Chegou ao fim uma discussão que perdurava há tempos: capoeira é esporte. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE), órgão consultivo do Ministério do Esporte. Como havia o entendimento de que capoeira é uma dança, a modalidade não podia ser beneficiadas por programas do Ministério do Esporte, como o Bolsa Atleta.
“A capoeira é esporte, tem competições, são atividades importantes para o condicionamento físico. Crianças, adultos e idosos praticam a mesma para diminuir a obesidade e, principalmente, são atividades que têm federações e confederação. Já tinha aprovação do Conselho, mas ainda não havia a publicação do Ministério do Esporte de uma resolução a esse respeito”, comemorou Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física (CFEF).
A decisão que beneficia a capoeira também afeta outras artes marciais. A partir do momento que o Ministério do Esporte publicar resolução admitindo-as como modalidades esportivas, a pasta pode repassar recursos para confederações e atletas desses esportes. Atualmente, a capoeira não é incluída no Bolsa Atleta.
Matéria publicada no site R7
Comentários
Por
Thaís Estevão Bernardes
em 9 de Março de 2016 às 09:56.
A capoeira faz parte da cultura brasileira e é um misto de jogo, arte, luta, dança e folclore que vem se incorporando à lógica do esporte, tornando-se mais uma opção a ser experimentada no contexto escolar. A capoeira como conteúdo programático na educação física permite com que seu aprendiz desenvolva mais rapidamente a atenção e agilidade. O aluno desenvolve uma grande capacidade de envolvimento, onde o seu objetivo principal não é realizar corretamente um determinado movimento, utilizando-se do melhor desempenho técnico possível, mas ter a liberdade de se expressar e construir sua maneira de jogo como ele vier a compreender melhor.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.