Cevnautas da  Informação & documentação

A publicação dos anais do XIV ENANCIB trazem uma boa oportunidade para rreafirmarmos a importância da inf&doc para as ciências do esporte.

Abrimos uma discussão na comunidade do CEV que tem mais gente - escritores, blogueiros, administradores de outras comunidades ... - e seria interessante aproveitarmos a oportunidade de chamar a atenção para alguns dos trabalhos do ENANCIB. Quem me ajuda a garimpar e comentar lá?

Laercio

 ... um novo debate na Comunidade Educação Física e Esporte

Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/anais-14-enancib-ar-comeca-amanha-muiiita-informacao/

Anais do 14º Enancib no Ar. Começa Amanhã. Muiiita Informação.

Cevnautas,  

Mais uma vez a ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação -  mostra que está na liderança quando o assunto é fronteira do conhecimento. O 14º ENANCIB começa amanhã e todos os trabalhos já estão no ar para os participantes tomarem conhecimento em casa, no ônibus ou avião, e chegarem a Belo Horizonte com o roteiro de participação adiantado.  

Como informação é insumo básico de pesquisa em todas as áreas certamente tem trabalhos que interessam a cada uma das Ciências do Esporte.  

Vamos garimpar e comentar aqui?  

http://enancib2014.eci.ufmg.br/programacao/anais-do-xv-enancib 

Laercio
 

Visite: Educação Física e Esporte - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/

 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 30 de Outubro de 2014 às 07:47.

Cevnautas da Biblioteca,

Achei um trabalho que nos ajuda a entender melhor e conhecer como as especialistas estão aprofundando a indexação. Mais um motivo para aumentarmos a batalha em busca do tesauro de Esporte. Laercio

Modelo de Colaboração Para Indexação de Recursos Web

Marcel Ferrante Silva e Gercina Angela Borém de Oliveira Lima

Resumo: O estudo apresenta um modelo de colaboração para a indexação de recursos web, oferecendo uma estratégia complementar à etiquetagem, através da seleção de termos de uma taxonomia facetada. Para a concepção do modelo de colaboração foi realizada uma pesquisa bibliográfica das seguintes temáticas: a) processo e modelos de recuperação da informação; b) indexação através de vocabulários controlados; c) classificação facetada; d) taxonomia  facetada; e) indexação automática; f) navegação facetada; g) modelos de colaboração da web 2.0; h) sistemas colaborativos; i) fluxo de trabalho; j) moderação; e k) etiquetagem social. Na  revisão de literatura foram pesquisados trabalhos sobre a etiquetagem facetada e classificação  facetada colaborativa. Para a avaliação do modelo de colaboração foi realizado um teste de  usabilidade. Apesar de uma grande parcela dos participantes do teste terem apontado sua  preferência pela etiquetagem, em mais da metade das ações de indexação foi utilizada a  taxonomia facetada, o que permitiu constatar que a utilização da mesma é válida para  complementar a indexação. Palavras-chave: classificação facetada, folksonomia, web 2.0, colaboração, indexação

http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt2

 

 

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.