parceria, o atletismo é realmente uma modalidade que enfrenta muitos preconceitos...

 Acredito que o projeto do estado de SP ao esporte estudantil (turmas ACD’s), tem pontos positivos, que infelizmente, algumas pessoas que faz a gestão deste processo não aproveitam de maneira coerente, e falta uma sincronia com os jogos nacionais, obrigando a um calendário completamente incoerente para o trabalho dentro das escolas, obrigando as fase DE acontecer em um período completamente inapropriado para as turmas de treinamento, infelizmente, permite ter sucesso as escolas que mantém parcerias de formação, ou seja alunos que treinam fora da escola em outro locais de formação esportiva, os meus atletas que conseguem classificação somente aqueles que conseguem fazer parte da equipe de base da cidade, onde eu procuro fazer um acompanhamento dos seus resultados, este ano os jogos aconteceram especificamente, no período que meus atletas já iniciaram um treinamento de base para o ano seguinte, dificultando muito eles conseguir algum resultado positivo, particularmente, percebi uma sensível queda nos resultados do infantil deste ano.

Aqui em minha cidade também existe uma competição estudantil, que possui uma série de dificuldades para conseguir manter as equipes das escolas nestes jogos, devido principalmente a horário de jogos, e dificuldades, graças ao acumulo de aulas em escolas diferentes, e maior ainda a falta de apoio e incentivo aos professores estar participando, nos obrigando a correr a traz de vários pontos como transporte e lanche, muitas vezes por conta própria, tornando cada vez mais difícil o envolvimento das crianças nestas competições.

Outras iniciativas da SELT também não são bem aproveitadas, como Pró Atletismo, por exemplo, aqui em minha cidade é cada ano mais complicado estar com a escola presente nesta competição, pelos mesmos motivos citados acima, ou seja para que a iniciação esportiva principalmente no atletismo, muita coisa necessita mudar, principalmente das pessoas envolvidas passar a ter uma visão mais coerente com a necessidade real de condições para proporcionar, tanto a nós professores quanto de incentivo aos alunos continuar neste processo de formação esportiva, infelizmente tenho acompanhados muitos abandonos de crianças que poderia aproveitar e muito os benefícios de uma formação esportiva, muitos tenho visto nós os perdendo para as drogas, e isto tem me provocado uma determinação de buscar encontrar caminhos para mudar esta realidade, e espero muito um dia poder ter orgulho de minha busca.

Também sou contra a muitos pontos como vc citou, a falta de premiação em todas as fases, o processo de licitação de transporte, pois também já aconteceu de termos problemas com o mesmo, sinto que muita coisa precisa mudar, gostaria que mais professores envolvidos com estas situações se manifestassem, quem sabe proporcionaríamos um debate que nos iluminasse a encontrar caminhos para alguma mudança efetiva...

Saudações

Por Clayton Cesar de Oliveira Borges
em 26 de Outubro de 2010 às 19:37.

Prezado Leandro,

Percebo que temos problemas em comum, em especial de gestão esportiva, embora a cidade de Franca seja uma referência.

Em relação ao pró-atletismo, éramos a única escola estadual que participavamos aqui na região, talvez por falta de divulgação p/ escolas ou por a competição se realizar aos fins de semana, porém, não estamos participando mais, pois não é mais na cidade, e não temos como conseguir transporte para os alunos, ano passado, minha aluna se classificou p/ final estadual, conversei com o supervisor de educação física, e veja a ironia, p/ mim acompanhar a aluna, além de um monte de burocracia, iria ficar com falta e só posteriormente seria retirada a falta ( não havia garantias) no final das contas, não teve a final estadual, segundo o que fiquei sabendo a SEE não liberou as escolas da cidade sede para a SELT por conta de paralisação ( gripe suína, etc.) E pensar que vamos ser sede de Copa do Mundo e Olímpiada, e o atletismo é a modalidade que mais tem medalhas...

Também acredito muito nisso que o Professor Leopoldo postou sobre iniciação esportiva, É UMA IDÉIA MARAVILHOSA, outra idéia muito interessante  foi a que vi no site esporte social, sobre a massificação do basquete 3 na espanha, e temos visto os resultados aí né!

São idéias relativamente simples, sem alto custo, porém, é um processo a longo prazo, e penso que o produto final nem deveria ser um atleta, mas um cidadão educado também através do esporte.

Abraços,

Clayton.

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 25 de Outubro de 2010 às 16:43.

Leandro, Demais...

Hoje, sou Vagabundo Oficial. Aposentei-me após 42 anos de carteira assinada, 38 anos de serviço público; 33 no CEFET-MA/if-ma... vim para o Maranhão em 1976, passar 30 dias... estou aqui até hoje...

Trabalhei, esses ultimos 33 anos, com alunos de cursos técnicos - antiga Escola Técnica, depois CEFET, hoje IF... garotos de 14 a 21 anos... jogos escolares até 18 anos; agora temos nossos jogos, do ensino técnico, até 25 anos, mas eu não participo mais de competições... preparao os alunos para o uso sadio do tempo livre - educação para o lazer - com a recuperação da jornada de trabalho... por isso, transmito a eles a necessidade de manter uma atividade fisica para toda a vida, dando-lhes ferramentas para que possa escolher o que fazer - preferentemente, corridas, atletismo... e mais conhecimentos sobre vários esportes, para que possam utilizar quando necessário... trabalho com

1. condicionamento físico geral - primeiras cinco semanas

2. atletismo - noções de corridas, começando pelas de resistencia, até velocidade, força, com os saltos e arremessos

essas, são brigatórias, de minha escolha... a apritr daí, eles escolhem o que fazer, em uma lista de atividades:

natação, polo aquatico, basquete, volei, handebol, futebol, futsal...  são duas aulas semanais, mais o sábado, livre, extra-curricular...

só que os alunos votam nas modaliades, e a cada grupo, fazem um trabalho e pesquisa, inclusive sobre o histórico da modalidade em São Luis/Maranhão, em seus bairros, entrevista com ex-atletas, professores da propria escola... e um seminário de oposição... cada turma/modalidade apresenta seu trabalho, fazendo a defesa de sua modalidade, as vantagens e desvantagens, procurando convencer os outros a votarem na modaliade para o periodo seguinte... mais cinco semanas de trabalho, culminando com um torneio inter-turma e inter-classes...

Aos sabados, aplicação, com o a vontade, com os clubes de esportes e lazer... caso algum deles queira participar dos Jogos das Escolas Técnicas ou mesmo dos Jogos Escolares, terá um treinamento a parte, voltado para essa atividade, mas de livre arbitrio do aluno... sem compromisso...

Funciona...

No final do ano, na Feira de Ciencia e ecnologia, muitos apredentm trabalhos sobre as aulas, sobre o acompanhamento de suas atividades fidicas, poid cada um tem uma ficha de avaliação, em que registram seus resultados, e fazemos a avaliação fisica em cima de parametros científicos, com acompanhamento dos tres anos em que parmanecem na escola; isso ocorre mesmo quando passam para outro professor...

É isso aí. Recimendo o livro do Listello -

Por Leandro Batista de Sousa
em 25 de Outubro de 2010 às 19:39.

Parabéns prof. Leopoldo,

Este modelo poderia ser trabalhado em muitas escolas pena que ninguém quer colocar dinheiro de forma inteligente, escolas técnicas tem uma sensível vantagem nesta organização, proporcionando autonomia real a estes alunos, quem sabem um dia conseguiremos amadurecimento dos projetos e dos professores e gestores envolvidos, vou procurar adquirir os livros do Listelo, obrigado pela dica.

Saudações


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