Pessoal, precisamos acompanhar esse movimento e trabalhar na seleção de material específico para a EF& Esporte. Esta nota é do Boletim BVS de março de 2010. Laercio

Recursos Educacionais Abertos integra as redes BVS e CVSP

Com resultados e avanços notáveis sobre a expansão e operação descentralizada da Rede de Recursos Educacionais Abertos do Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foi realizado uma oficina regional entre os dias 7 e 9 de dezembro na sede do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), em São Paulo. A rede é identificada com a sigla Rede REA para o português e para o espanhol e Rede OER, em inglês corresponde a Open Educational Resources.

A oficina contou com a participação de 25 representantes dos Nós de países da Rede do CVSP da Argentina, Brasil, do Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Peru, a equipe do CVSP Regional e da BIREME. Ainda participou uma representação de Paraguai que se prepara para desenvolver um Nó do CVSP em 2010.

O trabalho teve como enfoque a capacitação dos representantes dos Nós de países, no trabalho e configuração de CWIS para a atualização do repositório de todos os países, bem como da capacitação na administração na ferramenta Drupal. Aproveitando a ocasião, foi apresentada aos países a proposta do Nó Regional para o desenho do portal de todos os países.

A sessão final foi concluída com as palavras de Abel Packer, Diretor da BIREME, e José Baudilio Jardins, Coordenador Regional do CVSP, que destacaram a importância do trabalho em rede para ampliar, fortalecer e acelerar a produção, indexação e disseminação de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento dos recursos humanos nos sistemas e serviços de saúde. O trabalho em rede contribui para racionalizar o uso de recursos, atualizar, dar sustentabilidade e visibilidade para as instituições produtoras e para as usuárias de recursos educacionais. Neste sentido, a Rede REA segue e contribui para os princípios, para as metodologias e para as tecnologias comuns da BVS e CVSP.

Os acordos mais importantes tirados durante a oficina quanto à Rede REA foram:

1. Devem ser tomadas as ações específicas em cada Nó CVSP dos países para que o funcionamento e contribuição dos recursos educacionais seja um trabalho em rede, com a contribuição das diferentes instituições e não só da Instituição coordenadora.

2. Deve-se priorizar no CVSP a incorporação das Instituições, através da criação em cada um dos Nós Institucionais, de seu próprio repositório digital (seja CWIS ou DSPACE) que seja interoperável com o repositório nacional do CVSP. Neste sentido é fundamental a capacitação que deve compartilhar o Nó do País com os equipamentos das instituições.

3. Os Nós CVSP de países devem se apropriar dos cursos publicados regionalmente pelo Campus e contextualizá-los em nível nacional. Os principais recursos educacionais existentes em tais cursos serão publicados como objetos de aprendizagem na Rede REA durante o primeiro trimestre de 2010.

4. Igualmente, os nós CVSP de países devem publicar na Rede REA os objetos de aprendizagem em Saúde Pública de mais qualidade que fazem parte dos cursos virtuais no país.

5. Com os metadados aprovados para a Rede REA e que serão os mínimos para conseguir interoperabilidade, deve se cuidar seu cumprimento durante a publicação dos recursos educacionais. Estes recursos serão referenciados no idioma do recurso próprio, embora se possa fazer na descrição um breve resumo no idioma do país.

6. Durante o primeiro trimestre do ano 2010 se trabalhará na complementação da explicação (ajuda) de todos os metadatos e vocabulário controlado. Para isso, os membros da equipe técnica do CVSP nos Nós dos Países poderão participar por meio do espaço wiki para os desenvovedores da BVS. Será valorizada, por parte da BIREME, a viabilidade de tradução a interface de CWIS nos idiomas de espanhol e português.

7. A BIREME e a equipe regional do Campus seguirão trabalhando na integração do DeCs (Descritores de Ciências da Saúde), ao formulário de entrada de dados do CWIS.

8. Dadas as mudanças realizadas nos campos de metadados do formulário de novos recursos em CWIS, todos os Nós CVSP de países deverão revisar os recursos educacionais publicados atualmente para cumprirem todos os campos. É muito importante padronizar a qualidade do cheio de todos os recursos publicados e assegurar isto sistematicamente.

9. Para garantir a qualidade dos recursos publicados é necessário avaliar dois aspectos: qualidade no preenchimento dos campos do formulário e a qualidade científico-técnica e docente do próprio recurso. Para isso é necessário contar com pelo menos duas pessoas (um profissional-docente e um bibliotecário) que se encarreguem da revisão e publicação nos Repositórios Institucionais e no Nó Nacional CVSP.

10. A partir de janeiro de 2010 as equipes técnicas da Rede contarão com um espaço de trabalho e de comunicação permanente desde o portal regional do CVSP, que inclui uma sala própria de Elluminate, bem como do acesso ao Wiki de produtores de BIREME. Além disso, será feito uso do Ning e do Fórum próprio do Campus.

Sobre a rede REA


A Rede REA é um projeto da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sob a liderança do CVSP e da BVS. Por meio do projeto, a interoperabilidade entre o CVSP e da BVS permite promover a publicação, busca e recuperação de objetos de aprendizagem na Região das Américas. Além disso, abrem-se novos espaços para o trabalho colaborativo e a aprendizagem em rede, a partir dos sistemas e serviços de saúde nacionais que representam o âmbito dos Nós do CVSP. Nos países são desenvolvidos os repositórios nacionais que interoperam com o repositório regional do CVSP e da BVS, de modo a ampliar e fortalecer as capacidades das instituições de saúde da região de publicar e compartilhar seus recursos educacionais. A Rede REA converge para a proposta do CVSP de ser uma ferramenta de cooperação técnica para a aprendizagem em rede das forças de trabalho em saúde pública.

* Com informações de José B. Jardines Méndez, Assessor Regional de Recursos Humanos do Campus Virtual de Salud Pública, Organização Pan-Americana da Saúde

Escrito por: BIREME/OPAS/OMS
09.02.2010  11:58:37 h
Atualizado por: BIREME/OPAS/OMS
12.03.2010  12:58:24 h

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.