de: Prof. Dr. Dante De Rose Junior <danrose@usp.br>
assunto: Lançamento: Basquetebol
  
Amigos, Estou divulgando a nova edição do nosso primeiro livro de basquetebol
Abraços

Dante

Prof. Dr. Dante De Rose Junior
Escola de Artes, Ciências e Humanidades - (USP)
Curso de Ciências da Atividade Física
Tel: (11) 3091 1055
Cel: (11) 9166.5881
Rua Arlindo Béttio, nº 1000
03828-000 - Ermelino Matarazzo - São Paulo/SP

Lançamento

Aluísio Elias Xavier Ferreira (Lula) e Dante De Rose Jr.

Técnicas e táticas
Uma abordagem didático-pedagógica

3a. edição ampliada e atualizada
ISBN 978-85-12-36260-1
120 páginas, formato 15,5 x 21,5 cm., peso 0, 204 g, preço R$ 59,00

Sumário: Introdução. Histórico. O basquetebol no Brasil. O basquetebol e as principais competições internacionais. Considerações sobre o basquetebol atual. Minibasquetebol. Características. Legenda específica. Estrutura de jogo. Considerações gerais. Aspectos didáticos e metodológicos. Considerações gerais. Fase de aprendizagem. Fase de fixação. Fase de aperfeiçoamento. Aspectos técnicos — fundamentos. Controle de corpo. Manejo de bola. Drible. Passe. Arremessos. Fundamentos individuais de defesa. Rebote. Exercícios sincronizados. Situações de jogo. Considerações gerais. Situação de um contra um (1 x 1). Situação de dois contra dois (2 x 2). Situação de três contra três (3 x 3). Aspectos táticos. Considerações gerais. Sistemas de defesa. Sistemas de ataque. Contra-ataque. Jogos pré-desportivos. Objetivos e características. Exemplos. Planejamento. Planejamento: modelo 1. Planejamento: modelo 2. Apêndices. Medidas da quadra de basquetebol. Dimensões obrigatórias das quadras para todas as competições oficiais. Medidas aceitas para competições colegiais, regionais e não oficiais. Sugestão de medidas para quadras em espaço reduzido. Violações e faltas. Referências Bibliográficas.

Prefácio de Jose Medalha

Quando James Naismith lançou a bola ao ar pela primeira vez para um grupo de alunos da ACM de Springfield, Massachussets, em 1891, não sabia, por certo, que estava criando uma modalidade  das mais atraentes, arrebatadora de multidões em todo os lugares,  um século depois.

O basquetebol  logo expandiu-se pelo mundo como  uma atividade predominantemente aprendida na escola. Apesar de todo o explendor do profissionalismo nos dias atuais, percebe-se que o ensino e aprendizagem do jogo se constituem em condições inseparáveis de sua organização e estrutura.

No Brasil, tal condição não foi diferente dos demais países. Não se concebe qualquer planejamento em educação física, sem incluir a modalidade como uma das atividades que mais benefícios proporciona ao seu praticante, do ponto de vista físico , psíquico e social.

Por outro lado, apesar da evolução reconhecida da modalidade entre nós, do grande número de adeptos, professores e técnicos que ensinam o basquetebol, percebe-se uma carência de publicações que possam  contribuir para melhorar o nível de ensino e informação do praticante.

Esta obra, já na sua segunda edição, vem preencher uma lacuna na literatura específica do esporte como atividade educacional, pois oferece tanto ao profissional quanto ao praticante uma forma de entender o basquetebol  de maneira muito clara e pedagógica, englobando aspectos de aprendizagem motora, biomecânica do movimento, pedagogia do esporte, retratando toda a experiência e competência dos seus autores.

O basquetebol é um jogo complexo pela sua especificidade, tanto na execução das habilidades motoras como no aspecto tático, envolvendo dez jogadores em um reduzido espaço com muita velocidade e precisão. Este livro tem como característica principal mostrar que essa complexidade pode ser facilmente alcançada utilizando a abordagem didático pedagógica proposta pelos autores.

Sinto-me perfeitamente a vontade para externar esses comentários, pois tive o privilégio de contar em minha  carreira acadêmico-profissional com a colaboração dos autores, como assistentes de disciplina  e assistentes técnicos em clubes e seleções. Ambos sempre demonstraram uma acuidade pedagógica raramente detectada entre os profissionais da área, já revelada na elaboração desta obra em sua primeira edição e agora complementada com informações mais atualizadas e de grande proveito para todos os interessados
na prática do basquetebol.

Jose Medalha
Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade de Indiana-EUA
Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo
Técnico Olímpico de basquetebol masculino do Brasil na Olimpíada de Barcelona- 92
____________________________________________
E.P.U. – Editora Pedagógica e Universitária Ltda.
Rua Joaquim Floriano 72 – 6o. andar – salas 65/68 - CEP 04534-000 – Centro –
São Paulo – SP – Brasil

Tel.: (11) 3168 6077 – Fax. (11) 3078 5803 - Site:  <http://www.epu.com.br/>
http://www.epu.com.br/ - E-mail:vendas@epu.com.br

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.