Caros amigos

O professor Silvan Araújo iniciou um debate bastante interessante acerca da disciplina BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO nos cursos de Bacharelado em Educação Física. Como a comunidade tinha poucos integrantes é possivel que muitos não tenha percebido a questão que considero muito interesante para debartemos.

Os tópicos levantados pelo Prof Silvan foram:

- a importância da disciplina

- a ementa

- Quem compete ministrá-la.

Acho esta questão importante principalmente pela extição da mesma nas matrizes curriculares de várias instituições.

abraços

Comentários

Por Flávio Venancio
em 4 de Maio de 2010 às 21:28.

É inadmissível que estão tirando das grades curriculares  uma disciplina tão importante para nós educadores físicos e profissionais da área da saúde, pelo menos aqui no Ceará, nas principais universidades ainda estão presentes nas matrizes curriculares na qual são ministradas no 1º ou no 2º semestres, por um corpo docente especialista no assunto.

Esta disciplina é de extrema importância principalmente por nós seres vivos que somos considerados "máquinas químicas", pois recebemos outras moléculas do ambiente e depois a despejamos no ambiente os resíduos, sendo esta atividade chamada de metabolismo. E como iremos entender como funciona esse tal de metabolismo?  Os maiores avanços da medicina nos últimos anos ocorreram exatamente no campo do conhecimento das moléculas dos seres vivos e como elas funcionam e nós estudantes do curso de Educação Física precisamos mais do que nunca Compreender os mecanismos de defesa do organismo e como funcionam o cérebro humano, entender como ocorrem certos tipos de doenças e o porquê das vitaminas serem fundamentais, saber como ocorrem a "superalimentação" a que alguns atletas se submetem antes da uma competição e saber a composição química do alimento substância por subs. Precisamos saber também como as vitaminas agem na cura de algumas doenças como raquitismo, anemia, escorbutoe etc. ou seja, temos que ter uma noção básica das moleculas que compõem o organismo e da função dessas substâncias no dia-dia das células.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.