ACABO DE POSTAR EM MEU BLOG http://colunas.imirante.com/leopoldovaz/

Lá pelos anos 80 - logo no seu início, o Laércio e eu tomamos uma decisão - a de criar um mecanismo de dissiminação da informação. Criamos o CEDEFEL-MA - Centro de Estudos e Documentação em Educação Física, Esportes e Lazer do Maranhão; participação dessa ‘instituição’ a SEDEL (Laércio e eu), a UFMA (Laércio), a UEMA (eu) e a Escola Técnica (eu). Funcionava numa pasta, que eu carregava na minha bolsa de trabalho. E funcionava, quando nos encontrávamos. Logo antes de minha saida da SEDEL, quando fui trabalhar na Assessoria Técnica, tinhamos reuniões de trabalho todos os dias… Daí resultou algumas importantes decisões, que modificaram nossas vidas. Laércio criou o CEV - Centro Esportivo Virtual  www.cev.org.br , a maior revolução que a Educação Física e os Esportes brasileiros enfrentaram, com a reunião de cerca de 135 mil professores trocando ideias. O CEV - 13 anos completados este ano - acaba de criar um novo mecanismo de comunicação - mais uma revolução capitaneada pelo Pereira e pelo Alê (filho do Lino…) com a criação das Comunidades (de informação).

Eu, influenciado pelo Laercio acabei fazendo um Mestrado na área da Ciência da Informação - área de concentração Informação em Ciência e Tecnologia. Meu objetivo era trabalhar com documentação esportiva e a criação de um mecanismo de dissiminação da informação - centro referencial: informação sobre a informação. É o que foi o CEDEFEL-MA e o que é o CEV, hoje…

Com a evolução dos meios de circulação da informação - especialmente a Internet - www - o que antes era feito em papel, agora se faz no ‘limbo’, no virtual, e inumeros mecanismo são criados e aperfeiçoados - inovações tecnológicas.

Este mecanismo, por exemplo, tem uma agilidade impressionante. O Blog e seu irmão menor, o Twitter, vão muito além de todas as expectativas, que tínhamos e poderíamos imaginar há 30 anos… Como sempre lembra o Laércio, das fichinhas em que anotávamos as novidades e depois rodávamos no mimeógrafo a álcool - do Jornal da APEFELMA (alguém ainda lembra dela?), até os Jornais de Parede que o Pereira costumava ‘publicar’ pela UFMA, depois ETFM, e por ultimo, UFMG… já vai um longo e penoso processo de aprendizagem e corridas para acompanhar as novidades… 

A postagem abaixo foi tirada de uma discussão na Comunidade Volei - CEV VOLEI, que está ocorrendo neste momento, sobre a Iniciação ao Volei… O Roberto Pimentel está disponibilizando artigo publicado em Portugal no sitio sovolei www.sovolei.com. Interessante, e vale a pena acompanhar…

Opção voleibol de praia - por Roberto Pimentel disponível em http://www.sovolei.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2543:tempo-tecnico-roberto-pimentel-escreve-sobre-a-opcao-q-volei-de-praiaq&catid=99:tempo-tecnico

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.