Sete anos se passaram após o registro da Capoeira como patrimônio cultural imaterial do povo brasileiro pelo IPHAN. Dois foram os registros: 1- A Roda de Capoeira e 2- O Ofício dos Mestres de Capoeira. Entretanto até agora muito pouco (ou quase nada) fez o IPHAN no sentido de saber o que ocorre na Roda de Capoeira e quais são os saberes necessários para a formação Ofício de Mestre de Capoeira.

Algumas homenagens foram feitas em alguns locais, mas homenagens se diferenciam muito de salvaguarda.

Parece-nos que nem a Fundação Palmares e nem o IPHAN conseguem avançar a preservação e difusão deste patrimônio cultural brasileiro, que agora também foi considerado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO. 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 7 de Setembro de 2015 às 17:31.

Prof. Sergio,

O que devemos fazer para acordar o IPHAN? (por que a turma da cultura pronuncia IFAN e não IPAN? Afinal, é uma sigla, não um substantivo, como pharmácia)

   Laércio

Por Sergio Luiz de Souza Vieira
em 12 de Setembro de 2015 às 18:59.

Oi Laércio e companheiros.

Salve!

Temos realmente um problema junto ao IPHAN (e também na Fundação Palmares).

Fazem onze anos que o IPHAN recebeu o ponto de partida para o início do registro da Capoeira como patrimônio cultural imaterial e fazem sete anos que o processo foi concluído. Registraram a "RODA DE CAPOEIRA"  e o "OFÍCIO DOS MESTRES" (SABERES DOS MESTRES), no entanto o processo de salvaguarda dos bens que constituem este patrimônio, aqui entendido como a herança ancestral se encontra estacionário na maioria dos estados brasileiros. Tímidas ações foram feitas para identificar alguns nestres que foram homenageados, mas HOMENAGEM NÃO É SALVAGUARDA.

Fazem-se necessárias ações que consigam identificar qual é exatamente o acervo cultural da Capoeira e como o mesmo é repassado para a formação dos mestres desta manifestação cultural, em especial agora, que se tornou PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, o que aumenta exponecialmente a responsabilidade de nossos governantes, mas não suas vontades políticas para realmente agirem na identificação e difusão deste acervo.

Creio que gestões dos órgãos representativos não só da Capoeira, mas dos esportes e da Educação Física tanto em ambito nacional quanto internacional se fazem necessárias, afinal, no Brasil o goveno só age quando é provocado... Lamentavelmente...  

 

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.