|
De: Aldo <aldo.barr...@gmail.com>
Data: Tue, 27 Apr 2010 06:02:01 -0700 (PDT)
Local: Ter 27 abr 2010 10:02
Assunto: [Lexias] Reinventando a Sociedade da Informação no Brasil - O Livro Verde
Encaminhar | Imprimir | Mensagem individual | Mostrar original | Denunciar esta mensagem | Localizar mensagens deste autor
O artigo, abaixo publicado em jornal do Rio, fala de assunto do momento, a banda Larga bo Brasil, e indica que o problema e a solução já haviam sido colocados no ano 2000 quando da edição pelo MCT do Livro Verde sobre a Informação no Brasil. A ANCIB, representada por mim, seu presidente à época, foi um dos 32 Editores (não só colaboradora, mas com responsabilidade) do Livro Verde que pode ser lido ou baixado completo e livre em <http://www.mct.gov.br/index.php/ content/view/18878.html> Além disso pessoalmente eu e Antonio Miranda (Bib. Nac. Brasília) organizamos e redigimos, apoiados por uma Comissão, o capítulo 5 do Livro Sobre: "Conteúdos e Identidade Cultural" na Internet.
O artigo do Globo de hoje:
"Ao divulgar seu retrato sobre a banda larga no Brasil, o Ipea reitera alguns alertas importantes, como podemos ver na matéria aqui ao lado. [edição impressa]
Mesmo com as nobres recomendações, fica difícil ser otimista. As iniciativas para implantação maciça de banda larga estão longe de representar a decantada “democratização da internet” — algo que existe em muitos poucos cantos do mundo. O principal entrave ao mundo ideal é a irreversível miopia do setor público, principalmente na esfera federal.
Parece que, no ambiente governamental, trata-se a tecnologia como se fosse um luxo para poucos, e não uma ferramenta fundamental para o aumento da produtividade em todos os setores da sociedade. E a internet, claro, é o caminho mais importante para a distribuição de conhecimento, a respeito do que for. Queiramos ou não, não existe progresso sem difusão de conhecimento. Simples.
Mas indicadores recentes mostram que o Brasil está cada vez mais defasado, quando se trata do assunto. De acordo com um levantamento do Internacional Telecommunications Union, por exemplo, em 2002 ocupávamos a 54° posição na lista de países que mais sabem aproveitar as tecnologias da informação e da comunicação. Ano passado, já tínhamos regredido seis posições. No fundo, nada sugere que vamos melhorar.
O pior é pensar que não há muito a ser inventado. Além do estudo do Ipea apresentado ontem, disponível em <ver abaixo>, existe um antigo documento que deveria ser desengavetado pelas autoridades competentes. Chamas-se “Sociedade da Informação no Brasil- O Livro verde”, editado em setembro de 2000 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Tudo o que deveria ser feito já está registrado lá. Inclusive, diga-se, aquela velha história de usar o Fust para a implantação da rede no país. Tenho um exemplar aqui ao lado. Se for o caso, empresto..br" (Fonte: Coluna Conexão Global, de Nelson Vasconcelos, no jornal o Globo de 27/04/2010 - Edição impressa).
Nota:
IPEIA http://www.ipea.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=14160
-- Lexias caracterizam uma unidade de leituras são indicadas como os locais do texto em que o conteúdo das palavras entra em terremotos de significação ou como o envelope de um volume semântico, a voz do texto tutor, a linha saliente de um texto plural.
|