Organizadores confirmam queniano Silas Kitum no GP Caixa/Governo do Pará em Belém 10|04|2012 - 16:10 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Fábio Gomes da Silva saltará em Belém em maio (Wagner Carmo/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar

São Paulo - Mais um nome importante do esporte foi confirmado para o GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL CAIXA/GOVERNO DO PARÁ DE ATLETISMO, evento marcado para o próximo dia 6 de maio no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. Ele é o queniano Silas Kosgei Kitum, um dos melhores corredores de 3.000 m com obstáculos, prova mundialmente dominada por atletas de seu país.

Com apenas 20 anos, Silas tem a impressionante marca de 8:12.17, feita em Daegu, na Coreia do Sul, em 12 de maio de 2011, e assim garantiu uma colocação entre os 20 primeiros do Ranking Mundial do ano passado. Ele começou muito bem sua carreira internacional em 2007, quando ganhou a medalha de prata no Mundial de Menores em Ostrava, na República Tcheca.

Silas Kitum é mais um grande nome confirmado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o GP de Belém. Ontem a CBAt já informara da presença da nigeriana Oludamola Osayumi, que virá tentar o bicampeonato nos 100 m feminino no Meeting paraense. Entre suas adversárias estará a brasileira Ana Cláudia Lemos, campeã pan-americana dos 200 m, que no Mangueirão irá correr os 100 m e os 200 m, assim como a velocista nigeriana.

Entre os brasileiros, a grande atração será a campeã olímpica do salto em distância, Maurren Maggi, que se prepara para os Jogos Olímpicos de Londres. Se Maurren é nome maior no feminino, no masculino outro brasileiro será atração para o público paraense, que já lotou várias vezes o Mangueirão, para ver o GP: trata-se de Mauro Vinícius da Silva, o Duda, que este ano conquistou a medalha de ouro no salto em distância, no Mundial Indoor de Istambul, na Turquia. "O Duda está na segunda fase dos treinamentos e compete em busca de chegar à forma ideal em agosto, mês do torneio de Atletismo na Olimpíada de Londres", disse seu técnico, Tide Junqueira.

Quem também já confirmou sua presença em Belém é o recordista sul-americano e finalista no Mundial de Daegu no salto com vara, Fábio Gomes da Silva, que tem a marca de 5,80 m, na prova. Nos 100 m e 200 m, presença dos campeões pan-americanos do 4x100 m Sandro Viana e Nilson André. "Tanto o Sandro como o Nilson vão a Belém em busca de marcas fortes nos 100 m e nos 200 m", disse o treinador dos atletas, Katsuhico Nakaya, finalista olímpico do revezamento em Los Angeles 1984.

EVENTO: Grande Prêmio Internacional Caixa/Governo do Pará de Atletismo
DATA: 6 de maio de 2012
LOCAL: Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão
PATROCÍNIO: CAIXA
APOIO: Governo do Estado do Pará

ATRAÇÕES CONFIRMADAS
Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância
Mauro Vinícius da Silva, campeão mundial indoor do salto em distância
Oludamola Osayumi, top 10 mundial nos 100 m
Fábio Gomes da Silva, recordista sul-americano do salto com vara
Sandro Viana, bicampeão pan-americano do 4x100 m
Nilson André, campeão pan-americano do 4x100 m
Silas Kitum, número 17 do mundo nos 3.000 m com obstáculos
Ana Cláudia Lemos, campeã pan-americana dos 200 m

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.