Cevnautas do Basquete,

O ideal seria ter a informação anunciando o evento aante, mas, vai aqui como registro. Laercio (lembrando que o CEV já teve a sede - ótima - na Católica de Brasilia entre 1998 e 2002)

31/08/2015 - 13:27
Curso de Educação Física recebe especialista internacional

Com o objetivo de mostrar aos estudantes a realidade do basquetebol e da Educação Física fora do Brasil, o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UCB traz a fisiologista do exercício aplicado ao Basquetebol, Drª Anne Delextrat

 Os estudantes da disciplina de Metodologia do Basquetebol, do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), tiveram a oportunidade de assistir, nos dias 24 e 27 de agosto, a palestra “Avaliações Físicas no Basquetebol: considerações sobre as posições no jogo", da fisiologista do exercício aplicado ao Basquetebol, Profa. Drª Anne Delextrat, da Oxford Brookes University, na Inglaterra.

O encontro foi uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UCB, com o objetivo de mostrar aos estudantes a realidade do basquetebol e da Educação Física fora do país. “Oportunidades como essa são fundamentais para que os estudantes entendam o que é feito em outros locais, as diferenças nos tipos de pesquisa, trazer conhecimentos agregados de estudos, incentivá-los sobre a importância de aprender outras línguas, principalmente o inglês, por ser o idioma mais importante no mundo científico”, ressalta o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Prof. Dr. Daniel Boullosa Alvarez.

A especialista Anne Delextrat mostrou durante a palestra um panorama das suas pesquisas, de como está o cenário de estudos e práticas na área de basquetebol no mundo, como também, técnicas e resultados de pesquisas relacionadas. “Estou muito feliz em estar aqui hoje, trazendo um pouco da minha experiência prática e teórica, para informar e incentivar os estudantes de Educação Física da Universidade Católica de Brasília. É muito importante despertar nos jovens estudantes o interesse pela prática aliada à teoria. Assim terão um melhor aprendizado e melhores resultados”, explica.

Para o professor da disciplina de Metodologia do Basquetebol, José Carlos Vidal, “oportunidades como essa potencializam os estudantes, permitindo que eles possam avaliar de perto como anda a área da Educação Física em outros países, independente da modalidade esportiva. Cada palestra tem o poder de fazer com que os estudantes reflitam sobre qual área dentro da Educação Física eles querem seguir. É papel da universidade incentivar, por meio de iniciativas como essa, o desenvolvimento científico, além do prático, para formar profissionais mais completos”.

A ação gerou satisfação entre os estudantes. “É de extrema importância que exista esse intercâmbio internacional, para mostrar aos estudantes novas perspectivas sobre determinados temas. Além de ser uma grande oportunidade de networking, é uma ótima chance para treinar o inglês”, destaca o estudante do 6º semestre e presidente do Centro Acadêmico de Educação Física, Pedro Henrique Penna. “Esse é o papel da universidade, agregar conhecimentos internos e externos, ultrapassando fronteiras para gerar um ensino de qualidade”, complementa o estudante do 6º semestre, Gabriel Neres Cavalcante.

Juliana Tito

Fonte com fotos e links: http://www.ucb.br/Noticias/2/7207/CursoDeEducacaoFisicaRecebeEspecialistaInternacional/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.