Boa tarde a todos, sendo a capoeira uma modalidade esportiva voltada para lutas e para dança, gostaria de saber qual a idade inicial para uma criança começar a praticar capoeira, levando em conta que essa modalidade trabalha muito bem as habilidades motoras básicas.Pois vejo crianças de até cinco anos iniciando essa pratica hoje em dia.

 

Comentários

Por Rodney Rodrigo de Souza
em 9 de Julho de 2014 às 20:28.

Deve-se pensar primeiramente no desenvolvimento integral dos alunos, em que os domínios motor, físico, afetivo, cognitivo e social sejam alcançados, proporcionando uma ampla base de experiências nos diversos conteúdos que integram a capoeira (movimentos, músicas, ritmos, tradições, entre outros) e lendo sobre o assunto alguma literatura falam sobre a iniciação se dá a partir dos 7 anos de idade, porém não falam ser errado começar antes, ai vai de como o mestre ira lidar com aquele aluno mais novo, sabendo reconhecer seu limites e sabendo trabalhar com ele não vejo porque não começar com 5 ou 6 anos.

Por Gabriel Grillo Brum
em 9 de Julho de 2014 às 20:42.

Ola Fernando, 

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar boas vindas a nossa comunidade, e respondendo sua pergunta. Eu acredito que com 3 anos já se pode trabalhar com a capoeira, de acordo com a teoria de desenvolvimento de Erik Erikson é nessa idade que a criança começa a desenvolver mais o seu lado motor em conjunto com o cognitivo. Mas o professor tem que trabalhar o lado mais lúdico da capoeira, tendo em vista que é nesta fase também que a criança vivencia o mudo do faz de conta, assim ele consegue ter a atenção da criança para a realização da atividade proposta. A capoeira é uma das melhores ferramentas para se trabalhar com crianças, pois ela é muito versátil, tendo um lado lúdico muito fácil de trabalhar, e desenvolve muito a parte motora da criança e em consequência desenvolve o cognitivo também, ela é muito completa mesmo, sendo altamente indicada sua pratica. Espero ter ajudado... Abraço.

Por Gabriel Grillo Brum
em 9 de Julho de 2014 às 20:53.

Só pra complementar, eu tinha uma turma de crianças de 3 a 5 anos, e na prática é muito legal, elas se envolvem muito com a atividade, é claro que se trata de uma iniciação a capoeira onde não se deve trabalhar aspectos tecnicos e nem cobrar o mesmo, se trata de uma preparação respeitando e auxiliando o seu desenvolvimento como um todo.  E a turma deve ser só de crianças com a mesma faixa etária.

Por Thaiany Luna Pires Pereira
em 10 de Julho de 2014 às 06:43.

Com experiência na área da capoeira, crio que a partir dos 3 anos. Lembrando que os fatores genético, social e psicológico da criança são fundamentais para desenvolvimento desta prática, crianças com pouco mais de dois anos já fazem parada de mãos. O lado bom da capoeira, além dos já citados acima, é que ela faz parte da nossa história, é dança, é luta, é cultura, é música, é arte.

Posso dizer que como luta, é uma simulação, o que não incentiva a prática violenta, mas uma prática onde podemos brincar com nosso corpo. Precisamos respeita nossos "adversários" dentro da roda, além de trabalhar em equipe, cantando, tocando e batendo palmas para mandar uma energia positiva principalmente pra quem está jogando.

A capoeira é completa, pois desenvolve as habilidades motoras, cognitivas, rítmicas das crianças dentro de uma só prática.

Por Wagner Pimenta da Rocha
em 15 de Julho de 2014 às 20:39.

a atividade pode sim começar a ser praticada na infância. Mesmo os menorzinhos conseguem iniciar os exercícios, desde que adaptados, fazendo uma imitação dos movimentos originais gerenciada pelo professor.Cabe a cada profissional estabelecer os limites para as crianças. "O trabalho é adequado se começar como uma brincadeira. À medida que a criança cresce, os movimentos saem do simples e aumentam o nível de complexidade


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.