Nas últimas olímpiadas o paratleta Oscar Pistorius, da África do Sul, (que usa próteses nas pernas) competiu com outros velocistas não portadores de qualquer deficiência física, o que causou grande polêmica. Afinal deve ser permitida a competição entre atletas portadores e não portadores de deficiência física? Oscar Pistorius ficou em vantagem pelo fato de suas próteses serem mais leves que o membro humano ou em desvantagem por razões biomecânicas?

Comentários

Por Sabrina Santos
em 6 de Outubro de 2012 às 19:45.

A meu ver, acredito que deve sim, ser permitida a competição de atletas que apresentem alguma deficiência física, desde que o mesmo não se sinta prejudicado, nem prejudique os demais. Essa polêmica gerada em torno disto leva-nos a pensar na inclusão. O esporte é um ambiente que traz consigo esse tema de incluir, mas nem sempre é o que vemos. Se tivesse  com alguma vantagem extravagante, creio eu, que o Oscar não teria a permissão de competir. Ele assim fez, por seus próprios méritos.  

Por Yuri Windson Santos Barroso
em 7 de Outubro de 2012 às 14:36.

 

Sempre estou a favor da inclusão, mas neste caso, creio que cada um deva competir em suas respectivas modalidades de acordo com suas capacidades físicas, justamente para que não aja  polêmicas desnecessárias.  Seria mais interessante se a mídia, publico e patrocínio proporcionasse  aos  atletas paraolímpicos os mesmo valores e atenção que dão aos que não são, isso sim seria uma inclusão digna.

Por Jefferson Armon Santos de Resende Silva
em 8 de Outubro de 2012 às 21:57.

Considerando que esse é um esporte em que centésimos de segundo definem vencedores, eu acho que qualquer mínima vantagem que não seja notada pode fazer uma enorme diferença no resultado. Sendo assim, só sou a favor caso realmente provassem, sem a menor sombra de dúvida, que as próteses não causam uma vantagem sobre os demais competidores.

Por Lorena Mariana Cesário
em 9 de Outubro de 2012 às 20:10.

Eu acredito que ele não tenha levado qualquer vantagem absurda sobre atletas com os membros inferiores íntegros porque as próteses são uma cópia quase perfeita daquilo que deveria ser os membros, biomecanicamente falando. Na verdade o que acredito que acontece é um preconceito por parte dos demais competidores que julgam estar em desvantagem com relação a competidores portadores deste tipo de prótese. Mas certamente seria ideal que ele competisse com pessoas também deficientes para que não ouvesse esse tipo de dúvida.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.