Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Toninho (esq.) e Warlindo lideram chapa na eleição da CBAt (César Catingueira/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar

Manaus - José Antonio Martins Fernandes e Warlindo Carneiro da Silva Filho são candidatos, respectivamente, a Presidente e Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, na única chapa inscrita para a próxima eleição. José Antonio - ou Toninho, como é conhecido no meio atlético - e Warlindo comandam, atualmente, as Federações Estaduais de São Paulo e Pernambuco. E têm em comum uma longa militância no esporte, como atletas e dirigentes.

Antes de presidir a Federação Paulista, Toninho foi vice-presidente da ADC Eletropaulo, onde foi responsável por toda a área esportiva de alto rendimento do clube. Também foi vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas Patrocinadoras do Esporte. Graduado em Educação Física, fez vários cursos de Gestão Esportiva, em nível de pós-graduação, na Fundação Getúlio Vargas e outras escolas.

É Presidente do Sindicado dos Profissionais de Educação Física de São Paulo, diretor nacional de Esportes da União Geral dos Trabalhadores e membro do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Trabalhou na Light/Eletropaulo por 37 anos e no começo de sua carreira esportiva foi jogador de futebol.

Mais tarde, já como dirigente, atuou em vários esportes e, nos últimos 20 anos, seu foco principal tem sido a dedicação ao Atletismo. Dirige a principal Federação Estadual do País, tendo chefiado inúmeras delegações esportivas nacionais em competições oficiais no exterior. Aos 53 anos, português de nascimento, desfruta também da cidadania brasileira.

Warlindo, graduado em Educação Física, fez especialização em Treinamento de Atletismo na Universidade de Mainz, na Alemanha, e é especialista em Ciência do Esporte pela Universidade Federal de Pernambuco, onde foi professor de Atletismo e de Treinamento Esportivo. É mestre em Ciências da Saúde pela Universidade do Porto, em Portugal.

Dissertante internacional dos Cursos de Treinamento da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), atualmente leciona na Universidade Salgado Filho e na Faculdade Salesiana. Integra a comissão da CBAt para a coordenação das Seleções de Juvenis e Menores.

Nascido há 60 anos em Campina Grande, na Paraíba, há muito tempo adotou Pernambuco para viver. Foi jogador de futebol e de handebol, e competiu no Atletismo. Como treinador, foi responsável pela preparação de atletas de primeiro nível, como o decatleta Paulo Lima e o triplista Abcélvio Rodrigues.

Várias vezes foi chefe de equipes brasileiras em eventos no exterior, Warlindo é Presidente da Federação Pernambucana de Atletismo desde 1989. Este ano, comemorou o heptacampeonato de sua Seleção no Troféu Norte-Nordeste/Caixa de Atletismo, a mais importante competição do esporte regional brasileiro.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.