Pessoal,

  Como sabemos todos, a cevtesauro foi incorporado pela comunidaded Biblioteconomia. Vamos nos encontrar na palestra do SESC dia 22 das 16 às 18 horas? Laercio

........................

Ciclo de palestras sobre história, arquivo e patrimônio debate conceitos e questões do cotidiano dos Centros de Documentação


Em consonância com sua missão educativa e cultural, o SESC São Paulo realiza os Encontros SESC Memórias – um ciclo de palestras transmitido ao vivo pelo Portal SESCSP e aberto a participação online do público interessado de todo Brasil.

Trata-se de uma iniciativa do programa SESC Memórias, responsável por coletar, tratar e guardar a documentação produzida e acumulada pelo SESC SP, com o propósito de preservação e divulgação de sua história.

Ao longo dos anos, o SESC inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural e sublinhou, na década de 1980, a educação como pressuposto para a transformação social. A concretização desse propósito se deu por uma atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a públicos de diversas faixas etárias e estratos sociais.

Compartilhar com o público especializado os métodos e técnicas utlizados pela instituição e difundir o valor dos Centros de Documentação ao público em geral, motivaram a criação deste ciclo de palestras.

Para que um número ilimitado de interessados, de diversas regiões do Brasil, tenha acesso ao programa, as palestras serão transmitidas ao vivo e estarão abertas à participação do público, que poderá opinar e debater com os palestrantes convidados. Questões, opiniões e experiências poderão ser enviadas, em tempo real, aos palestrantes, enriquecendo ainda mais o debate que acontecerá, então, sem fronteiras.


programação dos Encontros SESC Memórias

22 de outubro - quinta-feira, das 16h às 18h
Vocabulários Controlados em Centros de Memória
[Assista aqui a transmissão ao vivo da palestra em 22/10]
palestrante: Nair Yumiko Kobashi
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, e Livre Docente pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), Universidade de São Paulo. Professora Doutora da Universidade de São Paulo - USP.

25 de março, quarta-feira - das 16h às 18h
Arquivos ou Centros de Memória?
palestrante: Ana Maria de Almeida Camargo
Doutora em História pela Universidade de São Paulo, atua como docente de cursos superiores em disciplinas ligadas a Metodologia, Pesquisa Histórica e Organização de Arquivos.

30 de abril, quinta-feira, das 16h às 18h
Arquivística e Organização da Informação
palestrante: Johanna Smit
Mestre em Documentação pela École Pratique des Hautes Études (França) e doutora em Análise do Discurso pela Universidade de Paris-I. Leciona na Universidade de São Paulo desde 1981. Possui experiência em elaboração de vocabulário controlado.

28 de maio, quinta-feira, das 16h às 18h
Conservação de Acervos - Novos Paradigmas
palestrante: Maria Luísa Soares
Chefe do Serviço de Preservação da Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ).Especialista em conservação e restauração pela ICCROM - Roma (Itália). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Colúmbia (USA). Doutora em Conservação e Restauração pela Universidad Politécnica Valencia (Espanha).

25 de junho, quinta-feira, das 16h às 18h
Memória e Fotografia
palestrante: Solange Ferraz Lima
Mestra e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Trabalha no Museu Paulista da Universidade de São Paulo desde 1990, atuando em especial aos temas ligados à Cultura Material e Visualidade.

30 de julho, quinta-feira, das 16h às 18h
Memória, identidade e diversidade
palestrante: José Carlos Sebe Bom Meihy
Professor titular aposentado do Departamento de História Universidade de São Paulo. Especialista em História Moderna, Contemporânea e História Oral. Professor visitante em Stanford, Columbia e Miami University.

27 de agosto - quinta-feira, das 16h às 18h
Fontes de Pesquisa para a História Institucional
palestrante: Célia Reis Camargo
Formada em História pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em História Social pela USP e doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp. Atual Professor Assistente Doutor da Unesp e coordenadora do CEDEM-Centro de Documentação e Memória da mesma universidade.

24 de setembro - quinta-feira, das 16h às 18h
Difusão da Informação em Centros de Documentação e Memória: construção de um espaço de mediação entre acervo e público
palestrante: Simone Silva Fernandes
Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), atua como Documentalista no Centro de Documentação e Informação Científica - CEDIC/PUC-SP.


26 de novembro - quinta-feira, das 16h às 18h
Centros de Memória: Perspectivas
palestrante: Ana Maria de Almeida Camargo
Os centros de memória têm assumido contornos cada vez mais bem definidos, ainda que neles se desenvolvam atividades baseadas em diferentes disciplinas. A partir da contribuição oferecida pelas palestras anteriores, é possível caracterizá-los como organismos de amplo alcance institucional e social.

Com Ana Maria de Almeida Camargo, doutora em História pela Universidade de São Paulo, atua como docente de cursos superiores em disciplinas ligadas a Metodologia, Pesquisa Histórica e Organização de Arquivos.


• Vagas limitadas para participar presencialmente nos Encontros SESC Memórias

• As inscrições são feitas exclusivamente pelo email
sescmemorias@sescsp.org.br

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.