Cevnautas, essa chegou pelo convênico CEV-Leipzig e o Marco Machado adotou a tradução do resumo.
EFEITO DA MASSA DA CHUTEIRA NA VELOCIDADE DO CHUTE NO FUTEBOL
O objetivo deste estudo foi verificar se a massa da chuteira de futebol tem um efeito sobre a velocidade máxima da bola em chutes com o peito do pé. Dez jogadores semi-profissionais de futebol do sexo masculino participaram do estudo, realizando vários chutes máximos com o peito do pé em três condições diferentes do peso de inicialização. Variáveis cinemáticas, como ângulos, articulares, velocidades angulares e lineares e relação velocidade bola-pé foram coletados em 200 Hz, em Peak Motus e processados em Visual 3D. O aumento da massa afetou principalmente as articulações do joelho e quadril. Velocidades mais lentas do centro de gravidade do pé foram registados com chuteiras mais pesadas, contudo, não foram encontradas diferenças significativas na velocidade da bola. Concluiu-se que o aumento de massa atuou como um mecanismo de compensação, transferindo energia de forma mais eficaz durante o impacto, apesar de a velocidade de deslocamento do pé se mais baixa. (trad. Marco Machado)
Moschini, A. & Smith, N. (2012). Effect of shoe mass on soccer kicking velocity (Auswirkungen der Schuhmasse auf die Schußgeschwindigkeit im Fußball). In Proceedings of the XXX. International Conference on Biomechanics in Sports. (S. 150-153). Zugriff am 01.10.2012 unter http://w4.ub.uni-konstanz.de/cpa/article/viewFile/5253/4827
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.