De: Dante De Rose
Mensagem original
De: Neide Torteli < neideucha@globo.com >

Amigos queridos!

Estamos lançando o Projeto Cesta Bi Campeã, que será um longa metragem em comemoração a este fato histórico do nosso basquetebol masculino! Este ano comemoramos 50 anos do título de Bi Campeões Mundiais, e não poderíamos deixar passar em branco não é mesmo? Nós os personagens centrais deste feito: Amaury, Wlamir, Sucar, Menon, Fritz, Victor, Jatyr, Mosquito, Paulista e in memoriam Rosa Branca, Ubiratan e Waldemar. Estamos convocado vocês amigos, parentes, ex alunos, alunos, amantes do basquetebol, que possuam material sobre esta época, seja foto, vídeo, recorte de jornal, ou até mesmo que queira dar o seu depoimento, do que viu, ouviu, presenciou, entre em contato com a gente, traga o que tem e nos ajude montar este documentário! Amigos do basquetebol de ontem, hoje e amanhã NOS AJUDEM A DIVULGAR! Não vamos deixar a memória do esporte do nosso país morrer!!! Conto com vocês!

Abraços

Paulista

DOCUMETÁRIO / FILME DE LONGA METRAGEM DOS BI CAMPEÕES MUNDIAIS NOS 50 ANOS – 1963

1ª Reunião – dia 29/09 às 14:00 hs no restaurante MANISH á Rua Horácio Lafer 491 – Itaim – São Paulo.

Convocados os Bicampeões:

Amaury, Wlamir, Sucar, Menon, Fritz, Victor, Jatyr, Mosquito e Paulista.

A Empresa Giros através do seu diretor José Belisário C. Penna Franca indicou o Bicampeão Benedicto Cícero Torteli, Paulista, para desempenhar a função de coordenador do projeto junto aos bicampeões.

Presente os bicampeões: Jatyr, Menon, Sucar, Mosquito, Fritz, Paulista, Victor representado por seu filho Victor Junior e ausentes os bicampeões Amaury e Wlamir, Amaury com problemas familiares autorizou o jornalista Juarez Araújo a transmitir que apoiaria todas as decisões tomadas pelos bicampeões nesta reunião, e Wlamir teria que comentar um jogo em São José, manifestou grande entusiasmo com o projeto e declarou via telefone que apoiaria tudo o que a comissão aprovasse.

Ás 14:00 hs o bicampeão Paulista abriu a reunião , explanando como tudo aconteceu e explanando detalhadamente tudo que tinha conversado e agilizado sobre o projeto.Falou também sobre a presença do Juarez Araujo como responsável direto na organização, secretaria e contato com os bicampeões desde o início dos entendimentos a partir da segunda quinzena de agosto.

Após essa explanação foi dada a palavra a cada bicampeão presente , todos fizeram uso da palavra enaltecendo o projeto.

A seguir foi perguntado a cada um se concordava com a realização do projeto, o que foi aprovado por unanimidade. Foi colocado que todos teriam que assinar a Declaração de Permissão de uso e direito de imagem , todos concordaram.

Foi colocado que a agencia ANCINE já aprovou o projeto podendo a Giro realizar captações financeiras para execução do mesmo e que entidades como a Eletrobrás, Ministério dos Esportes, CBB, Bradesco e Petrobrás já haviam manifestado interesse de apoiar financeiramente o projeto. Após muita discussão ficou aprovado por unanimidade que será pleiteada junto a Giro a importância de 25% de toda a verba capitada ou outros recursos que por ventura possam ser apurados com o projeto, essa verba arrecadada será dividida igualmente entre os 12 bicampeões mundiais, Amaury, Wlamir, Sucar, Menon, Fritz, Victor, Jatyr, Mosquito, Paulista e com as famílias dos bicampeões já falecidos, Waldemar, Ubiratan e Rosa Branca, o secretário e subcoordenador do grupo Juarez Araujo terá direito a 5% do recebido por um bicampeão, essa quantia será dividida entre os doze bicampeões, foi aprovado por unanimidade.

Foi eleito o bicampeão Benedicto Cícero Torteli – Paulista como representante único de todos os bicampeões para toda e qualquer função ou participação dos bicampeões em qualquer atividade comemorativa sobre os 50 anos do bicampeonato. Decisão aprovada por unanimidade.

Assuntos gerais sobre o projeto todos tiveram participação com perguntas e questionamentos que foram satisfatoriamente respondidos.

Por último ficou acertado que a próxima reunião seria em São Paulo quando todos os bicampeões assinarão a declaração de uso de imagem.

Foi solicitado ao secretário Juarez Araujo, que essa reunião seja antes de uma partida do campeonato paulista Masculino e que após seja oferecido um coquetel a imprensa para iniciarmos a divulgação do projeto.
Sem mais para o momento assinam esta ata Juarez Araujo e Benedicto Cícero “Paulista” Torteli, além de todos os bicampeões

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 17 de Janeiro de 2013 às 12:47.

Neide Torteli,

Parabéns pela iniciativa em revolver a memória do basquetebol no Brasil. Iniciativas como essas é que nos levam a acabar com o estígma "o Brasil não tem memória". Além dos campeões, sabemos todos que os anônimos muito fizeram para que o basquetebol fosse praticado até nossos tempos.

Igualmente, embora sem qualquer recurso, fiz pesquisas durante muitos anos para levantar a história do voleibol. Resultou em um livro enciclopédico, memorialista e obra de referência, pois não creio que haja similar no País. São 1.047 páginas distribuídas em 2 volumes. Falta-me, ainda, publicar as lembranças do voleibol em Nictheroy, de 1944 ao final dos anos 1960, já prontas. E, assim, fechar um círculo que retroage a 1939.

Entarei em contato com o grupo do basquete de Niterói, do qual o falecido Fernando era um dos componentes (não sei se campeão) para que tomem conhecimento e se enganjem no projeto.

Parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho!      


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.