e dá 10º ao Atletism do Brasil no PAN 2011 Fonte: CBAt
Solonei com a bandeira do Brasil nos metros finais da maratona (foto de Wagner Carmo/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - Com a emocionante conquista da medalha de ouro por Solonei Rocha da Silva na maratona, neste domingo 30, último dia dos Jogos Pan-Americanos 2011, em Guadalajara, no México, o Atletismo do Brasil superou todos os seus recordes na história do PAN. No total, a Seleção do País ganhou 23 medalhas nesta 16ª edição dos Jogos: 10 de ouro, 6 de prata e 7 de bronze.

Assim, se o número total de pódios foi o mesmo do Rio 2007, no PAN anterior, em Guadalajara a equipe ganhou mais ouros (10 a 9) e pratas (6 a 5), enquanto que há quatro anos houve mais bronzes (9 a 7).

Solonei Rocha venceu os 42,195 km da prova com 2:16:37, com 36 segundos de vantagem sobre o vice-campeão Diego Colorado, da Colômbia, que marcou 2:17:13, enquanto seu compatriota Juan Cardona ganhou o bronze, com 2:18:20. O outro brasileiro na prova, Jean Carlos da Silva, foi o 9º, com 2:22:41.

Com isso, o Atletismo brasileiro fechou com chave de ouro sua participação no torneio de Guadalajara, da mesma forma que havia começado com ouro, ganho também na maratona, com a vitória de Adriana Aparecida da Silva na versão feminina da prova, na rodada de abertura, no último dia 23.

Para garantir o título para o Brasil, numa das provas mais tradicionais do Atletismo, Solonei fez os 10 primeiros quilômetros em 32:37, enquanto que Jean Carlos passou com um segundo de vantagem. Estava no grupo dos 10 corredores que ocupavam o pelotão de frente, dos 19 que haviam largado. Já nos 20 km era o líder, com 1:05:04.

Solonei manteve a liderança nos 30 km, com 1:36:28 e chegou ao km 40 em 2:08:55. Tinha, então, um minuto e três segundos de vantagem sobre o vice-líder, o colombiano Diego Colorado. Já com a bandeira do Brasil enrolada no braço esquerdo, administrou a vantagem e completou o percurso em 2:16:37.

"Ganhei ouro, ouro", disse logo após cruzar a linha de chegada, já agitando a bandeira do Brasil. Abraços por populares, extremamente cansado pelo esforço feito, Solonei se refez e falou aos repórteres. Primeiro agradeceu a sua cidade, Penápolis, onde nasceu em 18 de abril de 1982. Lembrou dos companheiros, dos tempos em que trabalhou como gari nesta cidade do interior paulista. Falou da família e agradeceu aos que o ajudaram.

"Sou profissional de Atletismo apenas há dois anos, mas tinha um objetivo, que era ser campeão, e consegui", lembrou o atleta do Pinheiros/Asics, que falou, ainda, de seu treinador, Clodoaldo do Carmo, antigo atleta e finalista olímpico dos 3.000 m com obstáculos em Barcelona 1992. Solonei cumprimentou os demais atletas que terminavam a prova e abraçou Jean Carlos da Silva, que terminou na 9ª posição. "Fiz a minha parte", disse Jean.

VISITE O SITE DA CBAt PARA O PAN 2011 - acesso pelo link abaixo:
http://www.cbat.org.br/competicoes/pan2011/default.asp

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.