Laércio e eu recebemos de dois doutorandos que se encontram na Espanha um pedido, o de escrever capítulo de livro que estavam preparando. Sobre Tesauro. Acharam um artigo nosso, do tempo jurássico, e pediram-nos informações sobre o mesmo e se havia mais alguma coisa. Como resultado, escrevemos o que segue (uma pequena parte do capítulo vai aqui reproduzido).

O livro deveria ter saído em maio ultimo. Demorou. Não tenho paciencia para esperar. Desculpem, adianto alguma coisa, para inicio de uma discussão e, como membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, tenho me dedicado ao resgate da memória do esporte, lazer, e educação física do/no Maranhão. Isso, deve fazer parte dessa história...

Leopoldo

Para apresentar as discussões nacionais sobre o tema tesauro e Educação Física, procedemos ao inventário histórico e à descrição de todos os eventos diretos e indiretos que conseguimos identificar desde o primeiro registro do tema até o final de abril de 2009.   

 

Os Primeiros Trabalhos Acadêmicos

 

            Até onde nossa revisão avançou, é possível afirmar que a primeira iniciativa acadêmica sobre o tema tesauro[1] e Educação Física no Brasil foi registrada em 1986 no primeiro Encontro de Pesquisadores da UEMA[2],[3]:

 

A criação de um modelo de Centro Referencial – informação sobre a informação – para facilitar a comunicação entre especialistas e a procura de formas alternativas de editoração, que permitam a apropriação de grandes quantidades de informações pelos centros de menor poder aquisitivo é a proposta do CEDEFEL-MA [...]

“O desenvolvimento de um sistema gerencial de bando de dados próprio solucionou uma das principais dificuldades encontradas na indexação de periódicos. A construção de um Glossário [4], a partir da listagem acumulada pela Escola de Educação Física da USP [5] e que vem recebendo modificações nos últimos anos resolveu em parte, outras dificuldades – a inexistência de um ‘thesaurus’ que sirva de repertorio para a obtenção de palavras-chave.

“O que se pretende agora é dar continuidade à indexação de periódicos e iniciar um cotejamento com o ‘Sports thesaurus’ do SIRC [6] para construir; adaptar um thesaurus brasileiro em Ciências do Esporte”.

 

            Em 1990 o tema é novamente abordado no primeiro Encontro de Pesquisadores do Maranhão (ANDRADE FILHO; PEREIRA NETO; VAZ; PEREIRA, 1990[7], [8]; PEREIRA; VAZ; REIS; ANDRADE FILHO; PEREIRA NETO, 1990[9]; VAZ; PEREIRA; REIS, 1990[10], VAZ, 1991[11]).

Os trabalhos apresentados nestes evento discutem, indireta e diretamente, o tema em tela. Os autores Vaz, Andrade Filho; e Pereira Neto; ainda hoje ligados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – antigo CEFET-MA – e os outros dois, Pereira; e Reis à Universidade Federal do Maranhão – UFMA -, àquela época. Os trabalhos foram desenvolvidos dentro de uma proposta de um Centro de Estudos e Documentação em Educação Física, Esportes e Lazer – CEDEFEL-MA -, criado por Laércio Elias Pereira e Leopoldo Gil Dulcio Vaz, em 1979 2,6,7,8,9,10,[12].

Laércio Elias Pereira e Leopoldo Gil Dulcio Vaz trabalharam juntos na Secretaria de Desportos e Lazer do Maranhão – SEDEL-MA – no período de 1979 (ano de sua criação) a 1982 (ano da saída do segundo). Continuaram a desenvolver pesquisas e trabalhos na área da documentação esportiva, até a presente data.

Motivados por um encontro que deveria ocorrer em São Luis do Maranhão em 1981, decidida durante a “I Conferencia sobre Documentacion e Informacion Deportiva em Latinoamerica” [13] passam a se dedicar à documentação esportiva - organização da informação -, buscando atacar o problema da dispersão da informação técnico-científica em Ciências do Esporte, desencadeando um trabalho de indexação[14] de artigos de revistas dedicadas à área.

Em 1983 foi concluída a indexação da Revista Brasileira de Educação Física e Desportos[15], seguindo-se de outras[16]. Para os primeiros trabalhos de indexação foi criada uma “ficha de Coleta de Bibliografia” a partir do modelo e das sugestões oferecidas pela Sra. Ofélia Sepúlveda, documentalista do BIREME[17]. Desde o início o trabalho sofreu a dificuldade da inexistência de um tesauro[18] que servisse de repertório para obtenção de palavras-chave essenciais à indexação.

Construiu-se um glossário a partir da listagem acumulada em 20 anos de experiência da Escola de Educação Física da USP pela documentalista Maria Stella Vercesi da Silva[19], que recebeu modificações por parte dos dois autores, já que a “Terminologia aplicada à Educação Física [20]” de Tubino (1985) [21] se mostrou insuficiente.

Silva (1989), em seu estudo, refere-se a trabalho anterior também desenvolvido na USP, com a extensão da classe 796 da CDD, já insuficiente para atender a uma biblioteca específica. Essa extensão foi apresentada por Irene Meneses Dória, durante o I Congresso Paulista de Educação Física, realizado no ano de 1940[22], aplicada na Biblioteca do Departamento de Educação Física e Esportes. Durante 15 anos essa extensão atendeu às necessidades de classificação de livros da Biblioteca da EEF/USP:

“Há algum tempo, com o acumulo de novos documentos ficou patente o desdobramento de itens que estavam defasados na área de Educação Física e Recreação. Este fato levou-me a idealizar uma nova ampliação, em colaboração com Olga S. Martucci[23], que atendesse à demanda atual. Essa ampliação das classes 790 e 796 é divulgada com o intuito de auxiliar os bibliotecários que atuam na área de Educação Física e Esportes (p. 43)

[...] O Índice de Assuntos, inicialmente foi adotado o ‘Sears listo f subject headings’ (Frick, 59 e Westby, 72) [24] que foi idealizado para auxiliar as bibliotecárias e unificar os assuntos nas Bibliotecas, mas a convivência na área fez sentir a necessidade de inúmeras adaptações para atender o interesse do usuário. Criou-se um Thesaurus, vocabulário específico de uma área do conhecimento, apropriado para Educação Física e Esportes, que poderá ser solicitado à Biblioteca da Escola de Educação Física da Universidade, pelos interessados”. (p. 45). (grifos nossos).

 

Iniciou-se então um cotejamento[25], primeiro com o tesauro da EEFUSP, e, depois com o “Thesaurus em Ciências do Esporte” da UNESCO, o da IASI[26], e outros [27], dos quais tomaram conhecimento a partir daquela participação do Prof. Dr. Laércio Elias Pereira na “I Conferencia sobre Documentacion e Informacion Deportiva em Latinoamerica”. Lá, se discutiram problemas relacionados com a “Terminologia deportiva” [28], e foi apresentado um “Informe sobre La X reunión internacional de la comisión ‘Thesaurus’ de la I.A.S.I. -  11 a 17 de nov., 79. Macolin (Suiza)[29]: “El Thesaurus del deporte em lengua alemana – proyecto de investigacion a cargo de W. Kneyer – BISP (Colônia); “Control por computadora del Thesaurus Basico y de Facetas terminadas em IBM-Viena”; e “Solicitud de financiacion del proyecto ‘Thesaurus multilíngüe’ por El CIEPS-UNESCO” (p. 97-98).

Ainda, daquele informe, foi apresentado o programa de trabalho para o biênio 1980-1981 (item 2) dos aspectos e resultados mais importantes da 10ª Reunião da Comissão “Thesaurus”: elaboração e aprovação da estrutura básica (Thesaurus Básico) do Thesaurus e suas partes e facetas, as normas para confecção das distintas facetas (já em fase de conclusão); e o inicio de uma segunda fase, cujos aspectos fundamentais seriam terminar o Tesauro do esporte em língua alemã; e traduzir o Tesauro alemão a outros idiomas. O Item (3) referia-se ao “Tesauro do esporte em língua alemã, projeto de pesquisa a cargo de Kneyer, em colaboração com o Instituto Federal de Ciências do Esporte/Colônia”; e o item (4) “Generacion y control em computadora del Thesaurus Básico, a ser desenvolvido pela IBM-Viena sob a direção de Lang”.

Ouvia-se falar, no âmbito das Ciências do Esporte no Brasil, de “Thesaurus”. Estava lançada a semente...

Participaram daquela primeira conferencia em Medelín - Colômbia as seguintes instituições e pesquisadores brasileiros: do Maranhão, o Prof. Dr. Laércio Elias Pereira, representando o CEDEFEL-MA[30] (SEDEL, UFMA, ETFM, UEMA)[31], e o CBCE[32]; Paulo Medina, do CIDI do ISEFL[33]; do Rio Grande do Sul, Renate V. H. Sindermann, do CEDIME[34]; Maria Licia Bastos M. (CEDOC) e Manfred Loecken, (MEC) [35]. Espanha, Argentina, Venezuela, México, e Colômbia tiveram representação.


[1] Tesauro, ou vocabulário controlado é uma lista de termos utilizados para a indexação da literatura (descritores) que mostra o termo principal acompanhado daqueles que a ele estão relacionados. O tesauro ou o vocabulário controlado de uma área é sempre construído por uma equipe de especialistas (In http://www.ip.usp.br/biblioteca/faq/vocabulariocontrolado.htm); O tesauro é igualmente conhecido como "lista de assunto" ou "vocabulário controlado". A ferramenta Tesauro indica uma listas de ternos de tesauro (In http://proquest.umi.com/i-std/pt/ntg/tools/thesaurus.htm), acessados em 26/03/2009.

[2] VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; PEREIRA, Laércio Elias. Coleta de bibliografia para processamento por computadores. Encontro De Pesquisadores Da Uema, I, São Luís, 1986.

[3] UEMA – Universidade Estadual do Maranhão

[4] Glossário - coleção de palavras raras ou pouco conhecidas de um determinado assunto ou texto que requeiram explicações (in http://www.eca.usp.br/departam/cbd/lina/recurso1/dicion.htm).

[5] Maria Stella Vercesi Silva lembra que o trabalho iniciou a partir de 1962, quando da [re] organização da Biblioteca da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, quando foi então adotada a 16ª edição do Sistema de Classificação de Dewey e notou-se que a classe 796 não era suficiente para atender a uma biblioteca específica. (In SILVA, Maria Stella Vercesi. Adaptação da Classificação Decimal de Dewey para Educação Física. Revista Paulista De Educação Física, 3 (4): 43-49, jun. 1989, p. 43).

[6] SPORT INFORMATION RESOURCE CENTER. Scientific Sport Database – Techical Manual. Ottawa: SIRC, 1986.

[7] ANDRADE FILHO, Santiago Sinésio; FERREIRA NETO, Francisco Dias; VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; PEREIRA, Laércio Elias. Programa de implantação de um banco de dados bibliográfico em ciências do Esporte. In: Encontro De Pesquisadores Do Maranhão, I, 1990, São Luís. Anais... São Luís: EDUFMA, 1990. V.1, p. 47.

[8] PEREIRA, Laércio Elias; VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; REIS, Lúcia; ANDRADE FILHO, Santiago Sinésio; FERREIRA NETO, Francisco Dias. Organização da Informação em Ciências do Esporte.  Simposio De Educação Fisica Da Ufma, II, São Luis, 1990.

[9] PEREIRA, Laércio Elias; VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; REIS, Lúcia; ANDRADE FILHO, Santiago Sinésio; FERREIRA NETO, Francisco Dias. Organização da informação em ciências do esporte veiculada em periódicos de língua portuguesa. In: Encontro De Pesquisadores Do Maranhão, I, 1990, São Luís. Anais... São Luís: EDUFMA, 1990. V. 1, p. 49.

[10] VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; PEREIRA, Laércio Elias; REIS, Lúcia. Indexação: em busca da construção de um tesauro em Ciências do Esporte. In: Encontro De Pesquisadores Do Maranhão, I, 1990, São Luís. Anais... São Luís: EDUFMA, 1990. V.1, p. 50.

[11] VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Organização da Informação em Ciências do Esporte - a experiência do CEDEFEL-MA. In: Encontro De Bibliotecários Do Estado Do Maranhão, 8, 1991, São Luis - MA. Anais - APBEM. São Luis-MA: CRB-13, 1991. V. 1.

[12] PEREIRA, Laércio Elias. Centro de estúdios y documentacion em Educacion Física, Deportes y Recreacion de Maranhão. In MAIER, Jürgen (Editor). Conferencia Sobre Documentacion E Informacion Deportiva Em Latinoamerica, I, Medellín – Colômbia, 04 a 07 de fevereiro de 1980. ANAIS... p. 197-198.

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; PEREIRA, Laércio Elias. Coleta de bibliografia para processamento por computadores. Encontro De Pesquisadores Da Uema, I, São Luís, 1986.

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; PEREIRA, Laércio Elias. Organização da Informação em Ciências do Esporte. Simpósio Internacional De Ciências Do Esporte, XVIII, São Caetano do Sul, ANAIS... CELAFISCS, 8 a 11 de outubro de 1992, Volume II, p. 105. Resumo.

PEREIRA, L. E. ; VAZ, L. G. D. . Centro Esportivo Virtual - CEV. In: DaCOSTA, Lamartine Pereira. (Org.). Atlas Do Esporte No Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005, v. 1, p. 769-770.

[13] Realizada em Medellín – Colômbia, no período de 04 a 07 de fevereiro de 1980, promovida pelo Convenio Colombo-Aleman de Educacion Física, Deporte y Recreacion (in. MAIER, Jürgen (Editor). I Conferencia sobre Documentacion e Informacion Deportiva em Latinoamerica, Medellín – Colômbia, 04 a 07 de feveriero de 1980. ANAIS... “DECLARACION DE MEDELLIN...”, em seu Acuerdo 2, decide-se pela realização dos próximo eventos: 1981 II conferencia en SAN Luis, Maranhão, Brasil; 1982 III Conferencia em BUENOS AIRES, Argentina; 1983 IV Conferencia en CARACAS, Venezuela. (p. 255).

[14] A indexação é a operação que consiste em descrever e caracterizar um documento com o auxilio de representações dos conceitos contidos nesses documentos, isto é, em transcrever para linguagem documental os conceitos depois de terem sido extraídos dos documentos por meio de uma análise dos mesmos. A indexação permite uma pesquisa eficaz das informações contidas no acervo documental (in http://joaquim_ribeiro.web.simplesnet.pt/Arquivo/pdf/class_index_pdf.pdf).

Linguagem de indexação: conjunto controlado de termos selecionados da linguagem natural usados para representar, de modo resumido, o assunto dos documentos. . (in GOMES, Hagar Espanha; CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Tesauro e normalização terminológica: o termo como base para intercâmbio de informações. DATAGRAMAZERO - Revista de Ciência da Informação - v.5  n.6   dez/04, disponível em http://www.dgzero.org/dez04/Art_02.htm)

[15] PEREIRA, Laércio Elias. Indice Da Revista Brasileira De Educação Física E Desportos. Brasilia: SEED/MEC, 1983.

[16]  VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Indice Da Revista Stadium. São Luis: SEDEL, 1984 (Edição em microficha). A “Stadium”, da Argentina, cujo índice foi publicado no formato de microficha, e distribuído através de um ‘clube de microficha’ inventado pelo Prof. Laércio Elias Pereira e distribuída a edição por todo o Brasil, aos “assinantes”;

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Indice Da Revista Corpo & Movimento. São Luis: UEMA, 1987 (inedito);

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Indice Da Revista Desportos & Lazer. São Luis: UEMA, 1987 (inédito);

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Indice Da Revista Comunidade Esportiva. São Luis: UEMA, 1987 (inédita);

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Índice da Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Revista Brasileira De Ciencias Do Esporte 10 (1): 33-45, set. 1988.

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Handebol – Bibliografia básica. Encontro De Treinadores De Handebol, I, Campinas, 1988. ANAIS..., Campinas, 1988.

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Indice Da Revista Kinesis. Santa Maria: UFSM, 1990.

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Natação – Bibliografia Básica. Cadernos Viva Água, São Luis, Escola de natação Viva Água, 1991, vol. 1

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Natação – Bibliografia. Cadernos Viva Água, São Luis, Escola de natação Viva Água, 1991, vol. 2

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Psicologia aplicada ao esporte. Cadernos Viva Água, São Luis, Escola de natação Viva Água, 1991, vol. 3

Seguiram-se as indexações dos seguintes periódicos: ‘Arquivos’ da Escola Nacional de Educação Física (1992); ‘Boletim da FIEP’ (1992); ‘Artus’ (1992); ‘Homo Sportivus’ (1992); ‘Motrivivencia’ (1993), e o vol 4 dos “Cadernos Viva Água”, sobre Natação para Crianças, com a produção de Stephen Langersdorff (1994).

[17] BIREME – Centro Latino americano e do Caribe de Infortmação em Ciências da Saúde, é um Centro Especializado da Organização Pan Americana de Saúde - OPAS, estabelecido no Brasil desde 1967, em colaboração com Ministério de Saúde, Ministério da Educação, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo. In  http://www.bireme.br/local/Site/bireme/homepage.htm)

[18] O tesauro tem sido considerado como uma linguagem de indexação. Isto é verdade, quando ele está em uso num serviço de recuperação de informação, e destinado ao uso para o qual é desenvolvido, com regras para sua utilização. (in GOMES, Hagar Espanha; CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Tesauro e normalização terminológica: o termo como base para intercâmbio de informações. DATAGRAMAZERO - Revista de Ciência da Informação - v.5  n.6   dez/04, disponível em http://www.dgzero.org/dez04/Art_02.htm)

[19] SILVA, Maria Stella Vercesi. Adaptação da Classificação Decimal de Dewey para Educação Física. Revista Paulista De Educação Física, 3 (4): 43-49, jun. 1989.

[20] Terminologia, em sentido amplo, refere-se simplesmente ao uso e estudo de termos, ou seja, especificar as palavras simples e compostas que são geralmente usadas em contextos específicos. Terminologia também se refere a uma disciplina mais formal que estuda sistematicamente a rotulação e a designação de conceitos particulares a um ou vários assuntos ou campos de atividade humana, por meio de pesquisa e análise dos termos em contexto, com a finalidade de documentar e promover seu uso correto. Este estudo pode ser limitado a uma língua ou pode cobrir mais de uma língua ao mesmo tempo (terminologia multilíngüe, bilíngüe, trilíngüe etc.). (in BARROS, L. A. Curso Básico De Terminologia. 2002. KRIEGER, Maria da Graça; FINATTO, Maria José B. Introdução À Terminologia. São Paulo: Contexto, 2004).

[21] TUBINO, Manoel José Gomes. Terminologia Aplicada Á Educação Física. São Paulo: IBRASA, 1985.

[22] DORIA, Irene Meneses. Sugestões para uma classificação decimal de educação física e esporte. In Congresso Paulista De Educação Física, 1, São Paulo, 1940. ANAIS. São Paulo, 1942, p. 243-6.

[23] Bibliotecário Supervisor de Seção do SSD da EEFUSP.

[24] FRICK, B. M. Sears List F Subject Headings. 8. ed. New York, H. W. Wilson, 1959; WESTBY, B. M. Sears List F Subject Headings. 10a. ed. New York, H. W. Wilson, 1972, citados por SILVA, 1989.

[25] VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Organização da Informação em Ciências do Esporte - a experiência do CEDEFEL-MA. In: Encontro De Bibliotecários Do Estado Do Maranhão, 8, 1991, São Luis - MA. Anais - APBEM. São Luís: CRB-13, 1991. V. 1;

VAZ, L. G. D. ; PEREIRA, L. E.;  LOUREIRO, Luis Henrique. Protocolo De Indexação De Periódicos Dedicados A Educação Física, Esportes E Lazer Em Língua Portuguesa. 1993. (Software sem registro de patente).

[26] INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR SPORTS INFORMATION. World Index Of Sportperiodicals. Holanda: IASI, 1984.

[27]  BUNDSINSTITUT FÜR SPORTWISSENCHAFT KLN. Literatur der Sportwissenchaft. Sportdokumentation 1/78.

COMITE DE INFORMACION Y DOCUMENTACION DEPORTIVA DE LATINO AMERICA. Declaracion de Medellín sobre información y documentación deportiva en Latinoamérica. Educación Física Y Deporte 2 (2): 39-43, maio de 1980.

GARCIA ZAPATA, Francisco; MAIER, Jorge; MEDINA, Baltazar; SONNESCHEIN, Werner.. Bibliografia Deportiva: Artículos De Revistas. Medellín: Universidad de Antioquia, 1979. Serie Bibliografia 2;

SONNESCHEIN, Werner. Literatura deportiva em latinoam,erica. Educacion Física Y Deporte 2 (2): 29-37, maio 1980.

BRASIL, Universidade Federal de Minas Gerais. Introdução Ao Sistema Minisis. Belo Horizonte: EEF/UFMG, 1989 (Mimeo).

GASPAR, Anaiza Caminha. Biblioteca. Curso De Atualização Em Documentação E Ciência Da Informação. São Luis: UFMA; Brasília: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 1989 (Mimeo).

GOMES, Hagar Espanha (Coord.). Manual De Elaboração De Tesauros Monolíngües. Brasília: Programa nacional de Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior, 1990.

[28] SCHWARZ, Erika. Terminologia deportiva. Características y problemas en el área de habla española. in. MAIER, Jürgen (Editor). Conferencia Sobre Documentacion E Informacion Deportiva Em Latinoamerica, I, Medellín – Colômbia, 04 a 07 de fevereiro de 1980. ANAIS... p. 81-93.

[29] SCHWARZ, Erika; ROMERO, Daniel. Informe sobre La X reunión internacional de La comisión ‘Thesaurus’ de La I.A.S.I. -  11 A 17 DE NOV., 79. Macolin (Suiza). In MAIER, Jürgen (Editor). Conferencia Sobre Documentacion E Informacion Deportiva Em Latinoamerica,, I, Medellín – Colômbia, 04 a 07 de fevereiro de 1980. ANAIS... p. 97-100.

[30] PEREIRA, Laércio Elias. Centro de estúdios y documentacion em Educacion Física, Deportes y Recreacion de Maranhão. In MAIER, Jürgen (Editor). Conferencia Sobre Documentacion E Informacion Deportiva Em Latinoamerica,, I, Medellín – Colômbia, 04 a 07 de fevereiro de 1980. ANAIS... p. 197-198.

[31] SEDEL – Secretaria de Desportos e Lazer do Maranhão, hoje Secretaria de Estado de Esporte e Juventude; UFMA – Universidade Federal do Maranhão; ETFM – Escola Técnica Federal do Maranhão, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão;  UEMA – Universidade Estadual do Maranhão.

[32] PEREIRA, Laércio Elias. O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. In MAIER, Jürgen (Editor). Conferencia Sobre Documentacion E Informacion Deportiva Em Latinoamerica,, I, Medellín – Colômbia, 04 a 07 de fevereiro de 1980. ANAIS... P. 191-193.

[33] MEDINA, Paulo. O Centro de Documentação e Infortmação do I.S.E.F.L. In MAIER, Jürgen (Editor). Conferencia Sobre Documentacion E Informacion Deportiva Em Latinoamerica,, I,  Medellín – Colômbia, 04 a 07 de fevereiro de 1980. ANAIS... p. 157-166.

[34] SINDERMANN, Renate V. H. Documentacion e Informacion Del Deporte em El Brasil. In MAIER, Jürgen (Editor). Conferencia Sobre Documentacion E Informacion Deportiva Em Latinoamerica,, I, Medellín – Colômbia, 04 a 07 de fevereiro de 1980. ANAIS... p. 169-173.

[35] BASTOS M., Maria Licia; LOECKEN, Manfred. Situação atual da documentação em ciência do desporto no Brasil. In MAIER, Jürgen (Editor). Conferencia Sobre Documentacion E Informacion Deportiva Em Latinoamerica,, I, Medellín – Colômbia, 04 a 07 de fevereiro de 1980. ANAIS... p. 177-182; BASTOS M., Maria Licia. Documentação para ciência do desporto – um problema brasileiro. In MAIER, Jürgen (Editor). Conferencia Sobre Documentacion E Informacion Deportiva Em Latinoamerica,, I, Medellín – Colômbia, 04 a 07 de fevereiro de 1980. ANAIS... p. 185-187; MARQUES, Maria Lícia Bastos. Situação atual da informação desportiva na America Latina. Revista Brasileira De Ciências Do Esporte, 11(2): 123, jan. 1990.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.