Tenho recebido do Javier um material riquissimo sobre a Capoeira pelo mundo, documentada e que merece a atenção de todos, inclusive uma analise mais acurada.
Replico a voces - caso não estejam na lista do Javier - o material que acaba de chegar. Obrigado, Javier. Ao se inscrever, acredito que possa utilizafr mais esse canal para isso. Sugiro a criação de um novo tema, no caso FICA História...
Leopoldo
DR. JOSÉ "CISNANDO" LIMA, A PEDRA FUNDAMENTAL DA REGIONAL
05-Mar-2005
DR. JOSÉ "CISNANDO" LIMA
Tudo começou com ele!
Cisnando trazia no coração um sonho...aprender capoeira enquanto estudava medicina em Salvador...Cisnando trazia no bolso uma senha... o acesso ao Palácio e ao Interventor da Bahia, o Ten.Juracy Magalhães...Cisnando encontrou Bimba no Curuzú - bairro da Liberdade...Bimba ensinou o jogo de capoeira a Cisnando...Cisnando ensinou a Bimba a nomenclatura acadêmica e a pedagogia da capoeira...Bimba aprovou a sistematização do ensino da capoeira...Cisnando sugeriu a Bimba a criação da Luta Regional Baiana...um passo adiante do jogo da capoeira...no rumo da defesa pessoal...Cisnando levou Bimba ao Palácio...para mostrar a luta regional baiana ao Ten. Juracy Magalhães...Juracy facilitou o ensino da capoeira sob o rótulo de luta regional...autorizou o funcionamento do "Clube de União em Apuros"...na Roça do Lobo...a primeira academia de capoeira do mundo!Juracy conduziu Cisnando e Bimba ao Presidente Getúlio Vargas...Getúlio acreditou na Luta Regional Brasileira como esporte e cultura...Getúlio abriu as portas do mundo para Bimba...Bimba abriu os olhos do mundo...para as manifestações culturais áfrico-brasileiras!
DADOS BIOGRÁFICOS
gentileza de seu filho Hildebrando "Kimura"José Cisnando Lima nasceu em 9 de Outubro de 1914, no Sítio Santa Rosa, Crato/CE.Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1932 , formando-se em 1937.Iniciou suas atividades profissionais em Sta. Bárbara/Ba.Regressou à sua terra natal, em 1943, clinicando em varias cidades do sul do estado até 1950, quando retornou a Sta. Bárbara/BA.Sonhador, empreendedor, apaixonado pela agricultura, trouxe colonos japoneses para incrementar as técnicas agrícolas em sua propriedade e foi pioneiro na irrigação das suas culturas, o que o conduziu à presidência do Sindicato Rural de Feira de Santana/BA.Eleito vereador em Feira de Santana, foi líder do partido situacionista neste município.Nomeado médico da Secretaria de Agricultura, foi requisitado paras a função de legista da Secretaria de Segurança Pública.Exerceu os cargos de Supervisor Estadual da Merenda Escolar e representante federal da Campanha Nacional para a Merenda Escolar.Eleito Presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, assumiu a Prefeitura local durante 4 meses por motivo de saúde do prefeito em exercício. Dois anos depois dedicou-se inteiramente à psiquiatria, fundando duas clínicas particulares para doentes mentais.Ensinou biologia no Colégio Santanópolis, no Instituto Guimarães e no Educandário da Casa São José.Aprendeu Jiu-jitsu com Takeo Yano antes de chegar a Salvador.Com Takamatsu, 5o dan da Shotokan e 2o da Kodokan, praticou e estudou o karatê. Um dos seus colonos japoneses o iniciou em Kendô e Bojitsu.A sua equipe de japoneses, oriunda da TakuDai, incluía Saito Masahiro, 2o dan pela Kodokan e 1o dan pela Shotokan, que ensinou Judô e Karatê no Spartan Gym de Dr. Geraldo Blandy Motta e no Gremio da Escola de Politécnica, com o qual também pratiquei as duas artes marciais.
Actualizado em ( 05-Mar-2005 ) http://capoeiradabahia.portalcapoeira.com/content/view/234/195/
--
Publicado por Javier Rubiera para Sala de Pesquisa - Internacional FICA el 6/30/2009 07:16:00 AM
Comentários
Por
Caio Milagres Terra
em 14 de Julho de 2009 às 14:59.
assim como m bimba trouxe a seus alunos os objetivos deles, q era aprender a capoeira. estes alunos tb eram "cabeças pensantes" da época. estudantes de medicina, que atraves de cisnando, perceberam a jóia q tinham em mãos, uma luta, dança, arte nascida de acordo com as necessidades do povo brasileiro. portanto cisnando deve ter percebido o grande potencial esportivo e ducacional da capoeira e pôde retribuir o presente de mestre bimba da melhor maneira. contribuindo para q esse presente chamado capoeira regional, ou simplesmente capoeira, se organizasse de maneira pedagógica e chegasse como um maravilhoso instrumento de educação nas mãos do educadores de hoje.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.