Pessoal, O  DataGramaZero  de dezembrode 2009 que os seguintes artigos:

1 - O Bibliotecário 2.0 e a Emergência de Novos Perfis Profissionais
por Brasilina Passarelli
   
Resumo: A pesquisa original contempla o estado  das redes sociais e das novas formas de aprender e produzir conhecimento complementada pelo mapeamento das novas competências necessárias ao bibliotecário para atuar neste contexto. A pesquisa de campo compreende o mapeamento das grades curriculares da graduação em biblioteconomia.

2 -  O funcionamento discursivo das nuvens de tags na rede eletrônica: sentidos sobre Capitolina
por Vivian Lemes Moreira e Lucília Maria Sousa Romão

Resumo : Partindo do pressuposto de que a rede eletrônica é composta por diversas vozes formando um grande arquivo esse trabalho tem como intento analisar, à luz da Análise do Discurso de filiação francesa, o funcionamento discursivo da nuvem de etiquetas do campo textual que aparece em algumas páginas eletrônicas.

3 -  Classificação Social da Informação na Web: Tecnologia, Informação e Gente
por Alessandra Galdo e Angel Freddy Godoy Viera e Rosângela Schwarz Rodrigues

Resumo : Analisa as razões que levam o usuário de informação a colaborar livre e espontaneamente na classificação social da informação ou folksonomias e a utilizá-las para navegar por informações na Web. Faz-se uma reflexão a respeito dos desafios que a Internet traz à classificação e recuperação da informação.

4 - Metadados e Web Semântica para estruturação da Web 2.0 e Web 3.0
por Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos e Rachel Cristina Vesú Alves

Resumo : O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação vem ocasionando uma evolução na Web e várias ferramentas e metodologias foram sendo desenvolvidas na tentativa de solucionar os problemas de busca e recuperação das informações em novos ambientes informacionais.

5 - O pós-moderno e a organização do conhecimento no ciberespaço: agenciamentos maquínicos
por Silvana Drumond Monteiro e Joel Gomes de Abreu

Resumo:   O artigo elege e apresenta algumas categorias da organização do conhecimento, presentes no período pós-moderno e moderno, como base para discussão: imagem do conhecimento, modos de ser, linguagem, paradigma semiótico, suporte, representação e ontologias.

6 - Informação e construção de conhecimento no horizonte museológico
por Daniel M. V. Souza

Resumo:   Neste artigo existe a intenção de analisar as múltiplas posturas teóricas e abordagens práticas nas quais se encontram envolvidas as ações de informação em museus. A importância, muitas vezes negligenciada, de não enfatizar procedimentos essenciais que permitem uma efetiva ação de inserção social.
------------------------------------------------------------------------------------

Ainda, no DZG   temos a recensão Desafios do Impresso Digital: questões contemporâneas da Informação e do conhecimento.  Os LINKS remetem a sites relacionadas com os artigos deste número.  Em Colunas o artigo de opinião Bibliotecas comunitárias como território de memória interagindo práticas da aprendizagem e mudanças por Geraldo Moreira Prado.

O DataGramaZero de dezembro 2009 está disponível em:

http://www.datagramazero.org.br
http://www.dgz.org.br

Este é um periódico de acesso livre e tem o  ISSN 1517-3801.  É indexado no Brasil e no exterior e esta’ disponível na Internet livre para leitura e cópias. No mesmo site é possivel o acesso aos dez anos do Datagramazero com cerca de 40 números da Revista,  350 artigos, algo como 500 autores e 4 mil referências vinculadas a estes artigos.

O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à informação por meio digital. Tem um leitorado médio estimado em 3.500 acessos com leitura ao mês e esta registrado no Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal em http://www.latindex.unam.mx/larga.php?opcion=1&folio=9535 e tem PAGEKANK 5 no Google. É, ainda, indicado, pelo Qualis da Capes para mais de uma área do conhecimento.
___________________________________________________________________________________________________________________________________

DataGramaZeroDataGramaZeroDataGramaZeroDataGramaZeroDataGramaZeroDataGramaZeroDataGramaZeroDataGramaZero

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 5 de Fevereiro de 2010 às 23:10.

Poxa, Pereira...

quer dizer que somos pós-modernos? temas que pesquisávamos nos idos 1980/90, aqui no Maranhão, utilizando um computador COBRA 286 e o Carta Certa III e depois o Dbase III Plus... estou impressionado...

VAZ, L. G. D. ; PEREIRA, L. E. ; ANDRADE FILHO, S. S. ; FERREIRA NETO, F. D. . COLETA DE BIBLIOGRAFIA PARA PROCESSAMENTO POR COMPUTADOR. In: I Simposio de Educação Fisica da UFMA, 1989, São Luis-MA. Coletanea. São Luis-MA : UFMA, 1989. v. 1.

VAZ, L. G. D. ; PEREIRA, L. E. ; ANDRADE FILHO, S. S. ; FERREIRA NETO, F. D. . COLETA DE BIBLIOGRAFIA PARA PROCESSAMENTO POR COMPUTADOR. In: Dia da Pesquisa da ETFM, 1998, São Luis - MA. Anais. São Luis - MA : ETFM, 1990. v. 1.

4 - Metadados e Web Semântica para estruturação da Web 2.0 e Web 3.0
por Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos e Rachel Cristina Vesú Alves

Resumo : O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação vem ocasionando uma evolução na Web e várias ferramentas e metodologias foram sendo desenvolvidas na tentativa de solucionar os problemas de busca e recuperação das informações em novos ambientes informacionais.

5 - O pós-moderno e a organização do conhecimento no ciberespaço: agenciamentos maquínicos
por Silvana Drumond Monteiro e Joel Gomes de Abreu

Resumo:   O artigo elege e apresenta algumas categorias da organização do conhecimento, presentes no período pós-moderno e moderno, como base para discussão: imagem do conhecimento, modos de ser, linguagem, paradigma semiótico, suporte, representação e ontologias.

É Pereira... precisamos retormar as pesquisas e ver como ficariam com os Googles e Bings da vida, e outros sistemas de busca...

ANDRADE FILHO, S. S. ; FERREIRA NETO, F. D. ; VAZ, L. G. D. ; PEREIRA, L. E. . PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS BIBLIOGRÁFICO EM CIÊNCIAS DO ESPORTE. In: Encontro de Pesquisadores do Maranhão, 1990, São Luís - Maranhão. Encontro de Pesquisadores do Maranhão. São Luís - Maranhão : EDUFMA, 1990. v. 1. p. 47.

PEREIRA, L. E. ; VAZ, L. G. D. ; REIS, Lúcia ; ANDRADE FILHO, S. S. ; FERREIRA NETO, F. D. . ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DO ESPORTE VEICULADA EM PERIÓDICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: Encontro de Pesquisadores do Maranhão, 1990, São Luís - Maranhão. Encontro de Pesquisadores do Maranhão. São Luís - Maranhão : EDUFMA, 1990. v. 1. p. 49.

VAZ, L. G. D. ; PEREIRA, L. E. ; REIS, Lúcia . INDEXAÇÃO: EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE UM THESAURUS EM CIÊNCIAS DO ESPORTE. In: Encontro de Pesquisadores do Maranhão, 1990, São Luís - Maranhão. Encontro de Pesquisadores do Maranhão. São Luís - Maranhão : EDUFMA, 1990. v. 1. p. 50.

VAZ, L. G. D. ; PEREIRA, L. E. ; ANDRADE FILHO, S. S. ; FERREIRA NETO, F. D. ; REIS, Lúcia . Organização da Informação em Ciências do Esporte. In: II Simpósio de Educação Física da UFMA, 1990, São Luis - MA. Anais. São Luis - MA : UFMA, 1990.

VAZ, L. G. D. . ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DO ESPORTE - A EXPERIÊNCIA DO CEDEFEL-MA. In: 8o. Encontro de Bibliotecários do Estado do Maranhão, 1991, São Luis - MA. Anais - APBEM. São Luis-MA : crb-13, 1991. v. 1.

VAZ, L. G. D. ; PEREIRA, L. E. . ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DO ESPORTE: A EXPERIÊNCIA DO CEDEFEL-MA COM REVISTAS ESPECIALIZADAS. In: XVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 1992, São Caetano do Sul - SP. XVIII Simpósio Internacional de

VAZ, L. G. D. ; PEREIRA, L. E. . ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DO ESPORTE. In: XVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 1992. Anais CELAFISCS. São Caetano do Sul - SP : CELAFISCS, 1992

VAZ, L. G. D. ; PEREIRA, L. E. . A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMG. In: 45a. Reunião Anual da SBPC, 1995, Recife-PE. Anais 45a. Reunião SBPC. Recife-PE : UFPE, 1995. v. 2.

 

Softwares sem registro de patente

 

1.

VAZ, L. G. D. ; PEREIRA, L. E. ; LOUREIRO, Luis Henrique . Protocolo de indexação de periódicos dedicados a educação física, esportes e lazer em língua portuguesa. 1993.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.