A avaliaçã é um processo didatico que tem que ser explorado pelos docentes de educação física a partir da didatica.

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 2 de Setembro de 2015 às 07:29.

Edgar,

Faltam-me masi elementos para conhecer o seu pensamento a respeito de AVALIAÇÃO. O Laércio colocu neste CEV notícia sobre diversos temas publicados em revista que, inclusive, você comentou lligeiramente.

Tenho uma obra que propõe produzir um currículo escolar em Educação Física e Esporte no país. Está colocado em linhas gerais, pois a Educação no Brasil tem característcas especiais que proporcionam incríveis discrepâncias no dia-a -dia de professores e gestores. Além do mais, pelo que conheço - é pouco -, atrevo-me a dizer que NÃO existe. Nas melhores escolas partivulares de Niterói (RJ), cidade com um dos melhores IDH do Estado do Rio de Janeiro, a avaliação de alunos ou professores passa ao largo.

Em tempo: em diversas delas não houve interesse em simplesmente conversarmos a respeito.

Caso queira saber mais sobre a proposta de compor uma avaliação na área dadisciplina Educação Física e Esporte, visite www.procrie.com.br.

Legado Olímpico... Estou postando a pouco e pouco os textos que compõem o trabalho. Trata-se de instruir os gestores educacionais em Educação e Esporte para repensarem (e aprenderem) a discutir novas ideias para a geração do séc. XXI - alunos e professores.

Tentei copiar aqui algum trecho, mas o sistema não me permitiu. Poderá escrever-me por e-mail (ver no CEV) e expor o que deseja compartilhar.   

  

Por Edgar Alberto Talero Jaramillo
em 20 de Março de 2017 às 12:33.

Roberto

Profe eu tenho alguns erros ao escrever em português desculpe-me por nåo escrever muito ao respeito. mais a avaliação na educação física tem que sentrarce na parte educativa nâo no rendimento esportivo, o esporte ê um medio para que o estudante desenvolva sua motricidade. meu e-mail é edgar.talero@unillanos.edu.co.

 

Desculpe a demora, eu  estou interessado em seu trabalho.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 21 de Março de 2017 às 09:06.

Olá Edgar,  é bom revê-lo e aprecio seu interesse por tema tão instigante e desprezado pela grande maioria. Como poucos se aventuram a penetrar em seus meandros, tentarei mostrar-lhe alguns detalhes do que penso a respeito. 

Em meu novo projeto com temas amplos - Cultura.Educação@Esporte.Lazer - apresento vários vieses a derem considerados para aqueles que se dedicam a Educar crianças. Isto, após sete anos de pesquisas e estudos na área. Como não consegui encontrar quase nada a respeito (não sei inglês) no Brasil, resolvi dar vasão à minha intuição.

Para mim, avaliar algo em Educação significa ter planejado e estar consciente do que se está produzindo com um grupo de indivíduos. Criar objetivos, fundamentar seus conhecimentos, compartilhar com colegas suas certezas e dúvidas. Mas essencialmente, ter conhecimento do que está a produzir. Sem as informações necessárias é impossível ir muito longe.

Além disso, "QUEM realiza uma AUTOAVALIAÇÃO"?   

No meu caso produzi um quadro resumo que pretendo observar e tirar proveito futuro. Esteja certo de que é válido para qualquer ação educacional. Pelo menos até prova em contrário. Veja a seguir.    

 

AVALIAÇÃO

Aprendizado em Níveis

  • Atos de construção lentamente cumulativos
  • Trata-se do que se chama “Andaimização”: parafuso por parafuso, circuito por circuito.

Formato Individual

  • Fluência pelas repetições corretas dos movimentos
  • Processa vários blocos como um só grande bloco
  • Dispara o circuito construído por repetições

Formato Coletivo

  • Concebida como parte integrante das atividades
  • Alcance de objetivos propostos por Grupos de indivíduos

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ASPECTOS METODOLÓGICOS

Pequenos Circuitos Individualizados

OBJETIVO     Habilidade com leveza, graça e aparente ausência de esforço

TAREFA         Série de pequenos circuitos individualizados e/ou Grupos

EFEITO         Movimento global: ligam-se blocos feitos de outros blocos

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AUTORREGULAÇÃO

  • Aprendendo e descobrindo por conta própria
  • "Caminho na mente" que se percorre novamente

METÁFORA DO ANDAIME

  • "Andaime ajuda a criança a aprender a ganhar alturas que seriam incapazes de escalar sozinhas”

CUIDADOS do PROFESSOR

  • Repete a instrução no "mesmo nível"; NÃO oferece mais ajuda
  • Oferece ajuda quando "Não é Mais Necessária"

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ASPECTOS PSICOPEDAGÓGICOS

  • Adestrar ou Ensinar?

INTERESSE

  • Envolvimento interior: orientar no sentido do ESTUDO de um objeto
  • Despertar o QUERER APRENDER vem através do "colorido emocional"
  • Em seguida, COMO PENSAR, criatividade, espontaneidade...

ATIVIDADES

  • Atividades interessantes oferecem BOA assimilação
  • Cuidado: NÃO deve ser exaustivamente repetida

MEMÓRIA

  • A memória é mais Intensa quando é envolvida e orientada pelo INTERESSE

MOTIVAÇÃO

  • Ganha-se em motivação com atraentes novidades e algumas surpresas

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