JC e-mail 4057, de 21 de Julho de 2010.
   
Seminário da UFMG discute critérios de raridade e conservação de acervos
    
Evento será realizado de 2 a 4 de agosto, no campus da Pampulha. Inscrições até 28 de julho

Diferenças entre os critérios de raridade em coleções públicas e para colecionadores, assim como aspectos da conservação e da restauração de obras raras estão entre os temas do I Seminário de acervos raros e especiais, que a Biblioteca Universitária da UFMG realiza, no campus Pampulha, de 2 a 4 de agosto.

Voltado para bibliotecários e estudantes, o evento é aberto também a bibliófilos e outros interessados no tema. A programação inclui três mesas-redondas e duas oficinas, e contará com a presença de docentes da UFMG, da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuitamente até 28 de julho no site da Biblioteca Universitária:

http://www.bu.ufmg.br/curso/

Já a inscrição nas oficinas é paga, e deve ser feita no site da Fundep:

http://www.fundep.ufmg.br/pagina/94/home.aspx

Durante os três dias de evento os participantes poderão ainda conhecer a exposição Obras Raras da UFMG, que revela um recorte dos livros raros e preciosos reunidos na Divisão de Coleções Especiais. Serão exibidos títulos de diversas áreas do conhecimento - a obra mais antiga exposta é de 1536.

O Acervo de Obras Raras e Especiais do Sistema de Bibliotecas da UFMG reúne documentos considerados raros ou preciosos devido à sua importância histórica, literária, cultural e patrimonial. "Alguns exemplares guardados pela Divisão de Coleções Especiais são únicos, o que aumenta a responsabilidade pela guarda e preservação criteriosa dessa coleção," ressalta Diná Marques Pereira Araújo, bibliotecária-chefe da Divisão.


O evento será realizado no quarto andar da Biblioteca Central, no campus Pampulha da UFMG (avenida Antônio Carlos, 6627).

(Assessoria de Imprensa da UFMG)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.