Tesauro, ou vocabulário controlado é uma lista de termos utilizados para a indexação da literatura (descritores) que mostra o termo principal acompanhado daqueles que a ele estão relacionados. O tesauro ou o vocabulário controlado de uma área é sempre construído por uma equipe de especialistas (In http://www.ip.usp.br/biblioteca/faq/vocabulariocontrolado.htm); O tesauro é igualmente conhecido como "lista de assunto" ou "vocabulário controlado". A ferramenta Tesauro indica uma listas de ternos de tesauro (In http://proquest.umi.com/i-std/pt/ntg/tools/thesaurus.htm), acessados em 26/03/2009.

Glossário - coleção de palavras raras ou pouco conhecidas de um determinado assunto ou texto que requeiram explicações (in http://www.eca.usp.br/departam/cbd/lina/recurso1/dicion.htm).

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 2 de Julho de 2009 às 11:31.

Em dezembro de 2008, foi realizada a oficina Tesauro em Educação Física e Esportes (MOURA, 2008) [1], como parte do segundo Congresso Brasileiro de Informação e Documentação Esportiva (CONBIDE).

 

            No dia 27 de abril de 2009, foram apresentadas as palestras Tesauros internacionais existentes em Educação Física, por Rafael Guimarães Botelho e Critérios a considerar para a construção de tesauros e aplicação à área da Educação Física, por Cristina da Cruz de Oliveira. Elas foram transmitidas por sistema de videoconferência desde a Universitat Autònoma de Barcelona, na Espanha, e fizeram parte do programa do segundo Encontro de Gestão da Informação e do Conhecimento em Acervos Esportivos no Estado de São Paulo[2]


[1] MOURA, Maria Aparecida. Tesauro em Educação Física e Esportes – Coord. Sibradid/ECI UFMG [Oficina]. In: Congresso Brasileiro De Informação E Documentação Esportiva, 2., 2008, Belo Horizonte. Programação… Belo Horizonte: UFMG, 2008.

[2] Encontro De Gestão Da Informação E Do Conhecimento Em Acervos Esportivos No Estado De São Paulo, 2., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, 2009. Disponível em: <http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/esportes/servicos/biblioteca/0038>.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.