Psiu do Aldo Barreto, http://www.espm.br/ConhecaAESPM/AconteceNaESPM/Noticias/Pages/NoticiaExibir.aspx?noticiaId=1231

ESPM-RJ E GLOBO UNIVERSIDADE DEBATEM O NASCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA TERCEIRA EDIÇÃO DO “NÓS DIGITAIS” 

Toda última segunda-feira de cada mês, a ESPM-RJ, por meio do Pan Media Lab, e o Globo Universidade oferecem ao público, gratuitamente, o Projeto "Nós Digitais": uma oportunidade de debater as transformações e os futuros possíveis da comunicação e do ser humano. Trata-se de uma série de encontros que, alinhando palestras e debates com peças interativas e performances, reflete sobre as transformações da sociedade e da comunicação, desde o aparecimento da vida até o surgimento das mídias digitais, em busca de um melhor entendimento do mundo contemporâneo e dos seus possíveis desdobramentos.

O terceiro encontro da série será realizado no dia 30 de agosto, às 19h, no Oi Casa Grande. Com o tema “O nascimento e o desenvolvimento da escrita”, terá como palestrante Paula Sibilia, professora no Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os mediadores da palestra serão os curadores do evento: o professor de estudos de mídias e comunicação da ESPM-RJ, Vinicius Andrade Pereira, o físico Luiz Alberto de Oliveira e o músico e escritor Fausto Fawcett.
Em torno do tema central do encontro, os tópicos mais relevantes a serem abordados são: o texto eletrônico e as novas formas de escrita na contemporaneidade; as práticas sociais e comunicacionais mediadas que contam com a escrita (twitter, redes sociais, MSN, SMS, etc); as características da cognição literária hoje (que dá suporte a práticas como a educação); os leitores de textos eletrônicos e a cultura literária (kindle) e o consumo de informação escrita na contemporaneidade (jornais, impressos, blogs, sites, etc). Como em todos os eventos, o encontro se encerra com uma performance poética/musical do Fausto Fawcett e do grupo Simbiotecnoise, que tem como proposta sintetizar de modo lúdico o tema debatido.

Paula Sibilia foi escolhida para participar desta edição do “Nós Digitais” em função de seus estudos que constam no livro “O show do eu: A intimidade como espetáculo” (2008), onde a autora trata exatamente de modos de escritas eletrônicas contemporâneas e processos de subjetividade. Paula é graduada em Ciências da Comunicação e em Antropologia na Universidad de Buenos Aires (UBA, 1992), mestrado em Comunicação na Universidade Federal Fluminense (UFF, 2002), doutorado em Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2007) e doutorado em Saúde Coletiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2006).

Sibilia é ainda professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no Departamento de Estudos Culturais e Mídia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Novas Tecnologias e em Comunicação Visual, pesquisando principalmente os seguintes temas: subjetividade contemporânea, corpo humano, tecnologias digitais, imagens e práticas corporais. Publicou os livros "O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais" (2002) e "O show do eu: A intimidade como espetáculo" (2008), ambos com versões traduzidas para o espanhol e publicadas pela editora Fondo de Cultura Económica.

Saiba mais sobre o Nós Digitais - Através de um percurso reflexivo, que vai do aparecimento da vida à cibercultura, a proposta da série Nós Digitais é retomar algumas teorias do campo da comunicação e de campos afins, re-avaliando a importância e o legado destas teorias para o enfrentamento das questões que envolvem o humano e as novas tecnologias da comunicação. Para isso, os encontros da série - sempre às últimas segundas-feiras do mês(excepcionalmente em setembro teremos duas edições - dias 13 e 27) propõem uma dinâmica que implica variados recursos e linguagens, como vídeos, palestras, debates, performances, instalações multi-plataformas e interativas, como meios para potencializar o pensamento e a reflexão sobre cada um dos temas debatidos.

Clique aqui para realizar sua inscrição.

SERVIÇO:
“Nós Digitais”, com Paula Sibilia, professora no Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Data e horário: 30 de agosto, às 19h
Local: Oi Casa Grande - Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon, Rio de Janeiro
Entrada franca mediante inscrições no site www.espm.br
Mais informações pelo telefone (21) 2216-2002
Concepção e Coordenação: Vinícius Andrade Pereira

Informações à imprensa ESPM-RJ
Tamer Comunicação Empresarial
(21) 2216-2003 // 9924-6906

Patrícia Ribeiro – jornal@espm.br
Informações à imprensa – Globo Universidade
In Press Porter Novelli
(21) 3723-8096

Danielle Cristine - danielle.cristine@inpresspni.com.br

Tatiana Wolff – tatiana.wolff@inpresspni.com.br

Informações à imprensa – Oi Casa Grande
Leandro Gomes – leandrogomes@cassu.com.br

(21) 2522-6581

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.