Olas amigos do cev, encontrei este artigo nos anais do III CONCCEPAR 2009...

Muito interessante pois so vem a reforçar o quanto a capoeira é importante como ferramenta no desenvolvimento motor, não so motor mas cognitivo tambem... Por ser considerado um dos esportes mais completos é muito indicado para se trabalhar com crianças, pois a mesma estimula o dominio do corpo, acentuando o desenvolvimento motor dos pequeninos...

então la vai...

 

ANAIS DO III CONCCEPAR


 

A PRÁTICA DA CAPOEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR

 

INTRODUÇÃO

O presente estudo trás discussões acerca de crianças de três a seis anos, destacando as características motoras e sugerindo a prática da capoeira como uma atividade física completa, aborda o desenvolvimento motor da criança em fase pré-escolar, enfatizando as características físicas e motoras do seu desenvolvimento e crescimento. Na qual nos propomos neste momento contextualizar o desenvolvimento motor e as variáveis motoras que podem ser melhoradas em crianças que iniciam a prática da capoeira. Sabendo que para a prática desta modalidade se faz necessário desenvolver variáveis biomotoras como, agilidade, coordenação, flexibilidade, a força e a resistência, portanto, é fundamental a prática de atividades adequadas na formação dessas crianças, pois o desenvolvimento motor deve ser estimulado desde a infância para que este seja utilizado no decorrer da vida, seja para o esporte ou para outras finalidades. A prática da capoeira aliada a estimulação de habilidades, respeitando as fases sensíveis da formação, a individualidade de cada um e o ensino adequado e programado, proporciona o desenvolvimento multilateral da criança, contribuindo para sua formação geral, bem como o aprendizado de uma modalidade esportiva que ele poderá praticar até a terceira idade.

 

MATERIAL E METODOLOGIA

Nossa proposta será efetivada por meio de uma pesquisa bibliográfica, pautada na busca de informações necessárias, afim de desenvolver uma teoria através de fontes impressas e ou eletrônicas, para a construção de um novo estudo.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Por meio do estudo pode-se considerar a capoeira um elemento educacional de grande valia no desenvolvimento motor, pois a capoeira é considerado um esporte completo, única com ginga. Mendes (2006), elucida que aliar a capoeira à educação pode gerar uma melhora significativa na vida escolar de crianças e adolescentes, produzindo maior rendimento dos alunos e resgatando valores como amizade, companheirismo.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo demonstrou que a capoeira é um recurso a qual contribui gradativamente para o desenvolvimento motor das crianças em questão, contribuindo ainda na formação do caráter e sociabilizando as crianças de forma lúdica e prazerosa.

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

Ciências Humanas

 

PALAVRAS CHAVE

Capoeira, crianças, desenvolvimento motor.

 

 

SILVANA DOS SANTOS, GUTO MAICO TAKATUJI, VINICIUS FRANCISCO ROZADA, JOAQUIM MARTINS JUNIOR

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 14 de Junho de 2014 às 08:03.

Parabéns Gabriel,

Sua disponibilidade em favor das crianças é algo formidável e invejável. Enviei mensagem para você oferecendo o Procrie, especialmente a Categoria Metodologia e Pedagogia. Sou fã da capoeira, embora nunca a tenha praticado, mas reconheço seu valor. Tomara que minha neta volte a praticá-la.

Um detalhe que recomendo...

Associe outras atividades corporais de forma singela e lúdica, para manter as crianças interessadas. Fiz palestra para cadetes da Polícia Militar em Floripa há algum tempo a respeito do emprego do MIni Voleibol em comunidades de baixa renda. Aliás, aplica-se a qualquer sociedade. Inclusive, com a participação de TODOS, isto é, a família. (quando possível)

Parabéns pela Visão e Missão e seu desapego"

Roberto Pimentel

Niterói-RJ

 

   

 

Por Gabriel Grillo Brum
em 16 de Junho de 2014 às 18:52.

Ola Roberto,

Muito obrigado pelas palavras e pelo apoio, suas palavras me servem de incentivo, tenho muito a fazer ainda... Muitas pessoas como nos compartilham essa vontade e acreditam que o nosso futuro (crianças) esta em nossas maos... Temos muito a fazer, conte comigo para o que precisar e mais uma vez muito obrigado... grande abraço. 

Por Sueli de Fátima Lopes da Silva
em 3 de Julho de 2014 às 19:20.

Parabéns pelo seu trabalho.  Na escola que trabalho havia um grupo de capoeira que ensinava ás crianças, as aulas eram dadas em horário extra classe e havia um grupo grande. A capoeira é uma ótima ferramenta para a formação moral, física e cognitiva. A criança que  pratica não apenas aprende a jogar como também a cantar pois  recebe informação sobre a cultura popular,  um conhecimento transmitido através de cada roda de conversa, no início da aula, aumentando assim o repertório das crianças sobre a formação do povo brasileiro, a história do próprio País. Não se trata de um tipo de informação feito para decorar, mas sim atiçar o interesse da criança pela nossa identidade cultural.

A capoeira hoje é realizada não na escola mas no prédio da associação de bairros.

Por Gabriel Grillo Brum
em 4 de Julho de 2014 às 13:11.

Ola Sueli,

Primeiramente muito obrigado, é muito bom saber que existem pessoas como você que compartilham dos mesmos ideais que eu com relação a pratica da capoeira no ambiente escolar.    Seu comentário foi muito bom, pois expõem os fatores mais positivos que a capoeira consegue passar para a criança, e que são de grande importância no seu desenvolvimento tanto motor quanto cognitivo, e também de grande relevância na sua formação moral, pois como colocaste, eles aprendem respeito e também tem contato direto com a historia de nosso pais, pois a capoeira é historia viva...   É uma pena que não se tenha nenhum investimento por parte de nossos governantes com relação a capoeira no ambiente escolar...   Mais uma vez parabéns pelo seu excelente comentário, grande abraço...

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.