A avaliaçã é um processo didatico que tem que ser explorado pelos docentes de educação física a partir da didatica.
Comentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 2 de Setembro de 2015 às 07:29.
Edgar,
Faltam-me masi elementos para conhecer o seu pensamento a respeito de AVALIAÇÃO. O Laércio colocu neste CEV notícia sobre diversos temas publicados em revista que, inclusive, você comentou lligeiramente.
Tenho uma obra que propõe produzir um currículo escolar em Educação Física e Esporte no país. Está colocado em linhas gerais, pois a Educação no Brasil tem característcas especiais que proporcionam incríveis discrepâncias no dia-a -dia de professores e gestores. Além do mais, pelo que conheço - é pouco -, atrevo-me a dizer que NÃO existe. Nas melhores escolas partivulares de Niterói (RJ), cidade com um dos melhores IDH do Estado do Rio de Janeiro, a avaliação de alunos ou professores passa ao largo.
Em tempo: em diversas delas não houve interesse em simplesmente conversarmos a respeito.
Caso queira saber mais sobre a proposta de compor uma avaliação na área dadisciplina Educação Física e Esporte, visite www.procrie.com.br.
Legado Olímpico... Estou postando a pouco e pouco os textos que compõem o trabalho. Trata-se de instruir os gestores educacionais em Educação e Esporte para repensarem (e aprenderem) a discutir novas ideias para a geração do séc. XXI - alunos e professores.
Tentei copiar aqui algum trecho, mas o sistema não me permitiu. Poderá escrever-me por e-mail (ver no CEV) e expor o que deseja compartilhar.
Por
Edgar Alberto Talero Jaramillo
em 20 de Março de 2017 às 12:33.
Roberto
Profe eu tenho alguns erros ao escrever em português desculpe-me por nåo escrever muito ao respeito. mais a avaliação na educação física tem que sentrarce na parte educativa nâo no rendimento esportivo, o esporte ê um medio para que o estudante desenvolva sua motricidade. meu e-mail é edgar.talero@unillanos.edu.co.
Desculpe a demora, eu estou interessado em seu trabalho.
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 21 de Março de 2017 às 09:06.
Olá Edgar, é bom revê-lo e aprecio seu interesse por tema tão instigante e desprezado pela grande maioria. Como poucos se aventuram a penetrar em seus meandros, tentarei mostrar-lhe alguns detalhes do que penso a respeito.
Em meu novo projeto com temas amplos - Cultura.Educação@Esporte.Lazer - apresento vários vieses a derem considerados para aqueles que se dedicam a Educar crianças. Isto, após sete anos de pesquisas e estudos na área. Como não consegui encontrar quase nada a respeito (não sei inglês) no Brasil, resolvi dar vasão à minha intuição.
Para mim, avaliar algo em Educação significa ter planejado e estar consciente do que se está produzindo com um grupo de indivíduos. Criar objetivos, fundamentar seus conhecimentos, compartilhar com colegas suas certezas e dúvidas. Mas essencialmente, ter conhecimento do que está a produzir. Sem as informações necessárias é impossível ir muito longe.
Além disso, "QUEM realiza uma AUTOAVALIAÇÃO"?
No meu caso produzi um quadro resumo que pretendo observar e tirar proveito futuro. Esteja certo de que é válido para qualquer ação educacional. Pelo menos até prova em contrário. Veja a seguir.
AVALIAÇÃO
Aprendizado em Níveis
- Atos de construção lentamente cumulativos
- Trata-se do que se chama “Andaimização”: parafuso por parafuso, circuito por circuito.
Formato Individual
- Fluência pelas repetições corretas dos movimentos
- Processa vários blocos como um só grande bloco
- Dispara o circuito construído por repetições
Formato Coletivo
- Concebida como parte integrante das atividades
- Alcance de objetivos propostos por Grupos de indivíduos
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ASPECTOS METODOLÓGICOS
Pequenos Circuitos Individualizados
OBJETIVO Habilidade com leveza, graça e aparente ausência de esforço
TAREFA Série de pequenos circuitos individualizados e/ou Grupos
EFEITO Movimento global: ligam-se blocos feitos de outros blocos
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AUTORREGULAÇÃO
- Aprendendo e descobrindo por conta própria
- "Caminho na mente" que se percorre novamente
METÁFORA DO ANDAIME
- "Andaime ajuda a criança a aprender a ganhar alturas que seriam incapazes de escalar sozinhas”
CUIDADOS do PROFESSOR
- Repete a instrução no "mesmo nível"; NÃO oferece mais ajuda
- Oferece ajuda quando "Não é Mais Necessária"
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ASPECTOS PSICOPEDAGÓGICOS
- Adestrar ou Ensinar?
INTERESSE
- Envolvimento interior: orientar no sentido do ESTUDO de um objeto
- Despertar o QUERER APRENDER vem através do "colorido emocional"
- Em seguida, COMO PENSAR, criatividade, espontaneidade...
ATIVIDADES
- Atividades interessantes oferecem BOA assimilação
- Cuidado: NÃO deve ser exaustivamente repetida
MEMÓRIA
- A memória é mais Intensa quando é envolvida e orientada pelo INTERESSE
MOTIVAÇÃO
- Ganha-se em motivação com atraentes novidades e algumas surpresas
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