Senhores,

Quero aprofundar os conhecimentos no método de dermatoglifia para identificação dos perfis de capacidade física. Alguém interessado? Alguém possui os textos de referência do assunto para iniciarmos as discussões? Obrigado e um abraço.

Comentários

Por Renato Linhares
em 10 de Setembro de 2009 às 19:23.

Há um grande número de artigos na revista Fitness&Performance Journal

e é possível através dos artigos publicados pelo prof. Dr. José Fernandes,

o qual é o maior esudioso do assunto no Brasil.

Por Luiz Carlos Teixeira Diniz
em 24 de Fevereiro de 2010 às 20:01.

participei de curso com o prof.Dr José Fernandes onde comprei material em dvd muito bom. lá ele  fala sobre todo o processo. podemos trocar idéias.

Por Andréa Ramirez
em 25 de Fevereiro de 2010 às 13:30.

"Dermatoglifia – Os pesquisadores analisaram as impressões digitais e palmares dos atletas olímpicos. Os parâmetros considerados para a análise das impressões digitais foram: os tipos (arcos, presilhas e verticilos), a quantidade de linhas (contagem total de linhas), índice de intensidade (total de trirrádios por dedo ou trirrádios por indivíduo). Para a análise das impressões palmares consideraram o índice da linha principal, a ausência da linha C e o ângulo atd. Entretanto, como os atletas pertenciam a vários grupos raciais, as diferenças entre os traços NÃO PUDERAM ser atribuídas ao desempenho esportivo."

Como o Brasil tem um povo multiétnico, este argumento, que foi constatado em atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de 1968, já deveria ter sido o suficiente para entendermos que este método não é eficaz.

Sugiro a leitura do texto completo em www.espacogenico.blogspot.com para compreender o papel da genética no esporte.

Abs, Andréa.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.