CAPOEIRA ANGOLA DO MARANHÃO

 

            CARMO (2006) [1] em seu NA RODA DA CAPOEIRA – um estudo semântico-lexical da mandinga angoleira dentro do projeto ALiMA – o português falado no Maranhão, tem como objetivo  contribuir para o conhecimento da realidade lingüístico-cultural do Maranhão. Dessa forma a autora investigou o universo da capoeira Angola em São Luís do Maranhão, elaborando, ao final um glossário da Capoeira Angola.

            Em visita à várias casas de capoeiras, realizou entrevistas, aplicadas a um aluno, um professor e três mestres de capoeira, cinco informantes, visando à elaboração do glossário. Está organizado em

a) termos pertencentes aos campos semânticos selecionados:

1. Instrumentos musicais – composto de termos que nomeiam os tipos de instrumentos utilizados nas rodas de capoeira;

2. Movimentos – composto de termos que denominam os movimentos defensivos e desequilibrantes;

3. Golpes – composto de termos que nomeiam os tipos de golpes de ataque e defesa utilizados nas rodas de capoeira;

4. Toques – composto de termos que nomeiam os tipos de toques feitos nos berimbaus e usados para entoar os cânticos na roda de capoeira.

b) termos não inseridos nos campos selecionados, porém registrados durante a pesquisa.

            Os verbetes do glossário estão organizados obedecendo a seguinte estrutura:  termo-entrada + categoria gramatical + gênero + definição + remissivas + variantes.

            A autora traz a seguinte classificação dos movimentos básicos, segundo o Mestre Bola Sete, em Capoeira na Bahia[2]: quinze movimentos (quatro defensivos, quatro desequilibrantes e sete golpes, sendo, respectivamente: ginga, negativa, role e aú; rasteira, banda, tesoura, boca-de-calça; rabo-de-arraia; meia-lua, ponteira, chibatada, chapa, joelhada e cabeçada.

 

 

MOVIMENTOS DEFENSIVOS E DESEQUILIBRANTES

 

Aú. s.m. Consiste em um salto com as pernas para o ar, fazendo apoio com as mãos no solo, voltando, em seguida, à posição inicial. Usado para entrar na roda. É um movimento defensivo.

Banda. s.f.  o capoeira se aproxima encaixando uma perna atrás do  corpo do adversário, calçando-o e procurando derrubá-lo com o auxílio do braço ou da cabeça. É um movimento desequilibrante.

Boca-de-calça. s.f. o capoeira abaixa o corpo e segura a ‘boca de calça’ ou a perna do adversário, puxando-a em sua direção, derrubando-a para trás. É um movimento desequilibrante.

Ginga. S.f. o principal movimento da capoeira. O capoeirista se movimenta com o corpo para a direita e para a esquerda, com a intenção de confundir o seu adversário e se colocar em posição adequada para o ataque. Movimento defensivo.

Negativa. S.m. Movimento em que o capoeirista se abaixa, rapidamente, apoiando-se no chão com uma mão e um pé. Pode ser dado de lado ou de frente. É um movimento defensivo.

Rasteira. S.f. O capoeirista aplica uma ‘varredura’, isto é, encaixa o pé na altura do calcanhar do adversário, procurando derrubá-lo no chão. É um movimento desequilibrante.

Rolê. S.m. O capoeirista rola o corpo rapidamente no chão, com o auxílio das mãos e dos pés, afastando-se ou aproximando-se do adversário. É um movimento defensivo.

Tesoura. S.f. É um movimento desequilibrante, em que o capoeirista encaixa as duas pernas na altura dos joelhos do adversário e, com uma girada de corpo, procura derrubá-lo no chão.

 

GOLPES DE ATAQUE E DE DEFESA

 

Cabeçada. S.f. Movimento de ataque em que o capoeirista lança a cabeça no abdômen, no peito ou no rosto do adversário.

Chapa de costas. S.f. é um golpe de coxa erguida, desferido com a planta do pé, na altura do plexo solar, ou em qualquer parte do corpo do adversário. Pode ser aplicado de frente, de lado, ou solto (quando é aplicado sem apoio das mãos no solo),

Chibatada. S.f. Golpe aplicado com o dorso do pé, de preferência à altura dos rins, do rosto e plexo solar do adversário.

Joelhada. S.f. Só é aplicado quando o capoeirista está bem próximo do adversário. Os órgãos genitais e a coxa são os locais mais visados para aplicá-la.

Meia-lua. S.f. è um golpe em forma de meia-lia nas combinações de golpes. Pode ser usado para tingir o adversário com as faces laterais do pé., de preferência, na cabeça. Pode ser dado de frente e de lado.

Ponteira. S.f. É um golpe de fácil aplicação e bastante perigoso. O capoeirista leva a perna ao local desejado com bastante rapidez e a recolhe imediatamente. Desferido com a ponta do pé nos órgãos genitais, no joelho e embaixo do queixo do adversário.

Rabo-de-arraia. S.f. O capoeirista gira o corpo na direção do adversário com uma perna flexionada, servindo de apoio no solo juntamente com as mãos e com a outra perna, completamente estirada, procura atingi-lo com o calcanhar na altura dos rins ou da cabeça. Esse golpe é, também, denominado, em outras vertentes da capoeira, de meia-lua de compasso.


[1] CARMO, Rosangela Maria Costa Pinto do. NA RODA DA CAPOEIRA – um estudo semântico-lexical da mandinga angoleira. In RAMOS, Conceição de Maria de Araújo; ROCHA, Maria de Fátima Sopas; BEZERRA, José de Ribamar Mendes. (Org.). A DIVERSIDADE DO PORTUGUÊS FALADO NO MARANHÃO: O Atlas Lingüístico do Maranhão em foco. São Luís: EDUFMA, 2006, p. 80-103.

[2] BOLA SETE, Mestre. A capoeira na Bahia. 4 ed. Rio de janeiro: Pallas, 2003.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.