psi - Laercio

de    FICA - Prof. Sergio Vieira <capoeira.fica@gmail.com>
data    6 de dezembro de 2009 14:22
assunto    RESULTADOS - ASSEMBLÉIA GERAL DA FICA

Encaminhamos as principais deliberações da Assembléia Geral Ordinária da FICA.
Oviedo - Asturias - Espanha - 05 - dezembro - 2009.

1- Prestação de contas do período fevereiro de 2008 a dezembro de 2009. Analisados os balancetes e demonstrativos financeiros foram aprovadas por unanimidade as contas do período de 01 de fevereiro de 2008 até 05 de dezembro de 2009.

2- Apresentação do protocolo do pedido de vinculação da FICA ao Comitê Olímpico Internacional. Foi apresentado pelo Presidente Sergio Luiz de Souza Vieira o protocolo de encaminhamento dos documentos da Federação Internacional de Capoeira e das Federações Nacionais filiadas para fins de reconhecimento pelo Comitê Olímpico Internacional

3- Eleição de Gestores para o período 01/01/2010 até 31/12/2014. Após deliberação da assembléia foram eleitos por unanimidade os seguintes membros:
Presidente: Éfren Javier Rubiera Cuervo (Espanha)
Vice-Presidente Geral: Taleh Orucov (Azerbaijão)
Vice-Presidente Administrativo e Financeiro: Valdemir Goulart Souza (Espanha)
Vice-Presidente Técnico-Desportivo: Valentim Rodolfo Mussarelli (Brasil)
Vice-Presidente Cultural: Sergio Luiz de Souza Vieira (Brasil)
Presidente do Conselho Fiscal: Nelson de Andrade Barros (Portugal)
Segundo Conselheiro Fiscal: Simone Scardua (Suíça)
Terceiro Conselheiro Fiscal:  James Moreira (Brasil)
Suplente do Conselho Fiscal: Edison Nascimento (Brasil)
Aprovou-se a manutenção de todos os procedimentos administrativos, financeiros, técnicos, desportivos e educacionais adotados pela gestão anterior, dando-se continuidade à mesma.

4- Transferência da sede geral da FICA. Neste item foi confirmada a instalação da Sede Geral da FICA na Suiça, na Cidade de Giubiasco, em atendimento às diretrizes do Comitê Olímpico Internacional. A nova Sede Administrativa será instalada na Cidade de Oviedo, Espanha e a Sede Permanente da FICA no Brasil ficará na Cidade de Atibaia.

5- Universalização do Código Desportivo Internacional de Capoeira: abolição das graduações de alunos e de docentes (formados, instrutores, mestres, etc) e adoção somente dos graus de atletas, técnicos desportivos nacionais e de técnicos desportivos internacionais. Aprovou-se por unanimidade que o Sistema de Graduação constante no Código Desportivo Internacional de Capoeira será preservado como referencial para todas as entidades integrantes do Sistema Desportivo da Capoeira, sendo utilizado conforme as estratégias didáticas e pedagógicas para a promoção de praticantes da Capoeira em todo o mundo, conforme critérios de cada entidade ou grupo, admitindo-se também todos os sistemas alternativos conforme a tradição de segmentos ou grupos, como reconhecimento do processo histórico e cultural do Jogo da Capoeira, mantendo-se para fins de controle específico da Federação Internacional de Capoeira, somente os credenciamentos de: Árbitros Internacionais, Nacionais e Estaduais, Técnicos e Treinadores Desportivos Internacionais e Nacionais, e de Atletas, segundo os parâmetros definidos pelo Código Desportivo Internacional, a Convenção Internacional de Capoeira e Portarias Complementares.

6- Revisão dos critérios de formação de Técnicos, Treinadores e de Árbitros. Neste item aprovou-se que a formação dos recursos humanos do Sistema Desportivo Mundial de Capoeira, gerido pela Federação Internacional de Capoeira, se dará por meio de cursos presenciais e de educação a distância, com o uso de novas linguagens e tecnologias, por empresa contratada pela Presidência.

7- Adequações estatutárias para o atendimento de requisitos do Comitê Olímpico Internacional. Neste item aprovou-se por unanimidade que serão adotadas todas as medidas necessárias de ajustes estatutários ou regimentais para o reconhecimento da Federação Internacional de Capoeira pelo Comitê Olímpico Internacional e seus organismos integrantes.

8- Estabelecimento do calendário de atividades de 2010 a 2014. Neste item aprovou-se por unanimidade que cada Federação Nacional filiada deverá apresentar a sua proposta de sediar os eventos mundiais da Federação Internacional de Capoeira até o dia 31 de dezembro de 2009, no qual serão também encaminhadas as garantias de infra-estrutura local.

9- Estabelecimento de rotinas administrativas e financeiras. Neste item aprovou-se por unanimidade a adoção das mesmas rotinas de 2009 para o ano de 2010.

10- Estabelecimento de diretrizes estratégicas da nova gestão. Neste item tomou a palavra o presidente eleito, Javier, para esclarecer que fará um planejamento estratégico junto com as Federações Nacionais e Estaduais nos os próximos seis meses, de tal modo que a FICA possa atingir plenamente os seus objetivos mundiais.

11- Contratação de empresa internacional de marketing esportivo. Aprovou-se que será contratada uma empresa de marketing esportivo internacional para a gestão estratégica das ações da Federação Internacional de Capoeira.

12- Definição sobre a forma de implantação da Capoeira Contemporânea nas Competições Oficiais de Capoeira Angola e de Capoeira Regional. Neste item deliberou-se que a partir do dia 01 de janeiro de 2010 todas as entidades integrantes do Sistema Desportivo Mundial de Capoeira deverão realizar competições seriadas em situação de equivalência de pontuações, para as Competições de Capoeira Angola, Capoeira Regional e Capoeira Contemporânea, nas quais haverá premiações específicas para cada uma, na forma do Código Desportivo Internacional de Capoeira, estabelecendo-se uma pontuação geral para cada atleta, cujo ranking de melhores capoeiristas se dará pela somatória de pontos em cada uma das mesmas, em competições municipais, estaduais, regionais, nacionais e internacionais, cuja premiação se dará por ciclos ou anualmente.

Prof. Pós-Ph.D. Sergio Luiz de Souza Vieira
Vice-Presidente Cultural
Federação Internacional de Capoeira - FICA
www.capoeira-fica.org

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.