Olá pessoal

Meu nome é Sergio Vieira. Sou Professor de Educação Física, Especialista em Ginástica e em Educação Física Infantil, Mestre e Doutor em Antropologia (PUC/SP) e Pós-Doutor em Gestão Socioambiental (FEA/USP). Sou Mestre de Capoeira com 35 anos de prática. Fui discípulo de Mirão, de Silvestre, de Caiçara, de Aberrê, de Pastinha, de Benedito. Exerci as funções de Diretor do Departamento Nacional de Capoeira da Confederação Brasileira de Pugilismo (1992), Presidente da Confederação Brasileira de Capoeira (1992-2004) e de Presidente da Federação Internacional de Capoeira (1999-2009). Durante este período conheci a Capoeira em 54 países. 

Tive a honra de ver minha tese de Doutorado: Da Capoeira - Como Patrimônio Cultural (2004), ser requerida pelo IPHAN e pelo Ministério da Cultura para servir de base para a reabertura do processo de reconhecimento da Capoeira como patrimônio imaterial do povo brasileiro.

Escrevo para informar que aceitei previamente o convite do amigo Laercio para moderar este grupo. Entretanto, antes de iniciar os trabalhos, desejo submeter tal moderação à aprovação do próprio grupo. Entendo que a legitimidade é um ponto importante para a construção deste processos social.

Acredito que se faz necessário um outro tipo de abordagem sobre a Capoeira, na qual sejam contempladas temáticas de interesses acadêmicos em várias áreas do saber, afinal se trata de um tema complexo. Entendo que o CEV pode ser este espaço diferencial e assim, possibilitar discussões mais amplas e profundas, em temas de interesses comuns. Serão importantes os estímulos aos debates sobre Biomecânia, Fisiologia, Treinamento Desportivo, Antropologia, Sociologia, História, Gestão Desportiva, Nomenclatura de Movimentos e em especial sobre os aspectos pertinentes aos seu ensino e pesquisa.  

Deste modo, venho democraticamente me submeter à aceitação de todos os integrantes do grupo, tanto a minha pessoa quanto as minhas propostas.

Com meus respeitos,

Sergio Vieira 

Comentários

Por Sergio Luiz de Souza Vieira
em 7 de Janeiro de 2010 às 20:40.

Olá Leopoldo

Obrigado pelo acolhimento. Faço respeitosamente apenas uma observação: não estou livre da FICA, conforme afirmou. Continuo mais ativo do que nunca. Tenho uma ética para com a entidade, a continuidade de suas ações e para com o amigo e atual Presidente Javier. Deste modo, triplamente responsabilizado, continuo ativo na FICA e subsidiando suas ações sempre que consultado. Saliento também que a trasferência da sede principal para a Europa faz parte do planejamento estratégico da FICA, em função do atendimento às diretrizes do COI, para o qual foram encaminhados os documentos da entidade. Há muito o que se fazer... Há muito o que se construir... Em especial existe a necessidade de elevar os debates existentes na Capoeira. E é isto o que pretendo fazer.

Com meus respeitos,

Sergio Vieira

Com meus respeitos

Por Laercio Elias Pereira
em 6 de Janeiro de 2010 às 22:39.

Mestre Sergio, Pessoal,

É uma honra para o CEV ter o Prof Sergio Vieira tocando a Comunidade Capoeira. Creio que nos conhecemos há algumas décadas, e um dos primeiros pontos de afinidade foi termos sido batizados pelo Mestre Caiçara. Fiquei pouco além do batismo, e o Sérgio ganhou o mundo. Sou do tempo em que a referência acadêmica era a "Capoeira Angola, um estudo sócio-etnográfico", do Waldeloir Rego, que a Editora Itapuã lançou em 1968 e nunca mais reeditou, que eu saiba. Encontrei fragmentos . De qualquer jeito, preciso me atualizar 40 anos e sonho que seja com o rigor e profundidade do Prof Waldeloir e a proposta da nota do Tocador. Bem vindo, Mestre Sérgio! Laércio

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 7 de Janeiro de 2010 às 10:19.

Sérgio

Tem meu voto! Aprovado... vamos ao trabalho... agora que está ’livre’ da FICA;. vamos ver se o Javier consegue intergrar o pessoal em nossa Comunidade...

Bem-vindo! Bom trabalho!

Leopoldo

Por Sergio Luiz de Souza Vieira
em 7 de Janeiro de 2010 às 20:16.

Obrigado Laércio

Agradeço a confiança e o convite. Procurarei ser digno do CEV.

Sergio Vieira

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 8 de Janeiro de 2010 às 08:27.

Sérgio

O ’livre da FICA" refere-se à Presidencia... sei que está em boas mãos de seu vice, agora Presidente, Javier; e que voce ainda ocupa cargo - relevante - na Diretoria atual.

Compreendo que a transferencia da sede para a Europa será benéfica para o desenvolvimento da Capoeira e sua aceitação enquanto ’arte marcial’ - a capoeira esportiva - dado o desenvolvimento - e aceitação - que vem tendo especialmente em países mais desenvolvidos, do outro lado do Atlântico... ’importamos escravos’, exportamos cultura remanescente desses ex-escravos, em que se constituiu nossa herança cultural - não só de futebol vive o povo brasileiro... e nem só futebol, o carnaval e a mulata - e seu apelo para o tráfico sexual - representa a cultura brasileira... o que devemos resgatar, Sérgio, é a capacidade, a auto-estima, do brasileiro... dos pouco mais de 150 esportes existentes no mundo, mais de 10% foram criados no Brasil... a capoeira, enquanto luta, é um deles... mas o que deve começar a preocupar, é a qualificação de nossos Mestres Varig que estão, nessa nova diáspora, deixando o país para se fixarem na Europa, levando nossa cultura e, em sua maiora, sem ao menos conhecer nossa História e, o que é pior, deturpando-a... vejo as intrigas e baixo nível de algumas ’conversas’ que ocorrem entre vários grupos, dessas grifes exportadas, sobre a ética e o moral...

Que um Capoeira receba o título de doutor honoris-causa de uma Universidade americana, devria ser motivo de orgulho para todos nós, mas infelizmente, é a excessão que confirma a regra... sabemos que os educadores sociais, como se identificam alguns capoeiras, dee educadores só têm a intenção, sem a requerida formação, a maioria semi-analfabetos sob o ponto de vista formal... acompanho alguns, pelos interiores do Maranhão... fazem um trabalho que as autoridades constituidas deixam de reralizar? fazem... mas à que preço, para o futuro desses jovens? o de virem a ser instrutores de capoeira?  

O que se estápensando quanto à isso? e à regulamentação da profissão ’capoeira’, agora separa da profissão educação física? a não exigencia de uma educação formal, em nível universitário, para quem pretende seguir a profissão de professor?mesmo de uma arte marcial?  sei que não éexclusividade da capoeira, essa reivindicação... mas...

Podemos coeçar por aí...

Um grande abraço e, novamente, bem vindo...

Leopolodo

Por Jean Carlos de Andrade
em 9 de Dezembro de 2010 às 12:36.

Olá Mestre Sergio, Parabéns por tudo que o Senhor tem feito para o crescimento da capoeira no Brasil e por mais esta conquista,Sou Professor de capoeira em Estiva Sul De Minas Formado por Mestre Roque José dos Santos irmão de Mestre Gera de São Caetano do Sul.O Senhor não se lembra de mim pois ja faz alguns anos mas participei de um curso ministrado pelo senhor denominado Aspéctos Misticos Filosoficos e bionergeticos do jogo da capoeira, e muito do que aprendi com o Senhor coloco em prática com muito orgulho á meus alunos,sou autor de quatro livros e um deles é sobre a capoeira,chama-se "A MAGIA DA CAPOEIRA" onde conto um pouco da história da capoeira e de seus Mestres, também coloquei grande parte sobre o curso que fizemos em São Caetano do Sul explicando tudo que entendi e está sendo bém aceito,muitos estão gostando de como me expressei.O sucesso deste livro está relacionado ao aprendizado que tive com o Senhor Mestre Sergio,desde já um grande abraço e obrigado pelas benfeitorias na arte da capoeira. O link  para dar uma olhada em meu livro é este....  http://www.bookess.com/read/6171-a-magia-da-capoeira/ está no site Bookess uma das editoras sob demanda que publiquei.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.