Klein, Gesta e os medalhistas olímpicos do Atletismo no Encontro de Manaus (Cesar Catingueira/CBAt) |
Clique na Imagem para Ampliar |
Participam do encontro promovido pela CBAt, representantes das Federações filiadas, do Ministério do Esporte, além de Secretários estaduais de esportes, além de prefeitos
O projeto, elaborado pela IAAF e adaptado às condições nacionais, é voltado para crianças de 7 a 12 anos e conta da Cartilha do MiniAtletismo, distribuída no encontro pela CBAt. O objetivo é levar as crianças - nas escolas, clubes etc. - a "brincar de Atletismo": conhecer o esporte, iniciar-se em sua prática, correr, saltar, lançar.
"O prefeito Antônio Roberto nos deixa felizes ao encampar nossa proposta do MiniAtletismo na Escola. Este é um excelente sinal e torcemos para muitas outras cidades e Estados possam implementá-lo", falou Gesta.
O presidente da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul, Marcos Andrade, disse que a cidade de Sapiranga, na região da Grande Porto Alegre, também já estuda a implantação do programa. "A Secretária de Educação, Cleide Fátima do Prado, já está estudando a forma de fazer isso", explicou o dirigente. O Departamento Técnico da CBAt também confirma estudos para levar o programa em Recife (PE) e Guarulhos, na Grande São Paulo.
O Secretário de Esportes de Santa Catarina, Adelir Pecos Borsatti, vai aproveitar a apresentação feita do MiniAtletismo para expô-la na próxima semana, durante reunião das Fundações Municipais de Desportos do Estado. "Achei a apresentação interessante, vou levá-la aos gestores municipais e mostrá¬-la à Secretaria de Estadual da Educação, a quem cabe a orientação de colocar o MiniAtletismo nas escolas", comentou Adelir.
O Secretário Adjunto de Esportes de Minas Gerais, o ex-nadador olímpico Rogério Romero, ficou entusiasmado com a proposta da inclusão do MiniAtletismo nas escolas. "A apresentação foi muito feliz ao afirmar que o projeto não é, em sua essência, apenas esportivo e sim uma brincadeira, uma mensagem lúdica aos alunos", disse Romero.
No encontro, além de divulgar o MiniAtletismo, a CBAt pediu a construção de Centros Estaduais de Atletismo.
O diretor da Secretaria de Alto Rendimento, Marco Aurélio Klein e técnicos do Ministério do Esporte apresentaram o programa "Bolsa-Atleta" do Governo Federal. Klein também falou das outras atividades e disse que a Secretaria está aberta para receber, e, se aprovado, patrocinar projetos.
"Penso que o encontro ajudou a esclarecer muitos pontos sobre estes assuntos", disse Gesta.
Comentários
Por
Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 27 de Fevereiro de 2011 às 10:58.
Há quinze dias, estive em Barreirinhas-MA para o Planejamento do ano de 2011. Lá, em convers com os Professores de Educação Física, e dado o trabalho que se vem fazendo desde 2001, o MiniAtletismo foi adotado como conteudo da educação fisica e esporte em 25 das escolas da rede municipal.
Já havia cobrado ao Trajano e ao Martinho o material que anunciaram. Me foi respondido que ainda estava na gráfica e, tão logo disponivel, o mandariam...
Tirei copia do manual que tinha, do programa da IAAF e divulgada pela CBAt e levei aos professores. Este ano, teremos um trabalho nesse sentido, inclusive n zona rural...
Pois é... já adotamos em Barreirinhas, já se iniciou o trabalho desde a semana passada, mas sem um acordo com a CBAt, sem formalização, sem anuncio... apenas... trabalho!!!
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.