Cevnautas dos livros, dá pra ver as ilustrações dos livros clicando no link no fim da nota. Laercio

Desde o nascimento da civilização, os seres humanos têm registrado seus pensamentos em paredes, pedras, papiros, e nos famosos livros. E volta e meia, alguns livros causam abalos nas leis sociais reinantes, modificando o pensamento de muitos. Hoje, ainda há a possibilidade de não precisar comprar o livro, já que muitos clássicos estão disponíveis gratuitamente na internet!

Essa não é uma lista no estilo 1001 livros, que vai abarcar todas as fases do mundo da literatura e do pensamento. É só uma lembrança de alguns títulos, e espero que nos comentários cada um lembre também daqueles que mudaram a sua vida!

1 – A REPÚBLICA, DE PLATÃO

Os gregos têm seu lugar reservado na história. E quando não estavam passeando por aí enrolados em lençóis, praticando sexo com os anciões ou guerreando, exploravam a filosofia, a natureza e a sociedade. E o incrível é a simplicidade: Platão sublinhou conceitos morais e sociais apenas com diálogos entre seus contemporâneos. E podem apostar, as ideias dele estão por aí até hoje.

2 – O KAMA SUTRA, DE VATSYAYANA

O primeiro livro de “sacanagem” da história. O texto Hindi foi um dos primeiros guias para os casais atingirem o prazer máximo. O livro descreve 64 práticas sexuais diferentes (as fotos só foram inseridas depois, infelizmente). Quer saber o mais incrível? Dizem que Vatsyayana seguia a castidade, mas através de muita meditação atingiu um conhecimento profundo da natureza humana. O que o livro influenciou? Não preciso nem dizer.

3 – PRINCÍPIOS MATEMÁTICOS DA FILOSOFIA NATURAL, POR SIR ISAAC NEWTON

Com esse livro, um tanto complexo para aqueles sem bases nesse tipo de conhecimento, Newton revolucionou completamente todas as ciências da época. Aqui estão os três princípios básicos da mecânica, que provavelmente você estuda ou estudou na sua vida: o da inércia, da dinâmica e da ação e reação.

4 – SENSO COMUM, DE THOMAS PAINE

Talvez não tão conhecido por aqui, mas muito famoso nos Estados Unidos. Na época dos reis e da colonização britânica, Paine começou a falar abertamente sobre liberdade e tirania. O resto você já sabe. Porque é radical? Junto com outros autores rebeldes, como Henry David Thoreau (não necessariamente envolvido nesse caso, mas por semelhança de ideal), convenceu o “João” comum da sociedade de que a Independência é uma boa ideia, dando espaço para a Revolução Americana.

5 – FOLHAS DE RELVA, DE WALT WHITMAN

Considerado um dos expoentes da poesia, Whitman foi importantíssimo para quebrar barreiras desse estilo: ele tirou a poesia da academia, trazendo uma linguagem mais próxima de todos. Ele também uniu o romantismo e o realismo, gerando uma poesia livre. Influenciou muita gente, desde os Beatnicks até os poetas atuais.

6 – A GUERRA DOS MUNDOS, DE H.G. WELLS

Escrito há mais de um século, esse livro deu origem ao que hoje chamamos de ficção científica. Wells influenciou uma geração inteira, contaminando a mente de crianças que passaram a sonhar em serem cientistas, astronautas e coisas do gênero. Ah, e também influenciou o Tom Cruise.

7 – A REIVINDICAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER, DE MARY WOLLSTONECRAFT

Essa obra, lançada no fim do século 18, num muito período turbulento da Revolução Francesa e dos ideais de liberdade do homem, formou a base do começo do feminismo. Nela, Wollstonecraft afirma que a mulher precisa ter direito a educação para sair de sua condição inferior, e condena o casamento como escravidão disfarçada. Por foi marcante? Deu ideias para acabar com a sociedade patriarcal.

8 – A ORIGEM DAS ESPÉCIES, DE CHARLES DARWIN

Em um época onde o ateísmo está crescendo muito, esse provavelmente ainda é o livro de cabeceira de muitos cientistas e pensadores. Para as religiões criacionistas, esse é considerado um dos piores inimigos, já que deu a base para o desenvolvimento da ideia evolucionista. Termos tão usados, como Seleção Natural, devem muito ao barbudo Darwin. Com certeza, um dos maiores livros científicos da história.

9 – PÉ NA ESTRADA, DE JACK KEROUAC

Saindo um pouco da ciência, e voltando à literatura, esse é um clássico marcador de uma geração. Ainda lido por muitos “alternativos”, “On The Road”, no original, foi o livro base da geração Beatnick, das décadas de 50 e 60 dos Estados Unidos. Essa geração marcou o começo de uma contra cultura que lança suas ideias até hoje. Além de toda a importância histórica, o livro ainda foi escrito de uma maneira completamente radical, em apenas três dias. [Oddee]

FONTE: http://feedproxy.google.com/~r/feedburner/xgpv/~3/XZd9UJlxVwA/?utm_source=feedburner&utm_medium=email

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 23 de Maio de 2012 às 22:53.

Laércio,

O que você acha de colocar os títulos de livros "marcantes" na nossa área de Educação Física? Um resumo bem curtinho do que trata o livro também seria bem vindo. Confesso que esse é um pedido "meio egoísta" porque tenho pouco acesso aos livros que abrangem a nossa Educação Fisica.

 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 24 de Maio de 2012 às 08:18.

Perdoem-me ambos, Laércio e Edison, mas como os acompanho neste CEV com intensa curiosidade, não posso deixar de juntar um assunto a outro, isto é, literatura científica, EF e desportos. Explico: em outra comunidade, há discussões muito boas a respeito de tais assuntos e dessa forma pretendo uní-las rapidamente.

A busca por ciência nos esportes possui variáveis fartas, mas penso que nos desportos coletivos sejam preponderantes os aspectos psicológicos os mais influentes. Como desporto inclui formação (técnica e tática), peço permissão para sugerir ao Edison e demais interessados, lerem os assuntos postados no Procrie (www.procrie.com.br/) calcados em excelentes autores, embora nada comparado aos compêndios acima. Vejam parte do texto extraído de "Como surgem os talentos? Seria por acaso"?

"Temos publicado no Procrie alguns artigos sobre o assunto em que Daniel Coyle, no livro 'O código do talento', pretende responder à questão formulada pelo site do Terra: "Por que ilustres desconhecidos de repente tornam-se famosos em suas especialidades"? A partir de suas observações pelo mundo, ele desenvolve uma teoria que chamou de treinamento profundo. Coyle observou que existe um padrão, uma regularidade na percepção do próprio talento por seu detentor que a torna característica do processo de aquisição de habilidade. Daí vem uma importante questão:

  • Qual a natureza desse processo capaz de gerar duas realidades tão díspares?
  • Como esses indivíduos, que parecem ser iguais a nós, de repente se tornam talentosos, embora não tenham consciência disso, ignorando a verdadeira dimensão desse talento?

Para saber mais a respeito, vejam os textos: Como se Adquire Habilidade? (I e II) - Como Ensinar - Habilidade vs.Talento - Ensinar Vôlei e Futebol, que Diferença? - Como Produzir Talentos? - Melhores Treinos, Melhores Atletas - Metodologia e Pedagogia, Para que Servem? - Soprador de Talento?

E incluo ainda nesta lista, "Xadrez e Voleibol", para que sejam percebidas as vantagens de seu aprendizado desde cedo e sua influência na vida dos indivíduos.

 

Boas leituras!

  

Por Edison Yamazaki
em 25 de Maio de 2012 às 19:17.

Roberto,

Maravilha!!  Desde que aqui cheguei, tive pouco acesso aos livros da nossa área e outros também. Até uma simples revista (Veja, Exame, Placar, etc) é difícil de encontrar.

A sua dica vai me ajudar bastante além de instruir e divertir.

Obrigado.

 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 26 de Maio de 2012 às 09:03.

Edison,

É bem possível que todas estejam disponibilizadas na web, bem como os principais jornais do país: Folha de São Paulo, Estadão, O Globo etc.. A Veja tenho certeza. Aliás, tem um estudioso muito profundo sobre Educação - Gustavo Ioschpe (?) - que você podeá acessar seu blog. Clique em Educação e busque.

Sobre o Procrie, gostaria de ter os seus comentários colados por lá. Aliás, tenho alguns visitantes japoneses há algum tempo. Atualmente, dispersos por nove cidades: Shibuya, Yokohama, Kobe, Koshigaya, Chiba, Shinjuku, Hamamatsu, Naniwa e Saitama, todas na região central do país. É motivo de muita alegria para mim!  

Por Laercio Elias Pereira
em 26 de Maio de 2012 às 18:45.

Helio, Roberto, Cevnautas,

    Tem algumas coisas saborosas no CEV com o passar desses 16 anos no ar. Em 1998 um cevnauta pioneiro (estamos com 31.156 páginas pessoais no quem é quem e ele é nº 291) Carlos Figueiredo, propôs e pilotou a realização de um levantamento entre os participantes das antigas listas de discussão. O projeto foi batizado de "Livros do Século" e rolou na lista cevbibli http://listas.cev.org.br/cevbibli/1999-01/msg00009.html. O artigo sobre o projeto foi publicado na revista Motus Corporis.  http://cev.org.br/biblioteca/livros-seculo-educacao-fisica-esporte-lazer/ . Hoje o Professor Carlos Figueiredo http://cev.org.br/qq/carlosfigueiredo é Pró-reitor de Ensino do Centro Universitário Augusto Motta e editor da Revista Intercontinental de Gestão Desportiva http://revista.universo.edu.br/index.php/gestaoesportiva

Laercio

 

Por Edison Yamazaki
em 28 de Maio de 2012 às 03:15.

Laércio,

Dei uma lida na lista dos livros e deu para perceber o trabalhão de deu para organizar tudo aquilo. Independente de qualquer coisa, achei a idéia de lista muito interessante, e me deu ainda a noção mais exata do quanto eu estou afastado das conversas acadêmicas, dos estudos entre papéis, das teorias e pesquisas. Além de tudo isso, me dá a percepção exata do tempo em que estou afastado do Brasil.

Colocarei minha cabeça para pensar para ver se lembro dos títulos e autores dos livros que lí. Se não constar na sua lista, peço licença, mesmo que atrasado, para inserí-lo.

A listagem ocorreu em 98 e eu não sabia de nada. É, o tempo passa para todo mundo.

Abraços,

Abraços,

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.