Fonte: CBAt

Chinin sente a lesão na corrida para o salto (foto de Dorival Rosa/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar

São Paulo - A disputa pelo ouro no decatlo do Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2011 começou na manhã desta sexta-feira 5. E, após duas provas, uma baixa importante. Um dos favoritos ao título, o atleta Carlos Eduardo Chinin, da BM&FBovespa, sofreu uma contratura muscular no anterior da coxa esquerda ao realizar sua última tentativa no salto em distância e está fora da disputa.

"Ele vai fazer exames para avaliar a gravidade da contusão, mas até por precaução ele não compete mais no Troféu Brasil", disse Neilton Moura, técnico do atleta.

Líder do Ranking Brasileiro com 8.068 pontos, Chinin já tem índice para disputar o PAN de Guadalajara e buscava no Troféu Brasil Caixa a vaga para o Mundial da Coreia do Sul. Ele ficou em terceiro nos 100m e venceu a disputa no salto em distância, somando 1.801 pontos nas duas provas. A marca de Chinin só é inferior à do recorde nacional de Pedro Ferreira Filho, com 8.266 pontos.

REVEZAMENTOS
As semifinais nas categorias feminina e masculina do revezamento 4x100 m realizadas na manhã desta sexta-feira 5, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, definiram as equipes que vão brigar pelo título do Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2011, e por marcas que credenciem o Brasil a disputar o Mundial de Atletismo em Daegu, na Coreia do Sul.

Com o tempo de 40.26 na segunda série de disputa, a equipe do Silveira Sampaio, formada pelos atletas Daniel Duarte da Silva, Jefferson Liberato Lucindo, Renan de Souza Oliveira e Jorge Henrique da Costa Vides, terminou em primeiro lugar geral.

Farão a final masculina às 17:45 desta sexta-feira também as equipes da BMF&Bovespa, classificada com 40.62, Orcampi/Unimed (40.69), Londrina/Caixa (40.91), Chile (41.07), Pinheiros/Asics (41.07), FCTE (41.25) e ASA São Bernardo (41.37).

"Para a final as equipes chegarão mais fortes, buscando diminuir estes tempos", disse o velocista Nilson André, da BMF&Bovespa.

No feminino, a equipe da BMF&Bovespa, com as atletas Rosemar Coelho Neto, Lucimar Aparecida de Moura, Thaissa Presti e Ana Claudia Silva, fizeram o melhor tempo das semifinais com 44.57 e garantiram presença na final do revezamento 4x100 m, às 17:20, desta sexta-feira.

As outras sete equipes classificadas são: Pinheiros/Asics, com 45.48, seguida de Orcampi/Unimed (45.87), Silveira Sampaio (46.30), Chile (46.50), ARPA/Smel São José do Rio Preto (47.00), ASA São Bernardo (47.58) e AAARP (48.28).

"Nesta final do feminino não tem favoritas. Todas as equipes estão com condições de vencer. Para nós, agora resta acertar as passagens do bastão e voltar confiante", ressaltou Franciela Krasucki, do Pinheiros/Asics.

Para mais informações sobre o Troféu Brasil Caixa consultar o endereço abaixo: http://www.cbat.org.br/competicoes/trofeu_brasil/default.asp

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 6 de Agosto de 2011 às 07:16.

Érica Rocha de Sena vence 20.000 m em marcha com recorde brasileiro no Troféu Brasil Caixa 05|08|2011 - 13:21 | Maurício Martins - Assessoria CBAt/Troféu Brasil Caixa 2011


Erica: ouro e recorde (foto de Dorival Rosa/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar

São Paulo - Érica Rocha de Sena, de 26 anos, da equipe BM&FBovespa, conquistou a medalha de ouro nos 20.000 m em marcha, disputada na manhã desta sexta-feira 5, no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, que começou na última quarta-feira e termina domingo 7, no Ibirapuera, em São Paulo.

Ela completou a distância em 1:35:29.6, batendo o recorde brasileiro que era de sua amiga e companheira de equipe, Cisiane Dutra Lopes. A melhor marca anterior era de 1:35:49.6 e fora obtida no início de junho no Campeonato Sul-Americano da Argentina, em Buenos Aires.

"Treinei muito forte para chegar aqui. Sabia que teria condições para fazer uma boa prova", disse Érica, referindo-se ao clima frio e à pista do Ibirapuera. Sobre a evolução que vem apresentando nos últimos dois anos, a atleta pernambucana creditou foi importante também o período de treinamento em Cuenca, no Equador, centro de referência para os marchadores ba América do Sul. "Além de treinar muito, meu namorado é de lá e quem acompanha meus treinos no Equador é o Luis Chocho, pai dele", completou.

Além dos treinos no Equador, Érica ressaltou o trabalho, em Recife, com seu técnico, Vanthauze Marques, que também trabalha com Cisiane Lopes, favorita ao ouro do Troféu Brasil, mas que abandonou a disputa depois de pouco mais de 10 km. "Dor no joelho, dor no joelho", repetia Cisiane ao deixar a pista do Ibirapuera, referindo-se ao problema que sentiu no joelho esquerdo.

Tanto Érica quanto Cisiane já têm índice para a disputa do PAN de Guadalajara. As duas têm embarque previsto para a China na próxima segunda-feira, onde disputam a Universíade. Antes do PAN, passam por um camping de cerca de 30 dias em La Loma, no México.


Para mais informações sobre o Troféu Brasil Caixa consultar o endereço abaixo: http://www.cbat.org.br/competicoes/trofeu_brasil/default.asp

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 6 de Agosto de 2011 às 07:17.

Anderson Freitas vence 400 m no Troféu Brasil Caixa 2011 com recorde nacional juvenil 05|08|2011 - 17:29 | Alethea Costa - Da Assessoria de Imprensa da CBAt/Troféu Brasil Caixa 2011


Anderson Henriques vence os 400 m no Troféu Brasil Caixa 2011 (Wagner Carmo/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar

São Paulo - Com apenas 19 anos e em sua segunda participação no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, o atleta da Sogipa Anderson Freitas Henriques, venceu os 400 m na tarde desta sexta-feira 5, com o tempo de 45.81. Assim, assumiu a liderança do Ranking Brasileiro da temporada na categoria principal. A marca também se constitui em novo recorde brasileiro juvenil (até 19 anos) - o anterior pertencia a Luís Eduardo Ambrósio, com 46.08, conquistada no Mundial Juvenil da Jamaica em 2002.

"Nunca tinha feito abaixo dos 46 segundos e estou muito feliz com esta vitória. É uma sensação de alívio. Antes da prova estava me sentindo um pouco tenso", revelou o atleta, que na próxima semana viaja para disputar a Universíade de 12 a 23 de agosto, na cidade de Shenzhen, na China.

Em segundo lugar nos 400m ficou Fernando Pereira de Almeida (EC Pinheiros/Asics), com 46.23 e, completou o pódio, Wagner Francisco Cardoso, (BMF&Bovespa), com 46.62. A competição acontece até domingo no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera.

Nos 3.000m com obstáculos, o vencedor foi o atleta da BMF&Bovespa Andre Alberi de Santana, com 8:49.9. Fernando Alex Fernandes (EC Pinheiros/Asics) ficou com a prata, com 8:51.3, enquanto Celso Ficagna (BMF&Bovespa) com o bronze, com 8:52.1.

"Competir ao lado de dois atletas que têm tradição (Celso e Fernando) aumentou a responsabilidade. Estou fazendo a prova dos 3.000 com obstáculos desde 2008, incentivado pelo meu treinador, Adauto Domingos, duas vezes medalhista em pan-americanos. Espero chegar um dia perto do que ele foi e, quem sabe, até superá-lo", disse André, que ainda tenta vaga para disputar o PAN do México.

Para mais informações sobre o Troféu Brasil Caixa consultar o endereço abaixo: http://www.cbat.org.br/competicoes/trofeu_brasil/default.asp

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.