Cevnautas da Avaliação,

      Segue nota do Hospital Albert Einstein, com base no artigo de Annals of Internal Medicine. Alguma alma altruista e poliglota topa adotar (com crédito) a tradução do resumo do artigo? Laercio

Bem-estar e Qualidade de VidaTeste ergométrico: controvérsias na indicação

Na última semana foi publicado na revista Annals of Internal Medicine um artigo escrito por médicos do U.S. Preventive Services Task Force contrariando a recomendação do teste ergométrico para pessoas assintomáticas e sem fatores de risco cardiovascular, como hipertensão, colesterol elevado, tabagismo, diabetes, entre outros.

É importante ressaltar que este parecer contrário é para a realização do teste nos pacientes de baixo risco e sem nenhum sintoma, com o objetivo de detecção de isquemia miocárdica, que é geralmente causada por placas de gordura nas artérias coronárias e pode causar angina ou infarto agudo do miocárdio.

Nos pacientes com sintomas suspeitos ou nos pacientes sem sintomas, mas com alto risco cardiovascular ou histórico familiar de morte súbita ou infarto agudo do miocárdio, consideramos que o teste ergométrico tem um papel relevante.

Também, vale ressaltar que o teste ergométrico não é realizado somente para a pesquisa de isquemia, tendo outras indicações importantes. O teste ergométrico pode ser indicado para avaliar outros indicadores, como o comportamento da pressão arterial durante o esforço físico e a avaliação de arritmias.

Consideramos que para este grupo de baixo risco cardíaco o mais importante sem dúvida são as medidas preventivas, como a adoção de um estilo de vida saudável, alimentação adequada e atividade física regular. Um equívoco que observamos com frequência é que essas medidas não são priorizadas e adotadas, e a simples realização do teste ergométrico para se convencer de que está tudo bem é usada para substituí-las.

9/8/2012 15:21 | Dr. Leandro Echenique, cardiologista do Einstein

 

Comentários

Por Raul Filho
em 3 de Janeiro de 2013 às 12:40.

Gostaria que colocassem o "link" para o artigo completo.

Por Laercio Elias Pereira
em 3 de Janeiro de 2013 às 12:59.

Caro Raul, Cevnautas,

Procurei o artigo na revista citada, mas não encontrei. Resta pedir ajuda ao Dr Leandro Echenique.

Vamos ver se alguém tem mais habilidade na procura do que eu.

    Laercio

Por Laercio Elias Pereira
em 3 de Janeiro de 2013 às 13:04.

Ops, esqueci de postar o endereço da nota: http://blog.einstein.br/post.aspx?id=384

Por Armânio Guilherme Bento
em 25 de Janeiro de 2013 às 18:04.

 O  teste ergométrico é um  dos principais  testes para detectar algum  problema  físico é um dos  testes  mais  antigos

feitos  em  caso  de adimissão , é através dele que podemos  fazer  uma  breve  avaliação física  é muito simples  de ser feito

além  ser   uns dos  testes mais completo .

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.