PESQUISAS BRASILEIRAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES: TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES
NÚBIA ROSA MARTINS1
ROSSANA VALÉRIA DE SOUZA E SILVA2
Faculdade de Educação Física – FAEFI, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Rua Benjamin Constant, 1286, Bairro Aparecida, Uberlândia – MG, CEP: 38.400.678.

RESUMO
Este estudo teve como objetivos: a) analisar as principais alterações ocorridas nas dissertações defendidas no período de 1995 a 2003, nos Mestrados em Educação Física, no Brasil, quando comparadas àquelas defendidas entre 1979 a 1994, já investigadas por Silva (1990, 1997); b) analisar as características, tendências e perfil epistemológico, das teses defendidas nos doutorados da área da Educação Física no período de 1989 a 2003 e c) conhecer o ritmo de crescimento da produção científica da área. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter crítico-epistemológico. Os principais resultados indicaram que: 1) houve crescimento do número de programas, diversificação das áreas de concentração e linhas de pesquisa; 2) ocorreu no período analisado uma reorientação metodológica-epistemológica da produção científica da área. A abordagem empírico-analítica ainda é predominante tanto nas teses quanto nas dissertações, entretanto outros modelos teóricos (fenomenológicos e crítico-dialéticos) passaram a influenciar as pesquisas desenvolvidas. Além disso, as pesquisas realizadas já não se restringem aos estudos experimentais ou a outros modelos alicerçados na concepção positivista de ciência. Contudo, alguns antigos problemas ainda não foram resolvidos, o caráter meramente descritivo limitado à constatação dos fatos, ainda é predominante nas pesquisas, mesmo que fundamentadas em referenciais teóricos diferentes; a concentração regional dos programas ainda se apresenta como um entrave para o desenvolvimento da área. Não obstante o inquestionável crescimento quantitativo das dissertações e teses desenvolvidas, a contribuição social e científica da maioria dessas pesquisas ainda é questionável e se apresenta como um desafio e uma meta a ser atingida pela área.
Palavras Chave: Epistemologia, Metodologias, Pós-Graduação, Teses e Educação Física.

http://www.nuteses.ufu.br/trabalho_2.pdf

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