qui, 29/10/09 Por leopoldovaz | categoria A VISTA DO MEU PONTO, Educação Física - replicando de meu Blog na Globo.com - i.mirante.esporte

O meu irmão Lino me avisa que saiu a segunda edição do livro “Metodologia do Ensino de Educação Física”, de autoria do “Coletivo de Autores”, do qual ele faz parte. Dezessete anos se passaram, desde o lançamento; obteve 14 reimpressões ao longo de seus 17 anos de existência.

Ao longo desse tempo o Coletivo de Autores - como ficou mais conhecido o grupo composto por Lino Castellani Filho; Carmen Lúcia Soares; Celi Nelza Zülke Taffarel; Elizabeth Varjal; Micheli Ortega Escobar Valter Bracht foi referência marcante no campo da Educação Física Escolar,alçando voo para além do território brasileiro e alcançando terras da nossa América do Sul.

Próximo ao seu aniversário de 15 anos, seus autores, a convite do grupo pernambucano de estudos e pesquisas Ethnós,prestaram seus depoimentos - cada um por sua vez e desconhecendo o teor dos outros - acerca da compreensão do significado do livro no âmbito da educação física brasileira,como também nas suas trajetórias de vida.

Esses depoimentos, longe de macular este clássico da literatura da educação física brasileira, se retratam em testemunhos vivos daquilo que sobrevive ao tempo, externando a virtude de se fazer atual e, como tal, colaborar na projeção do futuro, medida que são reveladores da possibilidade de uma sua nova síntese provisória.
É ela - possibilidade de nova síntese - que se apresenta nesta sua segunda edição.Neste livro a Educação Física Escolar configura-se pela apreensão das distintas manifestações da Cultura Corporal tais como o Jogo, a Dança, a Ginástica, o Esporte, entre outros.

Apresenta os fundamentos que buscam identificar a Educação Física na Escola, visando construir parâmetros necessários a uma nova síntese.

A metodologia, que é enunciada neste livro, é entendida como uma das formas de apropriação do conhecimento específico da Educação Física onde sempre está presente o singular de cada tema da Cultura Corporal, como também o geral, que é a expressão corporal como linguagem social e historicamente construída. Assim, são contempladas abordagens metodológicas abrangendo programas específicos para cada um dos graus de ensino, bem como formas de selecionar e sistematizar o conhecimento e organizar o trabalho escolar, sem descuidar das práticas avaliativas, que ganham instigantes contornos.

Os Depoimentos do Coletivo de Autores Para o Grupo Ethnós, assim como o princípio marxista da contradição está no cerne dos fundamentos do livro Metodologia do Ensino de Educação Física, a compreensão acerca do que vem a ser os depoimentos aqui publicados também traz a unidade e luta dos contrários.

Podemos compreender o ato de depor também nesse princípio, mas não como incoerência e sim como dependência recíproca - quem depõe pode destituir, abdicar, mas também inserir e confiar; pode fornecer indícios favoráveis e desfavoráveis, testemunhar negativa ou positivamente e mais, contraditoriamente, pode confiar ao abdicar e abdicar ao confiar…

Os depoimentos, que integram o Posfácio, são frutos desse movimento de contradição como unidade e luta, que precisam ser compreendidos no contexto de sua produção e em reação aos condicionantes de sua motivação. Expressam totalidade e particularidade, realidade e possibilidade, negação e afirmação.

Metodologia do Ensino de Educação Física Castellani -Soares - Taffarel - Varjal - Escobar - Bracht
2ª edição…

Parabens, Lino, e obrigado pelo depoimento… vamos divulgar, se voce permitir…

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.