trago para cá post de meu Blog http://colunas.imirante.com/leopoldovaz/ replicado na Comunidade Tecnologia:

Continuo com o Aldo Barreto http://aldobarreto.wordpress.com/ nas conversas com o Laércio sobre a Navegação na Nuvem. As novas tecnologias vão influenciar na maneira como nos comunicamos e trocamos informações. a interatividade já é possível. Reuniões em tempo real, com os participantes em locais diferentes trocando informações…

A questão é a discussão do Centro de Estudos e Documentação em Educação Física, Esportes e Lazer, do Maranhão. E a organização do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – Regional Norte e Nordeste – 30 anos.

Qual o resultado, para a área, daquele Congresso, 30 anos após sua realização? Quais os avanços – e retrocessos!!! – das Ciências do Esporte nesse período?

Qual é a sua ONDA? 

Cada geração e cada contexto atuam de uma forma diferenciada na rede.

Pessoas de diferentes gerações se relacionam de formas distintas na Internet. Estudo do Pew Internet aponta que mais da metade da população adulta na Internet tem de 18 a 44 anos. Para um executivo da Box 1824, empresa que faz pesquisa de tendências, existe diferentes comportamentos entre as gerações. Sua empresa define três tipos de usuários de Internet.

Os primeiros são os nativos digitais, que têm de sete a 17 anos e se alfabetizaram e desenvolveram sua leitura na Internet. Sua maneira de ler é não linear. É uma geração que enfrenta dificuldades tanto para ler quanto para escrever textos lineares. É um público que possui uma grande capacidade de dispersão mentalmente organizada . Não desenvolveu uma relação intensa com os emails e prefere a comunicação instantânea. Quando a vida profissional exigir comunicação mais formal dos nativos digitais, provavelmente, os emails já tenham se modificado totalmente, como apontam iniciativas como o Wave.*

Os crescidos digitais têm de 18 a 30 anos, se alfabetizaram fora da Internet e desenvolveram a sua leitura na rede.É a geração-ponte, que possui a formação híbrida entre a leitura linear e a não-linear. Ainda possuem uma ampla capacidade de leitura e construção de textos lineares e adotam o email como uma de suas principais formas de comunicação. Possuem facilidade para lidar com novas ferramentas.

Os pré-digitais, por sua vez, têm de 30 a 50 anos são os pais ou os avós dos nativos. Seu comportamento de leitura foi delineado em um mundo linear do texto. Contudo, esse público se adapta rapidamente à evolução das tecnologias. Fonte: Folha online, Sábado, 31 de outubro de 2009
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* Wave é uma ferramenta online para a comunicação em tempo real e de forma colaborativa. A WAVE pode ser tanto um documento conversacional ou uma conexão onde as pessoas podem discutir e trabalhar em conjunto usando o texto com formatação, fotos, vídeos, mapas, e tudo mais que a midia digital online possibilita.

É um linguagear onde entra conversação e documentos. As pessoas podem se comunicar e trabalhar de forma compartilhada. Qualquer participante pode responder em qualquer parte da mensagem, editar o conteúdo e adicionar participantes no processo. A qualquer ponto da comunicação você pode rebobinar a Onda para ver ou ouvir ouvir o que foi dito ou escrito antes.

Uma transmissão em tempo real em que você pode limitar os participantes e as ferramentas da Wave mas que perde privacidade ou se limita muito a sua Onda tudo vira um email de luxo, que é tudo que uma Wave quer evitar ser confundida ou chamada.

Emails são muito bons para as pessoas se comunicarem de forma aberta com pessoas que elas conhecem bem. Foi projetado para ser estar em segredo e funciona muito bem quando se quer individualidade e confiança na conexão destinada.

As Interações em tempo real vão se tornar a moda dominante da cultura da Internet social por algum tempo no futuro. Mas, há que se pensar em cada contexto particular de comunicação e o modo ético e legal de cada espaço .

Uma Wave em convivência com livre entrada de participantes não seria um modo ideal de comunicação que prioriza a confiabilidade e a segurança da informação. Há que considerar como as condições do modo legal, da ética e dos costumes está determinado culturalmente em um determinado espaço social específico. Uma Onda bem intencionada para discussão de certos assuntos pode transformar-se em um Tsumani de aborrecimentos legais e éticos em determinados locais.

A ferramenta já esta operacional, em teste limitado, pelo Google só para grupos de usuários em locais selecionados.
http://wave.google.com/help/wave/about.html

O que nos leva a O conteúdo do aprendizado em um contexto digital

Tudo começou com a web 1.0, marcada pelo surgimento de sites estáticos, que não permitiam ao usuário realizar plenamente a sua participação com a interface gráfica da Internet. A web é um programa para se visualizar a Internet e web e Internet não são a mesma coisa.

A web começou a mudar no início da década de 2000, com a web 2.0. É uma fase marcada pelo aproveitamento de aplicativos que estimulam a construção coletiva da informação. Não se trata de uma revolução baseada na forma, mas no conteúdo, que sofre transformações ao permitir que o usuário crie, organize e edite informação em rede.

Já a web 3.0 prevê a organização e o uso inteligente de todo o conhecimento disponível na rede. Fala-se em convergência de mídias e mecanismos de busca mais intuitivos. Os sites passariam a deduzir o que o internauta quer através de suas demandas anteriores e por estudos de seu comportamento na web.

O mundo mal se adaptou aos efeitos da web 2.0, e já vem por aí com a web 3.0. Manter-se atualizado é um dos principais desafios de quem trabalha com o mercado digital. E de quem pretende ingressar nele. Para acompanhar a velocidade das informações e do surgimento de tecnologias, as instituições de ensino têm oferecido cursos voltados ao setor.

A maioria ainda é para a área de interesse do mercado como comércio eletrônico e TV digital. Já existe uma pósgraduação em “Marketing digital”, que aposta em uma Internet e plataformas online para estimular as vendas, o contato com clientes e a melhorar a a imagem de produtos e serviços da empresa via Internet.

Os cursos são direcionados a quem quer conhecer os benefícios que a Internet pode trazer para as empresas. Um consenso entre os especialistas é que as ferramentas de interação na Internet se estabeleceram e vão ficar ou se aprimorar: os blogs, o twitter e talvez o google wave. Diante do dinamismo do mercado, o importante não é dominar cada tecnologia, mas entender como as redes sociais potencializam o alcance das ações de toda a cadeia produtiva digital.

http://wave.google.com/help/wave/about.html

A questão é a seguinte: congresso presencial ou virtual? ou ambos? o problema que se nos apresenta, aqui na parte de cima do mapa são as distâncias… se sair de São luís, para Imperatriz, são 508 km; para terezina, 600 km; para Belém, 800; e para Palmas, 1.200 0- mesma distancia para Fortaleza…  com essas distancias – 12 a 18 horas de “busão” – atravessa-se toda a região Sul, toda a região Sudeste… dai a facilidade que eles têm em realizar eventos… na razão inervsa de nossas dificuldades em participar… parece-me que nós, do Norte – entendido Bahia para cima… – não temos o direito de participar de eventos, pois os preços de passagens de avião nos são proibitivos – não há promoção… para o Nortista sair daqui – e como somos muito ricos, pagamos tarifas cheias, sempre… ao contrario dos ‘pobres’ do ’sul maravilha’ – Minas para baixo…

então, Pereira – virtual ou presencial????

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