Transcrevo aqui a questão 153 da Prova de Redação e de Linguagens Códigos e suas Tecnologias do ENEM 2011: "O Índice de Massa Corporal (IMC) é largamente utilizado há cerca de 200 anos, mas esse cálculo representa muito mais a corpulência que a adiposidade, uma vez que indivíduos musculosos e obesos podem apresentar o m,esmo IMC. Uma nova pesquisa aponta o Índice de Adiposidade Corporal como uma afirmativa mais fidedigna para quantificar a gordura corporal, utilizando a medida do quadril e a altura. A figura mostra como calcular essas medidas, sabendo-se que, em mulheres, a adiposidade normal está entre 19% e 26%." A questão mostra a fórmula do velho IMC (sic) e a do novo IAC que é a seguinte: % de Gordura Corporal = Circunferência do quadril (cm)/Altura x raiz quadrada da altura(m). Gostaria de saber se algum(a) companheiro(a) conhece e/ou já aplicou o IAC?

Comentários

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 23 de Julho de 2012 às 06:48.

Encontrei na internet não sei se é valido pois não tem referencias

http://www.sucodecevada.com.br/saiba-como-medir-o-iac-medir-o-indice-de-adiposidade-corporal-o-novo-indice-de-gordura/

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 23 de Julho de 2012 às 06:54.

Índice de Adiposidade Corporal (IAC) : substituto do IMC? by Nádia Amorim.

Cientistas sugerem novo índice para medir a obesidade

O Indice de Massa Corporal – IMC (em inglês Body Mass Index – BMI) tem sido usado desde há 200 anos para determinar se uma pessoa é ou não obesa. Porém, alguns problemas desse índice (por exemplo, algumas deficiências da sua aplicação a crianças) têm levado à procura de novos índices. O último é o Índice de Adiposidade Corporal – IAC (em inglês Body Adiposity Index – BAI) e tem a vantagem de não necessitar de pesagem numa balança.

Os parâmetros de normalidade são diferentes em relação ao IMC uma vez que considera uma estimativa percentual de gordura corporal. A tabela abaixo mostra os pontos de corte abordados no novo índice.

Por que utilizar o IAC?

Sistema antigo: o IMC, usado há 200 anos, apresenta falhas e não é eficaz para atletas ou crianças

Os pesquisadores formularam o índice a partir de um estudo feito com uma população hispânica dos Estados Unidos. Depois, eles confirmaram a exatidão da escala ao compará-la com outra pesquisa, feita com a população negra americana, em que foi utilizado um exame conhecido como desintometria (DXA), considerado o padrão ouro para a medida da obesidade. Essa comparação demonstrou resultados semelhantes, sugerindo que o novo índice poderia ser utilizado em grupos de diferentes etnias.

Para Marcio Mancini, presidente do departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), o novo índice poderá ser utilizado para complementar a avaliação do paciente obeso. “Um índice não substituirá o outro. Eles podem ser utilizados ao mesmo tempo. Atualmente, o IMC é utilizado para comparar populações, definir prescrição de medicações ou antes da realização de uma cirurgia bariátrica”, diz.

Apesar de o IMC apresentar falhas e não ser eficaz para representar a situação de atletas ou crianças, Mancini lembra ele não é a única medida adotada. “Temos também a avaliação clínica do especialista e a medição da circunferência do abdome e do quadril”, afirma.

De acordo com os autores do estudo, a fórmula ainda precisa de ajustes e deve ser testada em outros grupos étnicos. Eles acreditam que o método poderá ser utilizado em locais com acesso limitado à infraestrutura de saúde pública, sem uma balança, por exemplo.

“Após a realização de uma validação adicional, essa medida, que é facilmente obtida, poderá ser proposta como ideal para saber o percentual de gordura de uma pessoa”, disseram os pesquisadores. “Antes disso, será preciso comprovar se ela prevê o percentual de gordura em crianças e se será capaz de prever o risco de doenças cardiovasculares”, acrescentaram.

Referência:
Bergman RN; Stefanovski D; Buchanan TA; Sumner AE; Reynolds JC; Sebring NG; Xiang AH; Watanabe RM. A Better Index of Body Adiposity. Obesity; 19, 1083-1089 (May 2011).

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 23 de Julho de 2012 às 06:55.

Site do artigo acima

http://www.nutribr.com.br/2011/06/12/indice-de-adiposidade-corporal-iac-substituto-do-imc/


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.