Fatores motivacionais para a prática da capoeira Factores motivacionales para la práctica de la capoeira
|
|||
*Licenciado em Educação Física do Centro Universitário Metodista Bennett – RJ **Coordenador e docente do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Metodista Bennett – RJ (Brasil) |
Cesar Nacif* Josué Morisson de Moraes** |
|
|
Resumo Introdução: Unitermos : Capoeira. Fatores motivacionais. AdultosA capoeira simboliza um movimento de resistência dos negros, oriundo da época da escravidão. Sua trajetória é marcada pela repressão e discriminação. Na década de 30 ela foi legalizada, e hoje vem ganhando espaço em clubes, praças e academias em mais de 150 países. Objetivo: O objetivo do presente estudo é analisar os principais fatores motivacionais que estimulam a prática da capoeira em clubes, academias e em espaços culturais na cidade do Rio de Janeiro. Material e método: Constituíram a amostra 13 homens e 12 mulheres escolhidos aleatoriamente com idades entre 20 e 30 de ambos o sexo. O instrumento de avaliação utilizado foi o Escala sobre Motivos para Prática Esportiva (EMPE), versão traduzida e validada para o Brasil por Barroso (2007) do Participation Motivation Questionnaire (PMQ) de Gill, Gross e Huddleston (1983) que através de 33 perguntas classifica os fatores motivacionais em sete categorias: Status, Condicionamento Físico, Contexto, Energia, Saúde e Técnica. Resultados: Foi utilizado o teste Qui Quadrado devido a natureza categórica das variáveis. Foi Considerado significativa a categoria em que o p<0,05, isto é, 95 % de probabilidade para as afirmativas ou negativas. Conclusão: Foi encontrado a categoria saúde como a mais relevante, e, em seguida, a categoria condicionamento físico. |
|||
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 135 - Agosto de 2009 |
A capoeira nas aulas de Educação Física: vivências e discussões a partir da abordagem crítica emanicipatória La capoeira en las clases de Educación Física: vivencias y debates a partir del abordaje crítico emancipatorio
|
|||
Licenciado em Educação Física pela Universidade do Vale do Itajaí Professor da Escola Especial Vale da Esperança (Brasil) |
Eliton Clayton Rufino Seara |
|
|
Resumo O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa no qual busquei disponibilizar o conhecimento da capoeira em uma visão crítico-emancipatória no sentido de propor uma visão crítica dos alunos acerca do contexto atual em que vivem. Procurei trabalhar os elementos teóricos e práticos que compõem o universo desta manifestação cultural, com objetivo de instigar e aguçar o poder de criticidade dos educandos. O método utilizado visou-se em uma abordagem de ensino crítico-emancipatória, levando em consideração os componentes desta abordagem, as competências: objetiva, social e comunicativa. Esta pesquisa de campo foi realizada uma escola municipal de Balneário Camboriú com alunos do ensino fundamental. Ao iniciar meu trabalho com este estagio, pude observar que a cultura da escola com relação à Educação Física tem grande influência nas atitudes dos alunos com novas propostas de ensino e de movimento. O tema não teve a aceitação de todos os alunos no inicio, porem com o passar das aulas houve um interesse maior de muitos alunos, havia aqueles que já tinham realizado a prática, e se interessavam mais pelas aulas, mas mesmo assim não consegui atingir a todos os alunos, e fazer com que estes participassem. Com todas as dificuldades encontradas e que se analisa a importância do estágio, pois é neste processo que se constrói a docência. Unitermos: Capoeira. Educação Física Escolar. Abordagem crítico-emancipatória |
|||
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 135 - Agosto de 2009 |
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.