Bom dia
No último sábado dia 18 de junho, o CRA-RJ ( Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro) promoveu um Seminário para discutir quatro pilares da nossa modalidade.
Painel 1- Estrutura política e modelo de gestão e os palestrantes foram, Daniel Riente (Vice-presidente da FBERJ) e Álvaro Cotta (Presidente da FMB)
Painel 2- Formação e retenção de talentos, Prof. Dante De Rose (Professor titular aposentado pela USP-SP) e Prof. Fábio Guedes (Professor de basquete da escola americana-RJ)
Painel 3- Captação de recursos e investimentos, João Henrique Areias (Consultor esportivo e diretor da Sportlink) e Fernando Mora (responsável pelos patrocínios esportivos da TIM)
Painel 4- Mídias (O motor da virada), Thiago Meireles (Gerente de relações instituições e de produtos da TV Globo) e Robinson Vasconcelos (Responsável pelo departamento de esportes do sistema Globo/CBN de rádio)
Tão logo o vídeo do evento esteja editado e finalizado, estarei postando aqui para que vocês possam assistir, avaliar e opinar com ideias e sugestões.
Abraço e bom dia a todos
Alexey
Comentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 20 de Junho de 2016 às 20:45.
Alexey, e a muitos cevnautas interessados no desenvolvimento esportivo a partir das escolas com professores regulares, mesmo que não sejam especialistas em qualquer atividade.
O programa que acabo de conceber permite ao docente conjugar suas atribuições curriculares - Educação Física e Esporte - sem o menor conflito, muito pelo contrário, uma vez que um contribui para o outro no desenvolvimento integral do indivíduo. E acrescento uma pitada de novidade REVOLUCIONÁRIA.
Pena que não tive conhecimento antecipado do Seminário, seria uma excelente oportunidade para realizar uma palestra a respeito dos temas que consigno abaixo. Mas nada impede que, se interessado, possamos nos manifestar em algum episódio futuro, ou mesmo particular (roberto_pimentel@terra.com.br). Além disso, a Comunidade do BASQUETE, ou outra, poderão tomar conhecimento de como á fácil e barato ensinar o esporte EDUCACIONAL, a partir do esnino fundamental.
Em relação ao basquete, já enviei e-mail para a diretora de marketing da representação da NBA do Brasil e, agora, também da América do Sul. Torno visível o programa a ser desenvolvido em todas as escolas do país, ou qualquer outra instituição de ensino esportivo educacional. Além disso, é MULTIDISCIPLINAR.
Veja a seguir um sumário dos aspectos tratados em um MANUAL de ENGENHARIA PEDAGÓGICA que construí a favor dos professores, acadêmicos e gestores comunitários.
Desculpem-me a imagem em inglês, pois por deficiência minha, perdi temprariamente a respectiva em português. Mas é quase a mesma coisa, não acham? Teoria Mielínica, Residência Pedagógica, Noções de Design thinking, Gestão escolar, Música, Matemática, Linguagem (Oralidade), Português, Metodologia, Pedagogia, Didática, um Blog, EaD, Formação Continuada, Por fim, Criação de um Protótipo e a respectiva Praxia, completamente diferenciada do que é ensinado atualmente. Visitem o PROCRIE e confiram: são 559 postagens à sua disposição para Comentários e Debates. BOAS LEITURAS!
CENTRO DE REFERÊNCIA EM INICIAÇÃO ESPORTIVA - PROCRIE
Contributo para Ensino Esportivo em Escolas[1]
ENGENHARIA PEDAGÓGICA & DESIGN THINKING
Revolucionando Métodos no Ensino Fundamental
I – Engenharia Pedagógica no Esporte Escolar
Antecedentes e Diagnóstico, uma Visão da Educação Física Escolar
Formação Profissional Continuada – Educação Física e Esporte Escolar
Missão, Visão, Objetivo, Inovação
Construção de um Manual de Engenharia Pedagógica
Tutoria, Coorientação Teórica e Prática
II – Como Melhorar a Educação Esportiva no Brasil?
Do Desenvolvimento à Maturidade
Ponte entre Neurocientistas e Professores
Didatismo no Séc. XXI
III – Metodologia Mielínica, o Grande Salto
Prática Investigativa
Despertando Competências
Ponte entre Cientistas e Professores
Manual de Engenharia Pedagógica
Ineditismo em Educação Física e Esporte
Educação para Crianças do Séc. XXI, Nova Didática
IV – Currículo Esportivo Interdisciplinar
Currículo Escolar... Esportivo e Interdisciplinar
Por que é Importante?
Como Fazer? Para Alunos do Séc. XXI
Conclusão, Sugestões para Leitura
V – Estratégia Europeia para a Atividade Física
Uso Inteligente do Conhecimento e Ideias Maravilhosas
Inatividade Física e Consequências
Brasil e Portugal, Comitê Olímpico de Portugal – COP
VI – Educação Física e Esporte no Ensino Fundamental
Solução para Velhos Problemas
Questão Fundamental
Observações, Recomendações, Sugestões
Como o Brasil Pode Melhorar?
VII - Como Melhorar a Educação no Brasil?
Empreendedorismo e Inovação
Ponte entre Neurocientistas e Professores
Didatismo no Séc. XXI
Clínica Investigativa, Tatear Pedagógico
Didática, Praxia
----------------------------------------------------------
Leia Mais... Revolucionando Métodos e Praxia
[1] Programa para professores, mesmo não especialistas, e para qualquer esporte.
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 20 de Junho de 2016 às 21:00.
Vejam só, mas uma falha desse escriba cibernético... Espero redimir-me!
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.