de    Aldo <aldo.barreto@gmail.com>
  
O DataGramaZero de JUNHO 2010 traz os seguintes artigos:


1 - Desafios das tecnologias de informação e comunicação sob a erspectiva da gestão do conhecimento na sociedade em redes
por Deborah Bernett e Gregório Varvakis
Resumo: O presente artigo discorre sobre o estado sociológico das tecnologias de informação e comunicação, a confiança e a segurança na sociedade em redes como fator de influencia nas diferentes formas de organizações no mundo presente. Na passagem da era da informação para a era do conhecimento, nos deparamos com uma sociedade que se organiza em rede, onde a individualização da era da informação papel se transforma em sociabilização por convivênvia.

2 -  Histórias e memórias institucionais captadas a partir do estudo de acervos fotográficos.
      por Luciana Souza de Brito
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo acerca das memórias que podem ser interpretadas por meio da análise de um acervo fotográfico. O trabalho analisa o acervo fotográfico, por meio da utilização dametodologia proposta por Boris Kossoy  para a construção de uma narrativa fotográfica.

3 - A interligação entre Comunicação e Informação por Henriette Ferreira Gomes
Resumo: Aborda a interseção entre Comunicação e Informação,influências teóricas, proximidades e limites entre os estudos, apontando as interpretações de Miège, Coelho Netto, Sfez e Debray relativas a este assunto.

4 - A Propósito da Construção de Indicadores de Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil: aspectos sociotécnicos
por  Roberto Mario Lovón Canchumani
Resumo: O presente trabalho discute, sob o ponto de vista sociotécnico,  aspectos para explicar como se deu a construção deindicadores de ciência e tecnologia  no Brasil. Parte-se dos estudos de ciência, tecnologia e sociedade, particularmente da Teoria do Ator- Rede, para considerar os indicadores de ciência e tecnologia na sociedade.

5 - Bibliometria na avaliação de periódicos científicos
por  Ana Gabriela Clipes Ferreira
Resumo:  O presente trabalho pretende apresentar a interrelação entre a Bibliometria e a avaliação de periódicos científicos.  Conceitua periódico científico, periódico científico eletrônico e discute condições sobre a avaliação das revistas científicas. Verifica como as novas tecnologias influenciam os estudos bibliométricos.

6 - Monitoria eletrônica e hipertextos: relevância para os profissionais da informação
por  Fernanda Pereira, Benildes Coura M. S. Maculan, Gercina Angela Borém O. Lima
Resumo:  Este estudo mostra o importante papel da monitoria eletrônica no ensino, fornecendo material de apoio às disciplinas presenciais, por meio de sistemas de hipertextos. Aponta a necessidade de se estimular o uso desse instrumento para a complementação da formação acadêmica  proporcionando a construção de competências informacionais, essenciais ao futuro profissional da informação.

------------------------------------------------------------------------------------
Ainda, no DZG   temos a recensão do livro “Estatísticas nas Américas: Por uma agenda de estudos históricos comparados” Organizado por:   Nelson de Castro Senra e Alexandre de Paiva Rio Camargo . Os LINKS remetem a sites relacionadas com os artigos deste número.

Em Colunas o artigo de opinião: Ocultando a Informação usando indicadores simbólicos .  

O DataGramaZero de JUNHO 2010 está disponível em:

http://www.datagramazero.org.br
http://www.dgz.org.br

Este é um periódico de acesso livre e tem o  ISSN 1517-3801.  É indexado no Brasil e no exterior e esta’ disponível na Internet em formato html, livre para leitura e cópias. No mesmo site é possivel o acesso aos dez anos do Datagramazero com cerca de 45 números da Revista,  350 artigos, algo como 400 autores e 5 mil referências vinculadas a estes artigos.

O DataGramaZero está registrado no Latindex - Sistema Regional deInformación en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal em < http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=2&folio=9535> e tem o índice de PAGEKANK 5 no Google.

O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à informação. Tem um leitorado médio estimado em 4.000 acessos com download ao mês. Está listado no último Qualis da Capes para mais de uma área do conhecimento.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.