40 Anos, Num Corpinho de 13...
Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 02-08-2009, às 16h27.
Lembro que a primeira vez que ouvi falar em ’comunidades de informação’ foi durante o primeiro Seminário de Informática em Educação Física, promovido pelo Laércio e pelo Tojal, durante palestra do Sabbatini (é assim que escreve, Pereira?). Estava lançando a primeira revista virtual do Brasil. Uma revista eletrônica, do NIB. O CEV já estava lá...
Temos dois tipos de comunidades de informação - os ’colégio invisível’, que funciona dentro da área das ciências chamadas clássicas, duras, e os ’gatekeepers’, que funcionam dentro da área tecnológica - os sentinelas da informação.
São aquelas pessoas que agem na fronteira do conhecimento. Nas novas descobertas. Ambas as comunidades funcionam na troca de informações - entre elas, antes da divulgação de novas descobertas ou inovações.
Se pensarmos que há poucos anos, a dissiminação do conhecimento levava uma eternidade, pelos padrões de hoje, para se tornar acessível do ’grande público’ - nós, consumidores de informação e utilizadores dos novos conhecimentos.
Um livro, levava cinco anos para estar disponível. isso, na Europa e Estados Unidos. Na América do Sul, até sua tradução em espanhol e ou Português, dez anos… A forma mais rápida, era acompanhar ou assinar revistas dedicadas… da elaboração até o aparecimento do artigo, dois a três anos; depois mais dois para aparecer em forma de livro… Isso, quando se tinha acesso à essa literatura.
Mais rápido, participação em eventos científicos, onde os ’da fronteira’ comunicavam seus trabalhos - anais de congressos, coletaneas… - um a dois anos… desde a concepção.
Menos tempo, a troca de correspondencia entre aqueles que produziam os novos conhecimentos… os contatos pessoais, os ’colégios invisíveis’… com o advento da Internet - é recente, data do inicio dos anos 90 seu uso no Brasil… nos meios academicos… quem ainda se lembra do Mandic??? a computação, a informática…
Nossa motivação, para irmos para Minas Gerais, foi o SIBRADID (ainda está funcionando? ainda existe?)… Um Centro Referencial… não deu certo. Deu, no CEV… agora, após anos estudando o funcionamento das comunidades, eis que a evolução natural do CEV é a formação - o grande sonho do Laércio - de Comunidades de Informação dentro da Educação Física…
É ManoPereira, quem ainda se lembra de suas tiradas no tempo da Esporte&Educação… da coluna do Larécio… 13 anos do CEV? acho que não! 40 anos ?? creio que sim… ele sempre esteve aí… Qual Miguelangelo, só faltava tirar o mármore que estava sobrando na estátua do Davi… ele sempre esteve aí, esperando ser tirado…
Parabéns, meu Irmão…

leopoldovaz colunas.imirante.com/leopoldovaz/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.