A Capoeira vive momentos inéditos.

Para superar os efeitos da globalização e se fortalecer mundialmente, ocorreu na Cidade de Baku, Azerbaijão, entre os dias 4 e 12 de julho, o II Fórum Mundial de Capoeira, organizado conjuntamente pela Federação de Capoeira do Azerbaijão e pela Federação Internacional de Capoeira, apoiada institucionalmente pelo governo brasileiro e pelo Ministério do Esporte.

Esse encontro reuniu vinte e um países: Brasil, Argentina, Jamaica, EUA, Canadá, Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Suíça, Polônia, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, Geórgia, Ucrânia, Estônia, Coréia do Sul, Singapura e Irã.

Os representantes de tais nações assinaram convenção internacional pela qual unificaram os procedimentos técnicos e desportivos da modalidade, em especial seu regulamento de competições, uniformes e graduações.

Segundo o presidente da entidade, o professor de Educação Física Sérgio Luiz de Souza Vieira, que é ainda antropólogo e administrador, radicado em Atibaia desde 2000, o fórum também qualificou árbitros e técnicos desportivos na Ásia. "O evento se fez necessário para o atendimento dos requisitos do Comitê Olímpico Internacional, para o reconhecimento da capoeira".

Na ocasião, foi também instituída a vice-presidência regional da FICA na Eurásia, sendo ainda aprovada a data de 5 de julho como o Dia Mundial da Capoeira.

A equipe técnica da FICA foi integrada também pelo vice-presidente técnico, mestre Valentim Rodolfo Mussarelli e pelo monitor Cezar Alexandre Moscon, pentacampeão brasileiro e bicampeão mundial da modalidade. Eles foram recebidos por empresários do setor petrolífero daquele país, assim como por seu ministro do Esporte, Azad Rahimov, acompanhados pelo embaixador brasileiro Paulo Antonio Pereira Pinto.

Segundo o professor Sérgio Vieira, a capoeira encontra-se atualmente em 132 países e todo este esforço organizacional se dá em função da candidatura do Brasil aos Jogos Olímpicos de 2016. Representa uma oportunidade para a modalidade ser inserida na condição de apresentação.

Ele informou ainda que existem cerca de cinco milhões de praticantes em todo o Brasil e cerca de 3.500 academias no Estado de São Paulo.

O reconhecimento da capoeira pelo COI propiciará a massificação da modalidade desportiva, que foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do povo brasileiro, pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em função da tese de doutorado do prof. Sérgio Vieira.

A Federação Internacional de Capoeira pretende instalar um Centro de Treinamento Técnico Avançado em Atibaia, para dar suporte à qualificação de docentes, árbitros e técnicos desportivos de outros países, oferecendo estágios práticos aqui.

O projeto da entidade conta com o total apoio do empresário Rodrigo Parras e de outras personalidades da cidade.El link es este: http://www.oatibaiense.com.br/050809/pags/espt1.htm

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.