Fatores motivacionais para a prática da capoeira

Factores motivacionales para la práctica de la capoeira

 

 

*Licenciado em Educação Física do Centro Universitário Metodista Bennett – RJ

**Coordenador e docente do curso de Licenciatura em Educação Física do

Centro Universitário Metodista Bennett – RJ

(Brasil)

Cesar Nacif*

Josué Morisson de Moraes**

nacif.prof@gmail.com

 

 

 

Resumo

          Introdução:

          Unitermos

: Capoeira. Fatores motivacionais. Adultos
A capoeira simboliza um movimento de resistência dos negros, oriundo da época da escravidão. Sua trajetória é marcada pela repressão e discriminação. Na década de 30 ela foi legalizada, e hoje vem ganhando espaço em clubes, praças e academias em mais de 150 países. Objetivo: O objetivo do presente estudo é analisar os principais fatores motivacionais que estimulam a prática da capoeira em clubes, academias e em espaços culturais na cidade do Rio de Janeiro. Material e método: Constituíram a amostra 13 homens e 12 mulheres escolhidos aleatoriamente com idades entre 20 e 30 de ambos o sexo. O instrumento de avaliação utilizado foi o Escala sobre Motivos para Prática Esportiva (EMPE), versão traduzida e validada para o Brasil por Barroso (2007) do Participation Motivation Questionnaire (PMQ) de Gill, Gross e Huddleston (1983) que através de 33 perguntas classifica os fatores motivacionais em sete categorias: Status, Condicionamento Físico, Contexto, Energia, Saúde e Técnica. Resultados: Foi utilizado o teste Qui Quadrado devido a natureza categórica das variáveis. Foi Considerado significativa a categoria em que o p<0,05, isto é, 95 % de probabilidade para as afirmativas ou negativas. Conclusão: Foi encontrado a categoria saúde como a mais relevante, e, em seguida, a categoria condicionamento físico.
 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 135 - Agosto de 2009

A capoeira nas aulas de Educação Física: vivências e

discussões a partir da abordagem crítica emanicipatória

La capoeira en las clases de Educación Física: vivencias y debates a partir del abordaje crítico emancipatorio

 

 

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Vale do Itajaí

Professor da Escola Especial Vale da Esperança

(Brasil)

Eliton Clayton Rufino Seara

elitonseara@univali.br

 

 

 

Resumo

          O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa no qual busquei disponibilizar o conhecimento da capoeira em uma visão crítico-emancipatória no sentido de propor uma visão crítica dos alunos acerca do contexto atual em que vivem. Procurei trabalhar os elementos teóricos e práticos que compõem o universo desta manifestação cultural, com objetivo de instigar e aguçar o poder de criticidade dos educandos. O método utilizado visou-se em uma abordagem de ensino crítico-emancipatória, levando em consideração os componentes desta abordagem, as competências: objetiva, social e comunicativa. Esta pesquisa de campo foi realizada uma escola municipal de Balneário Camboriú com alunos do ensino fundamental. Ao iniciar meu trabalho com este estagio, pude observar que a cultura da escola com relação à Educação Física tem grande influência nas atitudes dos alunos com novas propostas de ensino e de movimento. O tema não teve a aceitação de todos os alunos no inicio, porem com o passar das aulas houve um interesse maior de muitos alunos, havia aqueles que já tinham realizado a prática, e se interessavam mais pelas aulas, mas mesmo assim não consegui atingir a todos os alunos, e fazer com que estes participassem. Com todas as dificuldades encontradas e que se analisa a importância do estágio, pois é neste processo que se constrói a docência.

          Unitermos:

Capoeira. Educação Física Escolar. Abordagem crítico-emancipatória
 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 135 - Agosto de 2009

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