Deu no Blog do Vidigal - http://www.edsonvidigal.com/ aqui no Maranhão - Jornal Pequeno Upa Neguinho!

A capoeira ficou mais conhecida como uma luta corporal dos escravos recém libertados, sempre na defensiva porque a liberdade em si não lhes garantia direitos como, por exemplo, o de não serem molestados fisicamente.

A Bahia, com mestre Pastinha, ficou famosa como um grande centro de estudos da capoeira. De luta corporal virou coreografia, atividade física, ginástica recomendável também para a mente.

Não se sabe ainda exatamente porque Cingapura, grande potencia econômica na Ásia e de costumes morais rígidos, se transformou num dos mais importantes centros do mundo em estudos de capoeira.

O que se sabe agora é que um servidor do Senado foi mandado para Cingapura para fazer um curso de capoeira.

Outro foi mandado para o Havaí. Estudar em inglês.

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 23 de Setembro de 2009 às 19:42.

Inverte-se, enfim, o ciclo de migração forçada. Javier Rubiera, vice-presidente da Federação internacional de Capoeira - FICA - tem levantado uma série de coumentos sobre o fluxo de escravos negros para o Brasil e para o Maranhão - lembrem-se, eram dois estadosw coloniais independentes, sendo que o Maranhão foi anexado ao Imperio brasileiro por força das armas, ’aderindo’ à Independencia somente em julho de 1823... -; pois bem, Javier tem provado com suas pesquisas que a ancestralidade de nossa capoeira sita-se na Ásia... considerando que a ringa malgache é provenuiente de Madagascar - São Lourenço -, e Isla Reunión, que tiveram suas ocupações através de migrações provenientes mais a oriente - Molucas, China, Malásia... trazidos pelos portugues, quando de seu Império mundial - onde o sol nunca se punha...

Pois bem, agora, depois de 500 anos, estamos fazendo o caminho inverso - mandando pessoas para o oujtrolado do mundo apredner a arte marcial... brasileira! será que é maranhense? será que é ca´poeira? será que esta a fazer pesquisas, buscando as raizes de nossa capoeira?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.